Sustentabilidade empresarial: como as grandes organizações estão se moldando a este conceito
Confira um estudo sobre as práticas sustentáveis que as grandes organizações estão aderindo.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
RESUMO
O tema sustentabilidade vem se tornando comum a cada dia e saber aplicar este conceito será muito importante. Este estudo visa mostrar algumas práticas sustentáveis que o mercado está aderindo. Para isso, mostraremos algumas medidas adotadas e seus respectivos resultados, podendo assim, melhor analisar como algumas grandes organizações estão se moldando a este contexto. Identificar as práticas acolhidas e mostrar o benefício que tais decisões trouxeram, será o principal objetivo desse estudo.
Palavras-chaves: Sustentabilidade; Grandes Organizações; Conceito.
ABSTRACT
The theme of sustainability is becoming common every day and know how to apply this concept will be very important. This study aims to show some sustainable practices that the market is adhering . For this , we will show some measures taken and their results , and can thus better analyze how some large organizations are shaping this context. Identify the accepted practices and show the benefit that such decisions have brought , will be the main objective of this study .
Key-words: Sustainability; Large Organizations; Concept.
1. Introdução
Empresas são como células vivas, necessitam crescer, evoluir e explorar seu potencial ao máximo para que se possa atingir com êxito a sua missão. Para que esta seja concluída com sucesso, as empresas enfrentam grandes desafios e dificuldades para se firmarem no mercado, entre elas, as documentações e as licenças cabíveis que são necessárias para a mesma operar, além de, ser capaz de entender o seu público e se moldar de acordo com suas necessidades. Para isso é essencial que se tenha muita criatividade, inovação, capacidade além de uma equipe bastante motivada.
Em 1986 a Organizações das Nações Unidas (ONU) encomendou uma pesquisa a um grupo de cientistas e especialistas, a sua frente, a médica Gro Brundtland. O objetivo da pesquisa era entender como as atividades humanas estavam impactando a vida na terra. Esta foi a primeira vez que um estudo patrocinado pela ONU concluiu que os recursos naturais do nosso planeta são limitados e que é necessário criar uma forma de explorar tais recursos sem que o planeta nem nossas gerações futuras sofram com tudo isso. Eis que surgiu pela primeira vez a palavra sustentabilidade.
No século 21 a palavra sustentabilidade trouxe uma nova vantagem competitiva para as empresas. O quebra-cabeça para essas organizações é saber como incorporar esse contexto a suas necessidades. A muito tempo foi dito que “sustentabilidade custa caro e que é apenas para grandes empresas” mas quando essa ideia desmoronou e viu-se que isso não passara de uma teoria arcaica, as micro e pequenas empresas que estavam perdendo espeço no mercado logo deram a volta por cima e daí pra frente começaram a aparecer e a espalhar-se novos projetos empresariais.
Segundo a ONU, apesar das inúmeras publicações e ações realizadas, a maior parte das organizações não tem conseguido se enquadrar a este contexto e ainda agem de maneira desastrosa quando se trata de sustentabilidade. Delci Fatima publicou em seu artigo elementos que podem ser substituídos por algumas matérias primas na hora da fabricação de certos produtos. Entretanto, esses reservas também tem um fim próximo e quando este chegar teoricamente tudo vai voltar ao que era antes.
Neste estudo as decisões que estão revolucionando este quesito e que podem ser adotadas por grandes e pequenas empresas irão ser mostradas além dos resultados que essas mesmas estão trazendo para estas organizações, podendo-se ser reutilizadas para grandes, pequenas e micro empresas que desde já querem ser referencias quando o assunto é sustentabilidade.
2. Metodologia de pesquisa
O método de estudo utilizado é a pesquisa bibliográfica, elaborada a partir de material já publicado, constituído de livros, artigos e outros.
O Campo de estudo são algumas organizações que antes, poluíam ou degradavam o meio ambiente sem quais quer forma de preservação e que agora, passaram a adotar uma política sustentável visando proteger o meio ambiente e se relacionar melhor com o seu público alvo.
Levantamento de organizações que não adotavam uma política sustentável – Este que será o primeiro passo, será mostrado as empresas que não adotavam nenhuma política se tratando de sustentabilidade e que imagem estas passavam para o seu respectivo público.
Medidas adotadas e seus resultados – Aqui, será apresentado as medidas que cada empresa adotou, e os benefícios que esta a trouxe. Claro que, como se trata de organizações de diferentes mercados, cada empresa irá acolher as medidas que melhor lhe cabe.
Impacto estas medidas tiveram internamente – Como os colaboradores se sentem ao saber que a organização a qual fazem parte está desempenhando um papel importante para ajudar a preservar o meio em que trabalham e vivem.
Impacto que estas medidas tiveram externamente – O que mudou externamente, como o público passou a ver a marca depois destas mudanças, será abordado neste que último passo.
3. Organizações Estudadas
Será mostrado aqui, algumas grandes organizações que de alguma forma, seja ela direta ou indiretamente estão ligadas a poluição do meio ambiente.
Coca-Cola – Bem, como já se sabe, desde a sua fundação até os dias atuais esta organização já esteve no centro de inúmeros casos quando se tratava de impactos ambientais. O mais recente foi o fechamento de sua fábrica devido a uma série de protestos realizados por agricultores, esta localizada na província de Uttar Pradesh, teve de ser interditada pois além de, uma alta taxa gases poluentes emitidos na atmosfera, também era acusada de promover uma grande extração de águas subterrâneas, muito acima dos limites legais, esta que era usada para o engarrafamento de seus produtos. Além disso, as pets utilizadas em seus produtos são as mais encontradas espalhadas em rios e mares.
Apple – O apetite pela tecnologia que os seres humanos adquiriram parece até não ter fim. Para a fabricação de eletrônicos é preciso 30 diferentes tipos de metais, entre os mais importantes estão o ouro, cobre e cobalto. Além de a extração muitas vezes acontecer de forma desordenada a fabricação não fica por menos e a Apple, que hoje é referência em tecnologia também já foi referência em poluição.
4. Medidas Adotadas Pelas Organizações
Coca-Cola – Além de um declínio de suas vendas em toda Índia, coisa até então inédita naquele país, a Coca-Cola mais uma vez saiu como vilã no mundo todo depois de receber acusações de várias organizações que se dedicam a defender o meio ambiente. Para mudar esta imagem a mesma já a algum tempo vem tomando uma série de ações sustentáveis no mundo todo.
Na Índia foi reformulado todo o projeto de sua fábrica, em suas chaminés que antes emitiam uma grande quantidade de gases poluentes responsáveis por inúmeras doenças, hoje, foram reduzidos consideravelmente graças aos filtros instalados.
A água que era extraída de forma desordenada dos lençóis freáticos, causando grande prejuízo aos agricultores hoje é filtrada e reutilizada várias vezes antes de seu descarte.
Com relação aos pets, a Coca-Cola encabeça a lista de organizações que tomam alguma atitude quando o assunto é reciclar. Ações são adotadas em todo mundo e mutirões são organizados para que de tempos em tempos esses pets sejam recolhidos das ruas, rios e oceanos, voltando a fazer parte do processo de produção.
Apple – A não muito tempo atrás a organização focou muito na sua produção sem voltar os olhos para essa política sustentável. As principais matérias primas utilizadas na fabricação de seus produtos derivam de garimpos espalhados pela África.
A iniciativa de gerar cooperativas nas comunidades onde estes garimpos ficavam próximos não demorou muito para ser acolhidas. Materiais apropriados começaram a ser utilizados nos garimpos, as crianças que antes trabalhavam junto com seus pais na extração de metais, hoje frequentam as escolas que as cooperativas ajudaram a criar, as áreas não mais utilizadas pelos garimpeiros entram em um processo reflorestamento e não mais são esquecidas.
Na linha de produção, 100% de suas fabricas e centros de pesquisas localizados nos Estados Unidos usam energias renováveis.
A água utilizada na fabricação de alguns componentes passou a ser reutilizada, materiais nocivos a saúde e ao meio ambiente foram substituídos resultando em produtos mais limpos.
Na fase de uso é medida a energia consumida pelos seus produtos afim de simular a realidade para que possa a vir criar um produto que dure mais e que consuma menos energia.
5. No Ambiente Interno das Empresas
Coca-Cola – Para seus colaboradores, ver que a empresa a qual fazem parte se preocupa e além disso, age para que o meio ambiente se torne cada vez melhor é algo extraordinário. Em entrevistas e pesquisas realizadas pela Coca-Cola, os colaboradores que fazem parte das ações e mutirões realizados pela empresa se sentem extremamente bem e feliz ao saber que, estão colaborando para um mundo melhor.
Apple – Os colaboradores da Apple não se sentem menos realizados, ver que a empresa a qual fazem parte não é só mais uma no mundo porém mais uma que ajuda a preservar o mundo é algo bastante satisfatório para eles. “Ver que em cada processo de fabricação se nota uma tamanha preocupação com o meio ambiente é algo que dar muito prazer em fazer e mesmo com tudo isso sempre fica a sensação de que se pode fazer mais, ajudar mais...” – Kelly Albert (téc. Meio ambiente).
6. Visto de Fora
Nos dias atuais expor para o seu público as medidas adotadas para ajudar a preservar o meio ambiente não é só a coisa certa a se fazer mas sim mais uma forma de gerar renda para a organização. Não é apenas modismo as pessoas realmente estão interessadas em saber as empresas que contribuem ou não para a preservação do meio em que vivem.
Passando uma imagem de quem visa crescer e que para isso, também deve-se buscar maneiras de ajudar a melhorar a sociedade. A Coca-Cola busca fazer a diferença nas vidas das pessoas, formando comunidades fortes por meio de parcerias e cuidando da natureza, gerando assim, valores para os consumidores quanto para o seu negócio.
Mostrando que sempre teve como objetivo desenvolver equipamentos intuitivos, que buscam cada vez mais preservar o meio ambiente, de alta qualidade, com design moderno e que, além de atender as necessidades das pessoas, despertasse uma nova filosofia de vida em seus usuários, a Apple é referência pois revolucionou o mercado dos smartphones, e o reflexo disso é que a mesma no fim de 2013, encabeçou a lista das 10 marcas mais valiosas do mundo.
7. Conclusões
Muitas empresas têm alterado suas rotinas devido as responsabilidades ambientais. As atitudes que cooperam para um equilíbrio no meio ambiente devem estar de acordo com os princípios da empresa. Para ser uma organização sustentável, não deve-se apenas apoiar as iniciativas mas além disso, ela deve ter acima de tudo, um compromisso verdadeiro com as ações socioambientais.
Os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre como deve funcionar uma organização sustentável. Portanto a empresa deve prezar pelo seu posicionamento. Estes consumidores se sentem orgulhosos e são fieis a organização sustentável.
As organizações sustentáveis são desenvolvidas para perdurar no mercado perante décadas. Ter compromisso real com o consumidor irá ajudar a empresa a manter seu posicionamento satisfatório no mercado.
Quer ficar ainda mais antenado sobre sustentabilidade? Acesse “ rumosustentavel.com.br ”
8. Referências
DIAS F. C. Pegada Ecológica e Sustentabilidade Humana, Guaia Editora, 2002
PEREIRA C; CARBONARI E. A; ELIZA M; DA SILVA Z; GIBSON. Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Meio Ambiente, Editora Saraiva, vol 1, 2011
http://www.libertar.in/2014/
http://inst.sitesustentavel.com.br/projetos-de-sustentabilidade-da-coca-cola/
https://www.apple.com/br/environment/answers/
http://www.reporterbrasil.org.br/pacto/noticias/view/138
https://www.cocacolabrasil.com.br/
Publicado por: Jonathas Tavares Melo
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.