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FRETE – Conceito e Tipos

Breve resumo sobre Frete

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Quais os Tipos de Fretes Existentes no Brasil? Como Calcular o Valor de Um Frete Marítimo? O Que Incluir no Custo do Frete Rodoviário?

Do francês “fret”, o termo “frete” está relacionado ao aluguer de um meio de transporte para levar e trazer produtos ou pessoas. Alguns autores conceituam frete como sendo o preço que se paga pelo uso ou – locação – de embarcação ou qualquer outro meio de transporte (rodoviário, marítimo, ferroviário ou aéreo) pertencente a outro. Esse preço depende do tipo de carga, do modo de transporte (caminhão, navio, trem, avião), do peso e do volume da carga e da distância a ser percorrida até o ponto de entrega da carga.

Tipos de Frete

O contrato de transporte de mercadorias (frete) pode ser classificado conforme o modal selecionado, as características de contratação da carga e os tipos de serviços agregados:

1 – Por modais: frete Marítimo / Aéreo / Ferroviário / Rodoviário.

2– Quanto à origem / ao destino: fretes nacionais / internacionais.

3 – Quanto às características da contratação e serviços (somente fretes rodoviários):

  • Serviço de lotação ou carga direta, ou ainda, Carga Fechada (FTL) – envolve apenas a coleta na porta do embarcador de um caminhão lotado e a entrega no destinatário;
  • Serviço de carga fracionada (LTL), distribuição local – compreende a coleta na origem, o transporte até um terminal da própria cidade ou região e a entrega no destino, dentro de um raio pequeno;
  • Serviço de carga fracionada (LTL), distribuição regional – a carga é coletada, levada para o terminal de origem, processada, transferida para o terminal de destino, reprocessada e entregue no destinatário;
  • Serviço de carga fracionada (LTL) com distribuição via terminal de trânsito ou consolidação – parecida com a operação anterior, porém a carga é reprocessada em um ou mais terminais de trânsito ou de consolidação intermediários, entre o terminal de origem e de destino.

Frete Marítimo

O valor do frete marítimo é composto pelo custo básico de frete e pelas várias taxas ou pelos percentuais, que são adicionadas conforme as características da carga e do trajeto. No valor do frete marítimo básico prevalece a cobrança pela relação peso/volume da carga, que é sempre favorável ao transportador. Exemplo: um cubo de metal mede 2m3, mas pesa 4000 kg, compondo o frete a partir do peso, pois é o fator que gera maior receita para o armador.

Nas cargas, cuja relação peso/volume for menor que 1 t / m3, o valor do frete será sempre calculado pelo volume. Ao frete marítimo básico são acrescentadas várias taxas e sobretaxas por meio de um percentual destinado a cobrir determinados custos, com justificativas diversas para aplicação da cobrança, como, por exemplo:

1 – Bunker Surcharge (sobretaxa de combustível): é a taxa aplicada em percentual sobre o frete básico para cobrir custos de combustível durante a viagem;

2 – Heavy Lift Charge (taxa para volumes pesados): é cobrada para embarque, desembarque ou arrumação da mercadoria no navio. O Heavy Lift é cobrado progressivamente e costuma ser aplicado a volumes com peso bruto superior a 5.000 ou equivalente a 5 toneladas.

Frete Aéreo ou Ferroviário

O valor do frete aéreo e do frete ferroviário é composto pelo custo básico de frete e pelas taxas ou percentuais adicionados, conforme as características da carga e do trajeto. No valor do frete básico prevalece a cobrança por peso da mercadoria multiplicada pela distância do trajeto.

Exemplo: R$ / (tonelada x quilômetro) ou US$ / (tonelada x quilômetro). Ao frete básico são acrescentadas várias taxas e sobretaxas por meio de um percentual destinado a cobrir determinados custos, com justificativas diversas para aplicação da cobrança, como, por exemplo:

  • Tempo de permanência da carga no terminal de embarque ou de desembarque. Manuseio da mercadoria nos terminais.
  • Uso de máquinas (empilhadeiras, guindastes etc.), para movimentar a carga.
  • Prioridade no embarque ou desembarque.

Frete Rodoviário

O valor do frete rodoviário é composto pelo custo básico de frete, pelas várias taxas ou pelos percentuais adicionados, conforme as características da carga e do trajeto. No valor do frete básico prevalece a cobrança por peso da mercadoria multiplicada pela distância do trajeto.

Exemplo: R$ / (tonelada x quilômetro) ou US$ / (tonelada x quilômetro). O valor do frete rodoviário básico é estabelecido por faixas de distância percorrida, como, por exemplo:

  • Distribuição / coleta local: envolve a coleta na origem, o transporte até um terminal da própria cidade ou região urbana e a entrega no destino, dentro de um raio pequeno;
  • Frete de curta distância: ocorre entre cidades com distâncias até 400 km;
  • Frete de média distância: ocorre entre cidades com distâncias entre 400 e 1.200 km;
  • Frete de longa distância: ocorre entre cidades com distância superior a 1.200 km. Ao frete básico são acrescentados os custos e as taxas, conforme o aproveitamento do veículo, os serviços, acessórios, impostos e pedágios.

A) Serviço de lotação ou carga direta, ou ainda, Carga Fechada (FTL) – envolve apenas a coleta na porta do embarcador de um caminhão lotado e a entrega no destinatário. Os fretes desse tipo de serviço poderão ainda ser cobrados por tipo de veículo:

  • Frete Percentual: o valor é estabelecido como um percentual do custo da mercadoria transportada. É bastante comum em contratos a longo prazo;
  • Frete peso: o valor é estabelecido com base no peso da mercadoria e na distância a ser percorrida.

Cada tipo de serviço de transporte rodoviário destacado abaixo possui tabela semelhante ao do frete lotação, porém com valores diferenciados, considerando sempre a faixa de distância e o veículo utilizado.

B) Serviço de carga fracionada (LTL), distribuição local – envolve a coleta na origem, o transporte até um terminal da própria cidade ou região e a entrega no destino, dentro de um raio pequeno.

C) Serviço de carga fracionada (LTL), distribuição regional – a carga é coletada, levada para o terminal de origem, processada, transferida para o terminal de destino, reprocessada e entregue no destinatário.

D) Serviço de carga fracionada (LTL) com distribuição via terminal de trânsito ou consolidação – a operação é parecida com a anterior, porém a carga. É reprocessada em um ou mais terminais de trânsito ou de consolidação intermediários entre o terminal de origem e de destino.

Custo do Frete Rodoviário

Além do valor pelo serviço de transporte pago ao transportador, o custo também deve incluir algumas taxas:

  • Taxa de ad valorem: é um percentual calculado sobre o valor declarado na nota fiscal da mercadoria transportada, geralmente equivale ao seguro da mercadoria;
  • GRIS: taxa de gerenciamento de risco, cobrada sobre o valor da mercadoria transportada, independentemente da distância percorrida;
  • Impostos e administração: cobrados sobre o valor do frete pago ao transportador;
  • Pedágio: valor cobrado nas estradas durante o trajeto.

REFERÊNCIAS

VALENTE, A. M. Gerenciamento de Transporte e Frotas. Cengage, 2008.

VALENTE, A.M.; PASSAGLIA, E; SANTOS, S. Qualidade e Produtividade nos Transportes. Cengage, 2008

JULIO CESAR S. SANTOS

Professor, Jornalista e Palestrante. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial e especialista em Marketing Estratégico


Publicado por: JULIO CESAR DE SOUZA SANTOS

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