Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp

PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO

Introdução, importância e finalidade da pesquisa em administração.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Introdução, importância e finalidade da pesquisa em administração.

De acordo Daft (1999) a formação do profissional em administração de empresas requer um grande empenho, tendo em vista que este profissional irá se deparar com muitas situações adversas, tendo que constantemente se adequar a mudanças internas dentro de uma organização em como a mudanças externas, incluindo o mercado, concorrência, demanda de novos produtos e serviços, funcionários em fase de adaptação e evolução, adequar a metodologias novas, reciclagem de conhecimento constante, tanto quanto o uso da pesquisa científica dentro da matéria administrativa e dos métodos de melhoria e controle em relação ao  gerenciamento da organização.

Segundo Maximiano (2000) este profissional precisa deter alta capacidade de raciocínio lógico e preparo o que é exigido e indispensável para a estrutura organizacional de qualquer empresa, seja privada, seja publica.

Ainda segundo Maximiano (2000) um administrador deve estar constantemente preparado para a abordagem de conhecimentos que possa lhe competir administrar os ambientes da empresa, para tanto, o administrador que e vale com da pesquisa científica tem a possibilidade de realizar previsões assertivas e deter o traçar para desenhar o futuro em busca de melhorias para a organização.

Pesquisa e Sistema de Informação de Marketing

Segundo o administrador e empreendedor Rafael J Pôncio com Mba em franquias, aponta em seu artigo no administradores, entende-se que desenvolvimento e pesquisa são fundamentais para uma organização se inovar frente ao mercado. Através da pesquisa possível se obter informações preciosas a respeito não somente do mercado mas também os consumidores, bem como dos concorrentes e fornecedores. ¹

Ainda segundo o administrador Rafael, aponta em seu artigo em administradores, quanto mais aprimorado for os conhecimentos a respeito do mercado, melhor o desempenho do negócio como as possibilidades do administrador.¹

De acordo com o administrador Rafael José, aponta em seu artigo no administradores, levando em consideração que o marketing são atividades que se refletem conjunto com o propósito atender necessidades e desejos de consumidores através da troca, se fortalece e se amplia o entendimento do quanto é importante reconhecer as reais necessidades dos consumidores¹

Ainda de acordo Rafael, administrador, aponta em seu artigo em administradores, o gestor diante de um plano de Marketing costuma se deparar com situações complexas, justamente por isto, a importância e domínio de compreensões técnicas pertinentes para que as tomadas de decisão sejam não somente estratégicas mas a visão sempre, de uma maior probabilidade de acertos contra a margem de erros. ¹

Segundo o administrador Rafael José aponta em seu artigo em administradores, destacam-se entre os tipos de pesquisa, algumas modalidades como; pesquisa de oportunidade de vendas, pesquisa de mercado, pesquisa de produto, pesquisa de organização de vendas, pesquisa de distribuição, pesquisa de comunicação e pesquisa de análise de vendas.¹

Ainda segundo o administrador Rafael José aponta em seu artigo em administradores quanto aos sistemas de informação em marketing, não tem como alicerce apenas as análises aparentemente subjetivas, é necessário refletir e analisar dados. É viável que a organização tenha um sistema de informação e marketing preparado para disponibilizar a todos responsáveis do departamento informações ricas em relação a projeção da tomada de decisões embasadas na realidade do mercado atual.¹

Rafael, administrador, explica em seu artigo que este sistema integrado e sua implantação se compõe de seres humanos, processos coletivos, análise, seleção e avaliação, distribuindo informações tão importante e estratégicas quanto as próprias tomadas finais de decisão.¹

Ainda segundo Rafael José aponta em seu artigo em administradores trabalha-se com três classes de informação: Em geral a primeira tem conexão com o dia a dia em geral, a segunda sobre a relevância da inteligência de forma visionária em relação as futuras estratégias de negócio e por fim, uma cadeia de informações adquiridas através de estudos e um trabalho de pesquisa não sistemático.¹

De acordo o administrador Rafael José aponta em seu artigo em administradores, os processos do sistema de informação de marketing são contínuos devido a velocidade com o qual os dados e informações são coletadas para serem utilizadas ou armazenadas, com a finalidade estratégica de na ocasião programada aplica-las junto a tomada de decisões.¹

Segundo Rafael José, administrador, aponta em seu artigo em administradores, o sistema de marketing contem componentes essenciais conhecidos quanto sistema de registros internos e sistema de inteligência de marketing, no primeiro caso nos referimos a estoque e seus níveis, vendas e relatórios, contas a receber dentre outras informações relacionadas a cadeia da tomada de decisão

Ainda segundo o administrador Rafael expõe em seu artigo em administradores; no sistema de inteligência de marketing, abordamos o conjunto de procedimentos utilizados pelos profissionais com o intuito de obter informações precisas sobre desenvolvimento diário no campo e ambiente do marketing, naturalmente buscadas em jornais, livros, diálogo com parceiros e fornecedores, consumidores e demais

Método científico aplicado à Pesquisa em Marketing

Segundo o administrador Rafael expõe em seu artigo em administradores, o método científico é um sistema eficaz que permite a coleta o planejamento, a apresentação de dados, junto a análises relevantes para a organização; ¹

Ainda de acordo Rafael, em administradores, através desta metodologia é possível aplicar as práticas relacionadas as pesquisas quantitativas e qualitativas com maior profundidade sobre um produto ou tema. ¹

Segundo o administrador Rafael José, em artigo exposto em administradores, temos também o sistema de apoio ao marketing e decisões, coordenado apanhado de dados do sistema que se vale de técnicas e ferramentas como por exemplo programas tecnológicos e hardware no auxílio das interpretações que tem como obrigação, a relevância. ¹

Projeto e Processo de Pesquisa

Segundo o professor e advogado André Fontenelle via artigo em andréfontenelle, as normas da Associação Brasileira de normas técnicas relacionadas a um projeto de pesquisa científica, trata-se da estrutura descrita de um empreendimento a ser executado. ²

O projeto de pesquisa, é um documento que explana de forma descritiva o planejamento científico de uma pesquisa. É necessário que o projeto sinalize rumos que servem de base como um mapeamento para a confecção de um trabalho de conclusão de curso por exemplo, vulgo TCC ou ERC utilizado como critério seletivo em cursos de doutorado e mestrado. ²

Segundo Marina Cabral da Silva via artigo em monografias Brasil; durante o processo de criação e desenvolvimento de um projeto de pesquisa é fundamental que sejam definidas as intenções apresentadas, o que abrange além dos conceitos básicos de interesses; foco, questionamentos, direcionamento e manifestação dos interesses ressaltados que motivaram o pesquisador.³

Ainda segundo Marina Cabral, o projeto precisa atender com rigor alguns critérios no processo de desenvolvimento, sendo eles: Escolha de tema coeso, problematização, justificativa, definição dos objetivos, objetivo geral, objetivo específico, hipóteses, Fundamentação teórica ou revisão de literatura, metodologia, cronograma, referências.³

Técnicas de coleta e de Análise de Dados

Segundo Dencker (2002) coletar dados pode oscilar de uma simples tarefa de observação chegando a um levantamento de proporções maiores como multinacionais; Além do método são utilizados formulários, instrumentos, dispositivos dentre outros.

Todos dados coletados podem de acordo Dencker (2002) ser vistos como delicados e importantes, pois por serem classificados como fatos reais, indo do aplicar e existência da pesquisa e suas técnicas a partir do objeto de estudo até sua validação de verificabilidade; De acordo são processados por nossos sentidos que também muitas vezes nos limita de forma a comparações a outros.

Dencker (2002) enfatiza que a coleta se inicia com o desenvolvimento dos instrumentos elaborados e das técnicas estabelecidas nos processos que constituem o avanço das pesquisas. De formas esquematizadas a tornar seu desenvolvimento mais fácil e assegurar a ordem lógica das atividades em sua execução.

Segundo Dencker (2002) na sequência são elaborados, interpretados e analisados graficamente através da base na análise e interpretação dos dados que dará respaldo aos resultados da pesquisas para na sequência serem dispostos de forma sistemática.

Ainda de acordo Dencker (2002) levando-se em consideração que os dados brutos não possibilitam o fornecer do suficiente em informações é necessário organiza-los para transformar sua apresentação, concentrando informações que facilitem sua interpretação.

Nesta etapa que tem como foco a elaboração dos dados, trabalhamos as fases classificadas como tabulação, seleção e codificação.

A somatória dos processos de coleta de dados estão conectados com o objetivo principal da pesquisa e juntos, por possuírem a mesma direção, possibilitam o apurar de informações relevantes para o processo de elucidar oportunidades viáveis para um negócio. (Dencker, 2002)

Os métodos variam de acordo com a espécie de informações que se pretende coletar, sejam secundárias ou primárias através dos instrumentos; os métodos mais populares são: Científico, qualitativo, quantitativo, fenomenológico e dedutivo. (Dencker, 2002)

Processo de investigação científica: a noção de sujeito e objeto nos estudos Organizacionais

Pesquisa é toda e qualquer investigação conduzida de forma organizada para apurar informações com o objetivo de localizar solução para problemas. Isso engloba estudos de processos informativos, explanatórios, preditivos e descritivos. (Dencker,2002)

De acordo Maximiano (2000) a pesquisa na seara da administração é sistemática ao fornecer informações para orientação de tomada de decisões. Trata-se de um processo trabalhoso que envolve determinação, análise, síntese, otimização e disseminação de dados importantes, de forma a permitir que a empresa adote métricas de ações adequadas maximizando seu desempenho.

Ainda segundo Maximiano (2000) se alinhados de forma planejada para recuperação, os dados coletados das operações diárias, semanais, mensais e anuais, constituem um sistema íntegro de apoio a tomada de decisões.

De acordo Maximiano (2000) a projeção deste sistema inteligente ocorre para auxiliar o gestor sobre tendências do ambiente em relação a parte tecnológica, cultural, social, política, econômica, dentre outras.

Segundo Dencker (2002) acredita-se que a pesquisa científica em administração dentro do enfoque do sujeito e objeto nos estudos organizacionais, contribuirá futuramente para que os profissionais do futuro valorizem cada vez mais o deter do conhecimento dos métodos de forma a utiliza-los em situações táticas através da condução de pesquisas.

De acordo Dencker (2002) é importante ressaltar que nem todo profissional da área utiliza o método como principal fonte para tomada de decisões encarando o procedimento apenas como um etapa, alguns se valem mais de uma espécie de crença em visão criativa intuitiva estabelecendo metodologias próprias o que pode ser arriscado, sendo que a pesquisa científica em administração atua como um alicerce.

Referências:

  1. DENCKER A da de Freitas Maneti Pesquisa e Interdisciplinaridade no Ensino Superior, Aleph,2002
  2. DAFT, Richard L. Administração. 4 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
  3. Maximiano, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração - 5.ed.rev.e ampl.- São Paulo :Atlas,2000
  4. ¹ PÔNCIO,Rafael José, empreendedor e Administrador,MBA em Franquias.Acesso em:http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/pesquisa-e-sistema-de-informacoes-de-marketing/103047/
  5. ² André Fontenelle, Avogado, Professor. Projeto de pesquisa:Acesso em:https://www.andrefontenelle.com.br/projeto-de-pesquisa/
  6. ³ Marina Cabral da Silva,.Projeto de Pesquisa, Acesso em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/regras-abnt/projeto-pesquisa.htm


ARTIGO: DOROTHEIA  Michelle Russo, Pesquisa em Administração, 2018, São Paulo.


Publicado por: Michelle Russo Dorotheia

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.