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Implementação da Teoria das Relações Humanas no ambiente empresarial

Breve resumo sobre a implementação da Teoria das Relações Humanas no ambiente empresarial.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Sabendo que a Teoria das Relações Humanas surgiu justamente no sentido de dar significado e importância para os colaboradores para além da sua produtividade, através da humanização dos trabalhadores e as formas de implementação dessa teoria na prática são diversas.

Podem ser feitas com alterações nos modelos de gestão, dando maior autonomia, confiança e espaço ao colaborador (na medida do possível, de forma que ainda ocorra a entrega de resultados e produtividade necessárias). Isso pode ser feito a partir do próprio gestor, que tem a responsabilidade de verificar como está o ambiente organizacional, promovendo atividades em grupo, aplicando feedbacks construtivos, estando aberto à críticas e sugestões de melhorias, para que o ambiente de trabalho seja agravável para todos.

Podem haver sistemas de avaliação de todos os componentes de uma equipe de forma anônima, para que os trabalhadores se sintam confortáveis em expressarem de fato como estão se sentindo, como está sendo a dinâmica do dia-a-dia, se fica algo a desejar da gestão, se faltam recursos, se há realmente uma humanização do trabalhador naquele ambiente.

Criar momentos de descontração quando for possível, os chamados "happy hour" ou festas temáticas, como festas juninas, carnaval ou finais de ano, essa implementação de dias temáticos vai trazer o trabalhador para mais perto da empresa, vai se sentir importante e representado no seu trabalho.

Tornar viável a busca do trabalhador por um local mais saudável, seja fazendo parcerias com serviços de prevenção de saúde mental ou até mesmo descontos para cuidados do corpo e da mente, parcerias com cursos de capacitação e melhoria contínua, de consultas médicas e/ou terapêuticas para promover e de fato focar na integridade do trabalhador como pessoa, considerando-o como uma pessoa completa, que vive para além do trabalho.

Referências

SILVA, R. O. Teorias da administração. 3. ed. São Paulo: Pearson, 2013.
SOUZA, H. Teoria geral da administração. Rio de Janeiro: SESES, 2015


Publicado por: Amanda Santos Amorim

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