Whatsapp

GESTÃO FINANCEIRA E SUA IMPORTÂNCIA PARA AS EMPRESAS

Administração

Importância da Gestão Financeira para as organizações.

RESUMO

O artigo tem como pretensão discutir sobre a importância da Gestão Financeira para as organizações. Em seu decorrer fica evidente a importância das ferramentas dispostas (gerenciais e financeiras) e suas contribuições para o sucesso.

INTRODUÇÃO

O mundo está cada vez mais competitivo, capital escasso, altas taxas, poder aquisitivo relativamente baixo, enfim. O dinheiro sai com mais facilidade do que é obtido, e se não houver um controle rígido dos recursos as organizações tendem a falir. Ter capital é perspectiva de novas aquisições, ampliações e empreendimentos, sendo assim, a gestão financeira se torna condição sine qua non¹ para o sucesso empresarial.

¹indispensável, essencial

OBJETIVO DA GESTÃO FINANCEIRA

Segundo Everton Castren, uma correta administração financeira permite que se visualize  a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento para otimizar resultados.

“Gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. O objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido proveniente das atividades operacionais.” CASTREN DE ROSA, EVERTON

Esta é a área que administra os recursos da empresa, sendo responsável por fazer com que eles lucrem, ao mesmo tempo que que garantam liquidez e rentabilidade. Para isso, é necessário que:

- Haja um controle rígido de ativos e passivos, pois estes são responsáveis pela liquidez;

- Caso necessite de algum recurso adicional, pesquise-se o menor preço possível e que atenda as necessidades, evitando assim a má administração;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Haja um equilíbrio entre ambos, assegurando que os gastos estão dentro do orçamento;

- Que o gestor obtenha um bom conhecimento tributário, para aumento da receita.

CONTROLE

Controles dos ativos e passivos circulantes e Imobilizados são de suma importância para esta gestão independente da empresa, sem isso o responsável pela organização poderá ter problemas futuros para sua empresa.

Um bom controle passa pelo caixa e banco da empresa, com a finalidade de organizar recebimentos, fluxo, datas de recebimento, receitas provenientes de vendas a prazo. Além de organizar esta área, gera-se informações importantes para setores de cobrança, vendas e crédito.

Não devemos esquecer das contas a pagar, sempre organizando por datas e valores com o objetivo de honrar os compromissos da empresa.

Por fim, mas não menos importante, o controle de despesas, que servirá para acompanhar os gastos incorridos no mês e até servir de base para um corte rigoroso, caso necessário.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

É de grande importância seguir este aparato básico descrito acima se o objetivo for organizar as finanças da empresa, pois sem uma gestão minuciosa de cada conta da organização pode levar empresas a fecharem as portas, o que sabemos não ser nada confortável para quem o faz. Uma péssima gestão inicial dificilmente é salva se medidas corretivas não forem tomadas a tempo, portanto consultem um profissional e informem-se, pois grande parte do caminho para o sucesso é a organização financeira de sua empresa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

https://www.ecrconsultoria.com.br/pt-br/insights/artigo/gestao-financeira/importancia-da-gestao-financeira

 

Maitê Farias Castro Alves

(Graduanda em Processos Gerenciais pela Universidade Anhembi Morumbi)


Publicado por: Maitê Farias Castro Alves

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.