Topo
pesquisar

Leitura: experiência, conhecimento e qualidade de vida

Atualidades

A leitura é importante para se manter informado das atualidades e representa uma fonte inesgotável de prazer, entretenimento e de estudo e aprendizado que pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida e para se adquirir conhecimento.

Muitos dos grandes pensadores se manifestaram valorizando e exaltando a leitura como um importante instrumento para o progresso e a formação do homem como podemos ver, por exemplo, nas frases marcantes e respectivos autores seguintes:

“A leitura engrandece a alma” - Voltaire;   

“A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo” – Joseph Addison;

“Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro” – Henry David Thoreau;   

“Um país se faz com homens e livros” – Monteiro Lobato;   

“É claro que meus filhos terão computadores, mas antes terão livros” – Bill Gates.

A leitura é importante para se manter informado das atualidades e representa uma fonte inesgotável de prazer, entretenimento e de estudo e aprendizado que pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida e para se adquirir conhecimento. Os jovens na fase do ensino médio e que vão precisar passar por um vestibular ou por um concurso público precisam ter o hábito da leitura para conhecer os fatos do cotidiano, os principais acontecimentos do mundo, os quais são abordados nas redações que requerem uma visão mais ampla e mais crítica dos mais variados assuntos como: o meio ambiente, a ecologia, as guerras e conflitos da atualidade, crise econômica, diversidade cultural, globalização, dentre vários outros de igual relevância.

A leitura de conteúdos de boa qualidade alarga os horizontes da pessoa e amplia as suas possibilidades pela expansão de seu desenvolvimento intelectual e de sua visão de mundo. Uma pessoa que tem o hábito da leitura se torna uma pessoa mais interessante e que consegue conversar sobre muitos assuntos diferentes, além de desenvolver uma capacidade maior de escrita, de argumentação, com um vocabulário mais rico na forma de se expressar.

Ressaltamos a relação do desenvolvimento de convicções pessoais e da capacidade de manifestar opiniões com a leitura muito bem retratada na frase seguinte vista no artigo “A importância da Leitura para escrever bem” de Roberta Rinaldi (https://www.imaginie.com.br/), “A capacidade de ser crítico e reflexivo ao expor opiniões é construída a partir da leitura. Ao analisar o pensamento do outro sobre um assunto, julgamos, absorvemos e construímos nossas convicções pessoais”.

“Quem não lê foge do próprio conhecimento e se torna escravo de suas próprias limitações e se torna refém das opiniões alheias” e “O prazer da leitura é a melhor herança que podemos oferecer aos nossos filhos” são ensinamentos preciosos contidos no artigo: “A leitura é uma forma de felicidade que só está ao alcance das mentes mais livres” (https://www.portalraizes.com/).  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Citando frases de Jorge Larrosa, Paulo Freire e Marcel Proust sobre a leitura as autoras do texto: “Da experiência de vida à experiência de Leitura” sintetizam o entendimento destes autores sobre o assunto da seguinte forma: “Para esses autores, a leitura não é só prazer. Para eles, o momento da leitura é intenso e, quando vivido em plenitude, propicia, ao leitor, uma experiência enriquecedora do entrelaçamento entre leitura e vida, da qual não há como não sair modificado. Essa modificação resulta na formação. A leitura extrapola, então, a simples decodificação de sinais, amplia-se no entrelaçamento dos significados, na construção de novos sentidos, na compreensão maior do homem, da vida, do mundo”.

Dentre as várias espécies literárias cada pessoa pode encontrar aquilo que mais lhe agrada e que lhe traga mais benefícios, como romances, textos históricos, científicos, biografias, atualidades, ficção, suspense, dentre vários outros, observando-se que jornais e revistas de circulação nacional também são importantes para propiciar o conhecimento dos fatos da atualidade no âmbito nacional e internacional.

Não deve ser desprezada a leitura do livro mais lido em toda a história da humanidade, a Bíblia, e muitos intelectuais em evidência na atualidade, mesmo os que se dizem ateus, declaram que são seus assíduos leitores ou mostram conhecimento decorrente de sua leitura, por exemplo: o historiador e professor Leandro Karnal, para quem “a Bíblia é fascinante”, como pode ser visto em uma de suas palestras no YouTube, na qual demonstra um grande conhecimento da Bíblia.  Levando em conta o lado religioso podemos citar a frase do famoso pregador evangélico norte-americano Billy Grahan: “A leitura da Bíblia será capaz de transformar sua vida como já transformou a de tantos outros” (endereço: https://www.tinguiteen.com/porque-ler-biblia/).

REFERÊNCIAS

10 citações de grandes autores sobre a leitura (https://blog.estantevirtual.com.br/ 2017/11/24/10-citacoes-de-grandes-autores-sobre-a-leitura/);

Frases de Leitura - https://www.pensador.com/frases_de_leitura/

Hábito de Leitura – Jussara de Barros - https://brasilescola.uol.com.br/

“A importância da Leitura para escrever bem” de Roberta Rinaldi (https://www.imaginie.com.br/importancia-da-leitura/)

https://www.portalraizes.com/leitura-tambem-da-sentido-minha-existencia/

DA EXPERIÊNCIA DE VIDA À EXPERIÊNCIA DE LEITURA - Maria Augusta Hermengarda Wurthmann RIBEIRO e Carolina GONÇALVES (www.unesp.br/ prograd/PDFNE2003/Da%20experiencia%20de%20vida.pdf)

13 Motivos de Porque Devemos Ler a Bíblia (https://www.tinguiteen.com/porque-ler-biblia/)


Publicado por: Claudinei Vallini

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola