Habilidades Para Empreender
Breve resumo sobre as habilidades para empreender.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
O Que é Uma Habilidade Cognitiva? Isso Pode Ser Aprendido? Como São Divididas as Habilidades Humanas? Quais as Principais Habilidades Pessoais Esperadas Para o Mercado de Trabalho?
Você já deve ter ouvido falar que, para ser um empreendedor de sucesso, é necessário possuir algumas competências e habilidades e, algumas vezes, já se sentiu desestimulado porque acreditava não possuir aptidões. Pois saiba que isso precisa ser revisto, pois é possível desenvolver características, principalmente aquelas relacionadas à realização de tarefas e/ou atividades com excelência.
Ter habilidade é possuir aptidão para o bom desempenho de determinadas tarefas ou atividades e, de um modo geral, essas habilidades são classificadas em cognitivas, motoras (físicas) e sociais. No âmbito profissional, as habilidades são divididas em técnicas (hard kills) e comportamentais ou pessoais (soft kills). As habilidades técnicas são duráveis; ou seja, tornam-se obsoletas com o tempo.
Um bom exemplo é o caso das pessoas que sabiam datilografar em uma máquina de escrever e, se elas não se atualizaram, provavelmente estão fora do mercado de trabalho, pois com a digitalização, as empresas não usam mais esse equipamento.
Já as habilidades comportamentais são mais permanentes e dizem respeito a aspectos como inteligência emocional, liderança, trabalho em equipe, tomada de decisões, empatia e outros. Elas se referem à destreza, ao talento ao à aptidão que os indivíduos possuem para desenvolver tarefas e, por isso, pode-se dizer que quando alguém é habilidoso estamos nos referindo à capacidade de obter sucesso na tarefa que está realizando, graças à sua destreza. As habilidades pessoais tanto podem ser inatas ou aprendidas, pois algumas delas só poderão ser adquiridas mediante o processo de tentativa e erro.
Tipos de Habilidades Pessoais
A) Habilidades Sociais – Nesse tipo estão envolvidas as habilidades em saber lidar com pessoas e a comunicação usada para tal. Aventurar-se no mundo do empreendedorismo não pode ser uma atitude colocada em prática “do nada”, sem ter a noção sobre o que será necessário para empreender (não apenas em termos financeiros) ou do que encontrará pelo caminho. Caso isso acontecer, prepare-se para o fracasso. Pode-se dizer que essas habilidades são desenvolvidas a fim de serem utilizadas para realizar determinadas tarefas.
Por sua vez, essas habilidades são qualidades que uma pessoa possui que a auxiliam a realizar determinada ação, podendo servir também para adquirir novas competências. As habilidades sociais são uma combinação de habilidades pessoais, de comunicação, traços de personalidade (ou atitudes) e atributos da carreira, podendo ser classificadas em:
- Comunicação Verbal: É o tipo de passagem ou troca de informações por meio da linguagem escrita ou falada.
- Comunicação Não-Verbal: Compreende a expressão do pensamento por meio de elementos comunicativos sem o uso de palavras, como as expressões faciais, posturas corporais, olhar, etc.
- Cordialidade: É a ação de ser gentil, expressando amizade ou afeto.
- Objetividade: É a qualidade daquilo que é o objetivo externo à consciência, resultado de observação imparcial, independente das preferências individuais.
- Responsabilidade: É o dever de arcar com as consequências do próprio comportamento ou do comportamento de outras pessoas.
B) Habilidades Cognitivas: São todas as habilidades envolvidas nos processos mentais; ou seja, a memória, a lógica e o uso de linguagens formais (como no caso da matemática).
C) Habilidades Físicas (Motoras): Dentro desse tipo estão as habilidades que requerem certa coordenação corporal.
OBSERVAÇÃO: A UNESCO organizou as habilidades sócio-emocionais em três (3) categorias:
1ª) Habilidades Pessoais: São aquelas características pessoais que permitem ao indivíduo agir de maneira efetiva em sua vida.
2ª) Habilidades Sociais: Facilitam as relações pessoais satisfatórias e positivas.
3ª) Habilidades de Aprendizagem: Permitem às pessoas adquirir conhecimentos significativos e úteis para a sua vida e para a sociedade.
Além disso, a UNECO desmembrou essas três (3) categorias em vinte (20) habilidades concretas que o empreendedor deveria adquirir e/ou desenvolver como a iniciativa, resiliência, responsabilidade, empatia, assunção ao risco, criatividade, autorregulação, compaixão, adaptabilidade, gestão do tempo, autodesenvolvimento, trabalho em equipe, trabalho em rede, sensibilidade cultural, habilidade de comunicação, habilidades sociais, liderança, organização, solução de problemas e pensamento crítico.
Dessa forma, o empreendedor deve perceber quais dessas habilidades concretas ele já possui, as que ele tem mais afinidade e quais gostaria de desenvolver a fim de caminhar na direção do seu autoconhecimento.
Principais Habilidades Pessoais Para o Mercado de Trabalho
- Criatividade: Significa uma forma de solucionar problemas de maneira original, algo que as máquinas não conseguem replicar adequadamente. Essa tendência aumentará exponencialmente até o ano de 2030, conforme relatório da Consultoria McKinsey.
- Persuasão: Recentemente um computador IBM enfrentou o campeão mundial de debates, e perdeu. O caso mostra como a Inteligência Artificial não conseguirá tão cedo dominar – no mesmo nível dos humanos – a competência de linguagem e expressão e, entre elas, a comunicação interpessoal, negociação, resolução de conflitos, linguagem não-verbal, etc.
Apesar da pesquisa não aprofundar o tema, percebe-se a aplicação em várias áreas e níveis hierárquicos, em muitas empresas. O melhor modelo para o desenvolvimento de carreira (o Pipeline de Liderança de Ram Charam) mostra com quem cada liderança precisa se comunicar e persuadir você mesmo (etapa inicial e a mais difícil), sua equipe, os stakeholders, a sociedade os governos e as empresas.
- Colaboração: Para ser efetiva necessita das duas (2) Soft Skills anteriores. Em outras palavras, precisa de conteúdo e forma. É através da colaboração que as ideias conseguem se transformar em produtos (e serviços) e gerar valor econômico, além de saber trabalhar em grupo e com pessoas que pensam diferentes de você.
- Adaptabilidade: Já se sabe que quem sobrevive é o mais apto e não o mais forte e a flexibilidade é fundamental para um profissional se adaptar a um mundo que não para de mudar. Muitos gerentes de RH contratam pessoas não pelo que sabem, pois é provável que em um ano esse saber já estará ultrapassado.
No processo seletivo colocam um problema que ainda nem existe ou que não sabem a resposta. É por isso que se percebe a evolução de muitos funcionários que vieram de áreas não corporativas como jornalistas, antropólogos ou pesquisadores científicos. Geralmente eles acumularam formação e experiência que lhes permitiram desenvolver a capacidade de aprender rapidamente ou a “aprender a aprender”.
- Gestão do Tempo: É essencial porque se trata de um dos maiores ativos das pessoas e das organizações. Trata-se de uma grande medida de produtividade de um profissional e a forma como ele aloca seu tempo diz muito sobre ele. Quais são as suas prioridades? O que ele considera importante e secundário? Como ele gerencia seu tempo com superiores, subordinados e colegas?
REFERÊNCIAS
CHIAVENATO, Idalberto. “Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor”. São Paulo: Saraiva, 2007.
JULIO CESAR S. SANTOS
Professor, Jornalista e Escritor. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial e especialista em Marketing Estratégico
Publicado por: JULIO CESAR DE SOUZA SANTOS
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