Táticas poderosas de vendas na era da mídia social
Como vender bem na era da mídia social.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Com a evolução da indústria, da prestação de serviços e dos meios de comunicação, vender tem sido desafiador para qualquer organização. A globalização acirra, cada dia mais, a competição em quase todos os setores da economia. Independentemente do campo de atuação, não há empresa comercial que não tenha, pelo menos, meia dúzia de competidores tentando tomar-lhe o mercado.
Também, não adianta pensar que a solução é ter sempre novidades e preços competitivos. O consumidor gosta delas sim, mas quer também qualidade, prazo de pagamento, garantias, disponibilidade de produto, pósvenda, atendimento de primeira etc. E é, justamente, diante deste cenário que surgem o grande desafio para as organizações que desejam triunfar: vender, os seus produtos e serviços, com lucro satisfatório.
Alguém se lembra como eram os primeiros computadores que chegaram às lojas? E a capacidade de memória deles? Insignificantes, 64mb. O que dizer dos primeiros aparelhos de celulares? Lembra-se de quanto eles custavam? Para quem não se recorda, em torno de U$4 mil. Recorda-se dos primeiros acessos discados da internet? Uma lentidão inimaginável nos dias atuais, não é mesmo?
Mas, engana-se quem pensa que foram somente os equipamentos e serviços que evoluiram enormemente. As técnicas de vendas e marketing tiveram que acompanhar toda essa evolução. As empresas que não se deram conta disso, ficaram ou ficarão pelo meio do caminho. A verdade é que as antígas técnicas de vendas pouco podem servir para vender nos dias atuais.
Nesta era digital em que vivemos, a mídia social e demais ferramentas de marketing são baseados na web. Daí, a primeira mudança na vida dos profissionais de vendas: dominar os recursos tecnológicos disponíveis e conceitos modernos de fazer negócio, a exemplo do B2B.
Mas, não dá para dizer que os conceitos antigos foram eliminados. Eles continuam existindo, porém, com novas abordagens. O consultor de vendas atualizado e conectato com as necessidades do consumidor destes novos tempos, pode conseguir muito sucesso se for capaz de atuar, com maestria, em pelo menos quatro frentes:
1 – Aprimore-se na abordagem por telefone. É necessário se preparar para atender e encantar o cliente em dois minutos. Vivemos uma era em que as pessoas são impacientes com relação ao tempo. Parece que, para satisfazer, quase tudo tem de ser rápido. Ao atender o cliente ao telefone, se você pedir a ele para aguardar enquanto consulta o preço no computador e, em seguida, solicita mais tempo para checar a disponibilidade de estoque, ele provavelmente vai achar o atendimento lento, mesmo que as duas consultas não tenham ultrapassado 30 segundos;
2. Encontre um canal direto com o cliente. Elimine intermediários. Falando direto com o cliente as suas chances de sucesso aumentarão muito. Desde, é claro, que você esteja bem preparado para abordá-lo;
3. Recorra aos recursos online. Saber usar com maestria o email, torpedo e sites como o LinkedIn, Orkut, Twitter entre outros poderá dar-lhe importante vantagem competitiva e garantir muitas vendas adicionais;
4. Cuidado para não confundir persistência com chatisse. É preciso saber que o seu papel é de facilitador do processo de compra e não um vendedor inconveniente. Daí, a importância de personalizar cada abordagem, alternando entre voicemail, e-mail, torpedo e telefonema. Agindo desta forma, suas possibilidades de agregar valor com informações úteis serão, cada vez, maiores e suas chances de vender e conquistar o também.
Finalmente, não devemos esquecer do conhecido dito popular: “Somos o que fazemos. Mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar quem somos”.
Pense nisso e ótima semana,
Evaldo Costa
Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
Escritor, consultor, conferencista e professor.
Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”
Site: www.evaldocosta.com
Blog: http://evaldocosta.blogspot.com
E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com
Publicado por: evaldocosta
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