Qualidade e controle na elaboração e revisão de documentos
Uma análise dos problemas encontrados nos processos de documentação técnica das empresas.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Resumo
O foco deste artigo é analisar os problemas encontrados nos processos relativos à documentação técnica das empresas.
A norma ISO 9001:2008 diz em seu item 4.2.3 que os documentos requeridos pelo Sistema de Gestão devem ser controlados quanto a sua aprovação, identificação de alterações e situação da revisão.
Considerando que, o controle de documentos é um dos suportes do sistema da qualidade, pois, é através dele que o cumprimento dos requisitos estabelecidos é evidenciado, a informação é atualizada, de maneira a fornecer aos colaboradores de uma empresa o conhecimento de como desenvolver cada atividade, define-se como situação problema, analisar de que maneira a qualidade pode contribuir no monitoramento dos processos e atividades da documentação técnica, pois os documentos são elaborados sem padrão e impressos sem controle.
O objetivo deste procedimento é fixar as condições exigíveis para as Referências, quando existentes, indicarão os documentos utilizados como subsídio para a elaboração do procedimento, incluindo a indicação da revisão ou edição para o caso de normas ou códigos. Quando não existirem referências, deverá ser escrito “não aplicável”.
Criar um procedimento para estabelecer a sistemática para o controle, elaboração e alteração de documentos (Manuais, Planos, Programas e Procedimentos) de modo a controlar e padronizar a qualidade da documentação emitida.
Hipóteses (resultados esperados):
Elaboração do Documento
O responsável da disciplina, ou alguém designado por este, avalia a necessidade de elaborar e emitir um documento.
O emissor elabora o documento. Após a elaboração do documento, de acordo com as instruções deste procedimento, o elaborador deverá enviar o documento, para a Coordenação do SGI de QSMS para checagem quanto à formatação e posterior devolução ao elaborador para assinaturas.
Cabe ao elaborador submeter o documento à aprovação e devolver a Coordenação do SGI de QSMS, que fará outra checagem e encaminhará ao Arquivo Técnico, este responsável em efetuar a distribuição dos destinatários deste documento.
Cabe o elaborador emitir o documento na versão em inglês, este deverá seguir os mesmos tramites do documento em português. O elaborador é responsável pelas traduções e de manter as versões devidamente compatíveis entre si.
Revisão do Documento
Quando necessária, a revisão do documento será analisada e aprovada pelo elaborador que realizou a emissão e aprovação da versão anterior do documento, a menos que o outro seja designado pelo responsável da disciplina.
O elaborador deverá efetuar a revisão do documento, seguindo as mesmas orientações quanto da elaboração.
No item que recebeu sua última revisão será indicado em seu interior o nº da revisão atual do procedimento.
Quando o documento tiver uma Revisão geral deverá ser registrado no Histórico da Revisão, descrevendo “Revisão geral”.
Não existe uma obrigatoriedade quanto às revisões dos documentos, contudo, é uma boa prática a análise crítica anual dos documentos por seu elaborador, para observar possíveis mudanças entre o que está documentado e a execução do processo.
Histórico da Revisão
Será colocado um quadro abaixo do cabeçalho indicando o histórico da revisão. Este quadro será incluído somente a partir da primeira revisão do documento, sendo necessária a indicação da revisão “0” como emissão inicial.
Conclusão
A sistemática do procedimento vai garantir que a utilização do documento utilizado na empresa esteja na revisão vigente/ atual, dentro do padrão de elaboração e controle de alteração.
Os arquivos devem estar em formato PDF para garantir o acesso e evitar a edição / alteração / exclusão de documentos.
Investir na qualidade do treinamento e conscientização de todos os funcionários para o correto manuseio dos documentos.
REFERÊNCIAS
NBR ISO 9001:2008 Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos
NBR ISO 14001:2004 Sistemas de gestão ambiental – Requisitos com orientação para o uso
OHSAS 18001:2007 Sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho – requisitos
ABNT ISO/TR 10013:2002 Diretrizes para a documentação de sistema de gestão da qualidade
Publicado por: Gestão Empresarial
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