Whatsapp

Habilidades Para Empreender

Breve resumo sobre as habilidades para empreender.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

O Que é Uma Habilidade Cognitiva? Isso Pode Ser Aprendido? Como São Divididas as Habilidades Humanas? Quais as Principais Habilidades Pessoais Esperadas Para o Mercado de Trabalho?

Você já deve ter ouvido falar que, para ser um empreendedor de sucesso, é necessário possuir algumas competências e habilidades e, algumas vezes, já se sentiu desestimulado porque acreditava não possuir aptidões. Pois saiba que isso precisa ser revisto, pois é possível desenvolver características, principalmente aquelas relacionadas à realização de tarefas e/ou atividades com excelência.

Ter habilidade é possuir aptidão para o bom desempenho de determinadas tarefas ou atividades e, de um modo geral, essas habilidades são classificadas em cognitivas, motoras (físicas) e sociais. No âmbito profissional, as habilidades são divididas em técnicas (hard kills) e comportamentais ou pessoais (soft kills). As habilidades técnicas são duráveis; ou seja, tornam-se obsoletas com o tempo.

Um bom exemplo é o caso das pessoas que sabiam datilografar em uma máquina de escrever e, se elas não se atualizaram, provavelmente estão fora do mercado de trabalho, pois com a digitalização, as empresas não usam mais esse equipamento. 

Já as habilidades comportamentais são mais permanentes e dizem respeito a aspectos como inteligência emocional, liderança, trabalho em equipe, tomada de decisões, empatia e outros. Elas se referem à destreza, ao talento ao à aptidão que os indivíduos possuem para desenvolver tarefas e, por isso, pode-se dizer que quando alguém é habilidoso estamos nos referindo à capacidade de obter sucesso na tarefa que está realizando, graças à sua destreza. As habilidades pessoais tanto podem ser inatas ou aprendidas, pois algumas delas só poderão ser adquiridas mediante o processo de tentativa e erro.

Tipos de Habilidades Pessoais

A) Habilidades Sociais – Nesse tipo estão envolvidas as habilidades em saber lidar com pessoas e a comunicação usada para tal. Aventurar-se no mundo do empreendedorismo não pode ser uma atitude colocada em prática “do nada”, sem ter a noção sobre o que será necessário para empreender (não apenas em termos financeiros) ou do que encontrará pelo caminho. Caso isso acontecer, prepare-se para o fracasso. Pode-se dizer que essas habilidades são desenvolvidas a fim de serem utilizadas para realizar determinadas tarefas.

Por sua vez, essas habilidades são qualidades que uma pessoa possui que a auxiliam a realizar determinada ação, podendo servir também para adquirir novas competências. As habilidades sociais são uma combinação de habilidades pessoais, de comunicação, traços de personalidade (ou atitudes) e atributos da carreira, podendo ser classificadas em:

  • Comunicação Verbal: É o tipo de passagem ou troca de informações por meio da linguagem escrita ou falada.
  • Comunicação Não-Verbal: Compreende a expressão do pensamento por meio de elementos comunicativos sem o uso de palavras, como as expressões faciais, posturas corporais, olhar, etc.
  • Cordialidade: É a ação de ser gentil, expressando amizade ou afeto.
  • Objetividade: É a qualidade daquilo que é o objetivo externo à consciência, resultado de observação imparcial, independente das preferências individuais.
  • Responsabilidade: É o dever de arcar com as consequências do próprio comportamento ou do comportamento de outras pessoas.

B) Habilidades Cognitivas: São todas as habilidades envolvidas nos processos mentais; ou seja, a memória, a lógica e o uso de linguagens formais (como no caso da matemática).

C) Habilidades Físicas (Motoras): Dentro desse tipo estão as habilidades que requerem certa coordenação corporal.

OBSERVAÇÃO: A UNESCO organizou as habilidades sócio-emocionais em três (3) categorias:

1ª) Habilidades Pessoais: São aquelas características pessoais que permitem ao indivíduo agir de maneira efetiva em sua vida.

2ª) Habilidades Sociais: Facilitam as relações pessoais satisfatórias e positivas.

3ª) Habilidades de Aprendizagem: Permitem às pessoas adquirir conhecimentos significativos e úteis para a sua vida e para a sociedade.  

Além disso, a UNECO desmembrou essas três (3) categorias em vinte (20) habilidades concretas que o empreendedor deveria adquirir e/ou desenvolver como a iniciativa, resiliência, responsabilidade, empatia, assunção ao risco, criatividade, autorregulação, compaixão, adaptabilidade, gestão do tempo, autodesenvolvimento, trabalho em equipe, trabalho em rede, sensibilidade cultural, habilidade de comunicação, habilidades sociais, liderança, organização, solução de problemas e pensamento crítico.

Dessa forma, o empreendedor deve perceber quais dessas habilidades concretas ele já possui, as que ele tem mais afinidade e quais gostaria de desenvolver a fim de caminhar na direção do seu autoconhecimento.  

Principais Habilidades Pessoais Para o Mercado de Trabalho

  • Criatividade: Significa uma forma de solucionar problemas de maneira original, algo que as máquinas não conseguem replicar adequadamente. Essa tendência aumentará exponencialmente até o ano de 2030, conforme relatório da Consultoria McKinsey.
  • Persuasão: Recentemente um computador IBM enfrentou o campeão mundial de debates, e perdeu. O caso mostra como a Inteligência Artificial não conseguirá tão cedo dominar – no mesmo nível dos humanos – a competência de linguagem e expressão e, entre elas, a comunicação interpessoal, negociação, resolução de conflitos, linguagem não-verbal, etc.

Apesar da pesquisa não aprofundar o tema, percebe-se a aplicação em várias áreas e níveis hierárquicos, em muitas empresas. O melhor modelo para o desenvolvimento de carreira (o Pipeline de Liderança de Ram Charam) mostra com quem cada liderança precisa se comunicar e persuadir você mesmo (etapa inicial e a mais difícil), sua equipe, os stakeholders, a sociedade os governos e as empresas.

  • Colaboração: Para ser efetiva necessita das duas (2) Soft Skills anteriores. Em outras palavras, precisa de conteúdo e forma. É através da colaboração que as ideias conseguem se transformar em produtos (e serviços) e gerar valor econômico, além de saber trabalhar em grupo e com pessoas que pensam diferentes de você.
  • Adaptabilidade: Já se sabe que quem sobrevive é o mais apto e não o mais forte e a flexibilidade é fundamental para um profissional se adaptar a um mundo que não para de mudar. Muitos gerentes de RH contratam pessoas não pelo que sabem, pois é provável que em um ano esse saber já estará ultrapassado.

No processo seletivo colocam um problema que ainda nem existe ou que não sabem a resposta. É por isso que se percebe a evolução de muitos funcionários que vieram de áreas não corporativas como jornalistas, antropólogos ou pesquisadores científicos. Geralmente eles acumularam formação e experiência que lhes permitiram desenvolver a capacidade de aprender rapidamente ou a “aprender a aprender”.

  • Gestão do Tempo: É essencial porque se trata de um dos maiores ativos das pessoas e das organizações. Trata-se de uma grande medida de produtividade de um profissional e a forma como ele aloca seu tempo diz muito sobre ele. Quais são as suas prioridades? O que ele considera importante e secundário? Como ele gerencia seu tempo com superiores, subordinados e colegas?  

REFERÊNCIAS

CHIAVENATO, Idalberto. “Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor”. São Paulo: Saraiva, 2007.

JULIO CESAR S. SANTOS

Professor, Jornalista e Escritor. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial e especialista em Marketing Estratégico


Publicado por: JULIO CESAR DE SOUZA SANTOS

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.