Se Sócrates fosse vendedor
Apresentação do método socrático de vendas.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Você já perdeu algum negócio por não ter feito a pergunta certa no momento propício? Já deixou de fazer uma venda por ter feito uma abordagem inadequada? Não conquistou algo importante por falta ou falha de argumentação? Saiba que a incapacidade de ouvir e de formular perguntas poderosas na dose e no momento certo é o “calcanhar de Aquiles” de muita gente do mundo dos negócios.
Alguns vendedores inexperientes não sabem ou não conseguem ouvir o cliente com atenção, pois estão desde o início da conversa concentrados no que vão dizer. Já outros, tentam provar que são inteligentes e, ao invés de ouvir com sabedoria, falam um monte de baboseiras que só aborrecem o cliente. Há ainda os inconvenientes que interrompem inadequadamente o fluxo do diálogo, dizendo algo do tipo: “sei bem disso, li na revista Veja desta semana”. Há, porém os que não conseguem encontrar argumentos adequados e tentam diminuir a importância de algumas especificações desejadas pelo cliente.
O profissional de vendas inteligente sabe ouvir, formular perguntas e acima de tudo interagir com os ouvidos, mãos, face e olhos, pois reconhecem que a linguagem corporal tem valiosa importância para a otimização da comunicação. Eles também recorrem ao chamado “processo Socrático da venda”, o qual busca incentivar o cliente a falar 80% do tempo. Naturalmente, essa é uma meta desafiadora para muitos vendedores que lutaram para conseguir agendar um encontro com o cliente, sabem que o tempo de contato pode ser curto e acham que falando muito terá mais chances de “vender o seu peixe”.
O “processo Socrático da venda” visa também explorar o que o cliente tem em mente. Funciona mais ou menos assim: suponhamos que você tenha conseguido agendar um contato face a face com o cliente depois de um bem sucedido telefonema. Daí, no encontro, após cumprir o ritual de “quebra-gelo” você diz algo do tipo: “o que o Sr. pensa sobre xxxx que falamos por telefone?” Assim podemos centrar nosso encontro no que mais interessa. Note que essa abordagem motiva o cliente a expor seus pensamentos, dando-lhe poderosas informações que servirão de combustível para as etapas seguintes da venda.
Você precisa conseguir que o cliente defina o ponto de partida para que o contato seja produtivo. Para conseguir isso o vendedor deve lançar mão de mais “questões Socráticas” do tipo: “diga-me mais sobre o que o Sr. pensa de xxx”; “conte-me mais sobre...”; “pode me dar alguns exemplos?”; “o que mais eu devo saber sobre...”. Cada informação será fundamental para você fazer a venda.
No fechamento experimental o vendedor experiente deve recorrer a questões que sejam confortáveis para o cliente responder. Daí, recorrer à palavra como “suponhamos” pode deixar o cliente mais confortável para responder, pois não revela compromisso. Além disso, o vendedor deve usar “você” ao invés de “nós”. Agindo assim ele mantém o foco da negociação no cliente e não em si próprio.
Muitos vendedores encaram a venda como um jogo em que eles tentam fazer prevalecer as suas vontades e não no que os clientes desejam. Daí, a razão de muitos verem o processo da venda como um esforço constante para superar objeções. Vale enfatizar que o “método Socrático da venda” busca o total envolvimento do cliente, sendo o consultor de vendas um facilitador do processo e o cliente um agente disposto a contribuir com a construção da proposta, eliminando desta feita as indesejáveis objeções à medida que pavimenta o caminho da venda.
Você tem uma lista de “perguntas Socráticas”? Se não, ainda há tempo para preparar a sua.
Pense nisso e ótima semana,
Evaldo Costa
Escritor, consultor, conferencista e professor.
Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”
Site: www.evaldocosta.com.br / Blog: http://evaldocosta.blog.terra.com.br
E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com.br
Publicado por: evaldocosta
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.