PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
Introdução, importância e finalidade da pesquisa em administração.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Introdução, importância e finalidade da pesquisa em administração.
De acordo Daft (1999) a formação do profissional em administração de empresas requer um grande empenho, tendo em vista que este profissional irá se deparar com muitas situações adversas, tendo que constantemente se adequar a mudanças internas dentro de uma organização em como a mudanças externas, incluindo o mercado, concorrência, demanda de novos produtos e serviços, funcionários em fase de adaptação e evolução, adequar a metodologias novas, reciclagem de conhecimento constante, tanto quanto o uso da pesquisa científica dentro da matéria administrativa e dos métodos de melhoria e controle em relação ao gerenciamento da organização.
Segundo Maximiano (2000) este profissional precisa deter alta capacidade de raciocínio lógico e preparo o que é exigido e indispensável para a estrutura organizacional de qualquer empresa, seja privada, seja publica.
Ainda segundo Maximiano (2000) um administrador deve estar constantemente preparado para a abordagem de conhecimentos que possa lhe competir administrar os ambientes da empresa, para tanto, o administrador que e vale com da pesquisa científica tem a possibilidade de realizar previsões assertivas e deter o traçar para desenhar o futuro em busca de melhorias para a organização.
Pesquisa e Sistema de Informação de Marketing
Segundo o administrador e empreendedor Rafael J Pôncio com Mba em franquias, aponta em seu artigo no administradores, entende-se que desenvolvimento e pesquisa são fundamentais para uma organização se inovar frente ao mercado. Através da pesquisa possível se obter informações preciosas a respeito não somente do mercado mas também os consumidores, bem como dos concorrentes e fornecedores. ¹
Ainda segundo o administrador Rafael, aponta em seu artigo em administradores, quanto mais aprimorado for os conhecimentos a respeito do mercado, melhor o desempenho do negócio como as possibilidades do administrador.¹
De acordo com o administrador Rafael José, aponta em seu artigo no administradores, levando em consideração que o marketing são atividades que se refletem conjunto com o propósito atender necessidades e desejos de consumidores através da troca, se fortalece e se amplia o entendimento do quanto é importante reconhecer as reais necessidades dos consumidores¹
Ainda de acordo Rafael, administrador, aponta em seu artigo em administradores, o gestor diante de um plano de Marketing costuma se deparar com situações complexas, justamente por isto, a importância e domínio de compreensões técnicas pertinentes para que as tomadas de decisão sejam não somente estratégicas mas a visão sempre, de uma maior probabilidade de acertos contra a margem de erros. ¹
Segundo o administrador Rafael José aponta em seu artigo em administradores, destacam-se entre os tipos de pesquisa, algumas modalidades como; pesquisa de oportunidade de vendas, pesquisa de mercado, pesquisa de produto, pesquisa de organização de vendas, pesquisa de distribuição, pesquisa de comunicação e pesquisa de análise de vendas.¹
Ainda segundo o administrador Rafael José aponta em seu artigo em administradores quanto aos sistemas de informação em marketing, não tem como alicerce apenas as análises aparentemente subjetivas, é necessário refletir e analisar dados. É viável que a organização tenha um sistema de informação e marketing preparado para disponibilizar a todos responsáveis do departamento informações ricas em relação a projeção da tomada de decisões embasadas na realidade do mercado atual.¹
Rafael, administrador, explica em seu artigo que este sistema integrado e sua implantação se compõe de seres humanos, processos coletivos, análise, seleção e avaliação, distribuindo informações tão importante e estratégicas quanto as próprias tomadas finais de decisão.¹
Ainda segundo Rafael José aponta em seu artigo em administradores trabalha-se com três classes de informação: Em geral a primeira tem conexão com o dia a dia em geral, a segunda sobre a relevância da inteligência de forma visionária em relação as futuras estratégias de negócio e por fim, uma cadeia de informações adquiridas através de estudos e um trabalho de pesquisa não sistemático.¹
De acordo o administrador Rafael José aponta em seu artigo em administradores, os processos do sistema de informação de marketing são contínuos devido a velocidade com o qual os dados e informações são coletadas para serem utilizadas ou armazenadas, com a finalidade estratégica de na ocasião programada aplica-las junto a tomada de decisões.¹
Segundo Rafael José, administrador, aponta em seu artigo em administradores, o sistema de marketing contem componentes essenciais conhecidos quanto sistema de registros internos e sistema de inteligência de marketing, no primeiro caso nos referimos a estoque e seus níveis, vendas e relatórios, contas a receber dentre outras informações relacionadas a cadeia da tomada de decisão.¹
Ainda segundo o administrador Rafael expõe em seu artigo em administradores; no sistema de inteligência de marketing, abordamos o conjunto de procedimentos utilizados pelos profissionais com o intuito de obter informações precisas sobre desenvolvimento diário no campo e ambiente do marketing, naturalmente buscadas em jornais, livros, diálogo com parceiros e fornecedores, consumidores e demais.¹
Método científico aplicado à Pesquisa em Marketing
Segundo o administrador Rafael expõe em seu artigo em administradores, o método científico é um sistema eficaz que permite a coleta o planejamento, a apresentação de dados, junto a análises relevantes para a organização; ¹
Ainda de acordo Rafael, em administradores, através desta metodologia é possível aplicar as práticas relacionadas as pesquisas quantitativas e qualitativas com maior profundidade sobre um produto ou tema. ¹
Segundo o administrador Rafael José, em artigo exposto em administradores, temos também o sistema de apoio ao marketing e decisões, coordenado apanhado de dados do sistema que se vale de técnicas e ferramentas como por exemplo programas tecnológicos e hardware no auxílio das interpretações que tem como obrigação, a relevância. ¹
Projeto e Processo de Pesquisa
Segundo o professor e advogado André Fontenelle via artigo em andréfontenelle, as normas da Associação Brasileira de normas técnicas relacionadas a um projeto de pesquisa científica, trata-se da estrutura descrita de um empreendimento a ser executado. ²
O projeto de pesquisa, é um documento que explana de forma descritiva o planejamento científico de uma pesquisa. É necessário que o projeto sinalize rumos que servem de base como um mapeamento para a confecção de um trabalho de conclusão de curso por exemplo, vulgo TCC ou ERC utilizado como critério seletivo em cursos de doutorado e mestrado. ²
Segundo Marina Cabral da Silva via artigo em monografias Brasil; durante o processo de criação e desenvolvimento de um projeto de pesquisa é fundamental que sejam definidas as intenções apresentadas, o que abrange além dos conceitos básicos de interesses; foco, questionamentos, direcionamento e manifestação dos interesses ressaltados que motivaram o pesquisador.³
Ainda segundo Marina Cabral, o projeto precisa atender com rigor alguns critérios no processo de desenvolvimento, sendo eles: Escolha de tema coeso, problematização, justificativa, definição dos objetivos, objetivo geral, objetivo específico, hipóteses, Fundamentação teórica ou revisão de literatura, metodologia, cronograma, referências.³
Técnicas de coleta e de Análise de Dados
Segundo Dencker (2002) coletar dados pode oscilar de uma simples tarefa de observação chegando a um levantamento de proporções maiores como multinacionais; Além do método são utilizados formulários, instrumentos, dispositivos dentre outros.
Todos dados coletados podem de acordo Dencker (2002) ser vistos como delicados e importantes, pois por serem classificados como fatos reais, indo do aplicar e existência da pesquisa e suas técnicas a partir do objeto de estudo até sua validação de verificabilidade; De acordo são processados por nossos sentidos que também muitas vezes nos limita de forma a comparações a outros.
Dencker (2002) enfatiza que a coleta se inicia com o desenvolvimento dos instrumentos elaborados e das técnicas estabelecidas nos processos que constituem o avanço das pesquisas. De formas esquematizadas a tornar seu desenvolvimento mais fácil e assegurar a ordem lógica das atividades em sua execução.
Segundo Dencker (2002) na sequência são elaborados, interpretados e analisados graficamente através da base na análise e interpretação dos dados que dará respaldo aos resultados da pesquisas para na sequência serem dispostos de forma sistemática.
Ainda de acordo Dencker (2002) levando-se em consideração que os dados brutos não possibilitam o fornecer do suficiente em informações é necessário organiza-los para transformar sua apresentação, concentrando informações que facilitem sua interpretação.
Nesta etapa que tem como foco a elaboração dos dados, trabalhamos as fases classificadas como tabulação, seleção e codificação.
A somatória dos processos de coleta de dados estão conectados com o objetivo principal da pesquisa e juntos, por possuírem a mesma direção, possibilitam o apurar de informações relevantes para o processo de elucidar oportunidades viáveis para um negócio. (Dencker, 2002)
Os métodos variam de acordo com a espécie de informações que se pretende coletar, sejam secundárias ou primárias através dos instrumentos; os métodos mais populares são: Científico, qualitativo, quantitativo, fenomenológico e dedutivo. (Dencker, 2002)
Processo de investigação científica: a noção de sujeito e objeto nos estudos Organizacionais
Pesquisa é toda e qualquer investigação conduzida de forma organizada para apurar informações com o objetivo de localizar solução para problemas. Isso engloba estudos de processos informativos, explanatórios, preditivos e descritivos. (Dencker,2002)
De acordo Maximiano (2000) a pesquisa na seara da administração é sistemática ao fornecer informações para orientação de tomada de decisões. Trata-se de um processo trabalhoso que envolve determinação, análise, síntese, otimização e disseminação de dados importantes, de forma a permitir que a empresa adote métricas de ações adequadas maximizando seu desempenho.
Ainda segundo Maximiano (2000) se alinhados de forma planejada para recuperação, os dados coletados das operações diárias, semanais, mensais e anuais, constituem um sistema íntegro de apoio a tomada de decisões.
De acordo Maximiano (2000) a projeção deste sistema inteligente ocorre para auxiliar o gestor sobre tendências do ambiente em relação a parte tecnológica, cultural, social, política, econômica, dentre outras.
Segundo Dencker (2002) acredita-se que a pesquisa científica em administração dentro do enfoque do sujeito e objeto nos estudos organizacionais, contribuirá futuramente para que os profissionais do futuro valorizem cada vez mais o deter do conhecimento dos métodos de forma a utiliza-los em situações táticas através da condução de pesquisas.
De acordo Dencker (2002) é importante ressaltar que nem todo profissional da área utiliza o método como principal fonte para tomada de decisões encarando o procedimento apenas como um etapa, alguns se valem mais de uma espécie de crença em visão criativa intuitiva estabelecendo metodologias próprias o que pode ser arriscado, sendo que a pesquisa científica em administração atua como um alicerce.
Referências:
- DENCKER A da de Freitas Maneti Pesquisa e Interdisciplinaridade no Ensino Superior, Aleph,2002
- DAFT, Richard L. Administração. 4 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
- Maximiano, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração - 5.ed.rev.e ampl.- São Paulo :Atlas,2000
- ¹ PÔNCIO,Rafael José, empreendedor e Administrador,MBA em Franquias.Acesso em:http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/pesquisa-e-sistema-de-informacoes-de-marketing/103047/
- ² André Fontenelle, Avogado, Professor. Projeto de pesquisa:Acesso em:https://www.andrefontenelle.com.br/projeto-de-pesquisa/
- ³ Marina Cabral da Silva,.Projeto de Pesquisa, Acesso em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/regras-abnt/projeto-pesquisa.htm
ARTIGO: DOROTHEIA Michelle Russo, Pesquisa em Administração, 2018, São Paulo.
Publicado por: Michelle Russo Dorotheia
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