Topo
pesquisar

O Administrador

Administração

O Administrador, o que é administrar, o processo administrativo, objetivos do administrador, planejar, organizar, dirigir, controlar, execução do trabalho administrativo.

Administrar significa gerir uma organização, sendo ela pública ou privada, objetivando o alcance dos resultados propostos de modo que esse seja satisfatório ocasionando maior produtividade e lucratividade à mesma. Para alcançar o objetivo, o administrador segue o chamado processo administrativo que visa planejar, organizar, dirigir e controlar a organização.

O primeiro passo para que o administrador alcance bons resultados é o planejamento, pois é necessário que se conheça os objetivos da organização através de uma análise, a fim de executar o que for planejado de forma mais rápida e objetiva. Deve-se estabelecer políticas no trabalho, definir metas, prioridades, métodos práticos e as normas de regimento.

Após planejar uma direção, é preciso reunir recursos necessários para desempenhar o que foi planejado, através da organização o administrador pode determinar pessoas para a atribuição de atividades específicas, estruturar departamentos para concentrar atividades especiais, estabelecer cargos e tarefas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A direção dentro do processo administrativo constitui a terceira função básica que se relaciona com a coordenação dos departamentos e suas respectivas funções. Também motivar as equipes de modo que sejam treinadas e orientadas a executar suas tarefas com excelência e liderá-las para que estejam dentro das expectativas da organização é dever da direção, essa é dividida em supervisão, gerência e direção.

O controle administrativo se baseia na averiguação das atividades realizadas para que não haja desfoque nas atividades propostas a partir do planejamento, ou seja, para que as atividades não saiam de dentro do que foi planejado. Pode-se controlar a quantidade da produção, a qualidade do que é produzido, o tempo gasto para produzir e os custos da produção.


Publicado por: Gabriela Cabral da Silva Dantas

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola