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Qualidade e controle na elaboração e revisão de documentos

Uma análise dos problemas encontrados nos processos de documentação técnica das empresas.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Resumo

O foco deste artigo é analisar os problemas encontrados nos processos relativos à documentação técnica das empresas.

A norma ISO 9001:2008 diz em seu item 4.2.3 que os documentos requeridos pelo Sistema de Gestão devem ser controlados quanto a sua aprovação, identificação de alterações e situação da revisão.

Considerando que, o controle de documentos é um dos suportes do sistema da qualidade, pois, é através dele que o cumprimento dos requisitos estabelecidos é evidenciado, a informação é atualizada, de maneira a fornecer aos colaboradores de uma empresa o conhecimento de como desenvolver cada atividade, define-se como situação problema, analisar de que maneira a qualidade pode contribuir no monitoramento dos processos e atividades da documentação técnica, pois os documentos são elaborados sem padrão e impressos sem controle.

O objetivo deste procedimento é fixar as condições exigíveis para as Referências, quando existentes, indicarão os documentos utilizados como subsídio para a elaboração do procedimento, incluindo a indicação da revisão ou edição para o caso de normas ou códigos. Quando não existirem referências, deverá ser escrito “não aplicável”.

Criar um procedimento para estabelecer a sistemática para o controle, elaboração e alteração de documentos (Manuais, Planos, Programas e Procedimentos) de modo a controlar e padronizar a qualidade da documentação emitida.

Hipóteses (resultados esperados):

Elaboração do Documento

O responsável da disciplina, ou alguém designado por este, avalia a necessidade de elaborar e emitir um documento.

O emissor elabora o documento. Após a elaboração do documento, de acordo com as instruções deste procedimento, o elaborador deverá enviar o documento, para a Coordenação do SGI de QSMS para checagem quanto à formatação e posterior devolução ao elaborador para assinaturas.

Cabe ao elaborador submeter o documento à aprovação e devolver a Coordenação do SGI de QSMS, que fará outra checagem e encaminhará ao Arquivo Técnico, este responsável em efetuar a distribuição dos destinatários deste documento.

Cabe o elaborador emitir o documento na versão em inglês, este deverá seguir os mesmos tramites do documento em português. O elaborador é responsável pelas traduções e de manter as versões devidamente compatíveis entre si.

Revisão do Documento

Quando necessária, a revisão do documento será analisada e aprovada pelo elaborador que realizou a emissão e aprovação da versão anterior do documento, a menos que o outro seja designado pelo responsável da disciplina.

O elaborador deverá efetuar a revisão do documento, seguindo as mesmas orientações quanto da elaboração.

No item que recebeu sua última revisão será indicado em seu interior o nº da revisão atual do procedimento.

Quando o documento tiver uma Revisão geral deverá ser registrado no Histórico da Revisão, descrevendo “Revisão geral”.

Não existe uma obrigatoriedade quanto às revisões dos documentos, contudo, é uma boa prática a análise crítica anual dos documentos por seu elaborador, para observar possíveis mudanças entre o que está documentado e a execução do processo.

Histórico da Revisão

Será colocado um quadro abaixo do cabeçalho indicando o histórico da revisão. Este quadro será incluído somente a partir da primeira revisão do documento, sendo necessária a indicação da revisão “0” como emissão inicial.

Conclusão

A sistemática do procedimento vai garantir que a utilização do documento utilizado na empresa esteja na revisão vigente/ atual, dentro do padrão de elaboração e controle de alteração.

Os arquivos devem estar em formato PDF para garantir o acesso e evitar a edição / alteração / exclusão de documentos.

Investir na qualidade do treinamento e conscientização de todos os funcionários para o correto manuseio dos documentos.

REFERÊNCIAS

NBR ISO 9001:2008 Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos

NBR ISO 14001:2004 Sistemas de gestão ambiental – Requisitos com orientação para o uso

OHSAS 18001:2007 Sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho – requisitos

ABNT ISO/TR 10013:2002 Diretrizes para a documentação de sistema de gestão da qualidade


Publicado por: Gestão Empresarial

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