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Faça o que diz

fazer sempre o que diz para ter sucesso com vendas.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Um dos principais desafios de quem lidera equipes de vendas é delegar e acompanhar o que foi delegado. Muita gente repassa a tarefa e abandona o assunto. Daí, quem recebeu a incumbência acaba, por alguma razão, não desenrolando o assunto e, mais cedo ou mais tarde, a problema vem à tona. Por exemplo, não raro deixamos de visitar, de dar feedback ou de prospectar clientes por não dar seqüência ao que foi combinado na reunião de vendas. Qual é o resultado disso? Acertou se respondeu muitas vendas perdidas.

Foi assim que Fernando criou uma terrível imagem de descrédito do tipo “deixa comigo” que acabou lhe custando muito caro profissionalmente. Ele era do tipo “o boa praça” que sempre tinha na ponta da língua, o que dizer para agradar o chefe. Sempre que, nas reuniões de vendas, surgia uma nova idéia, ele estava a postos para dizer: “poxa chefe, que maneiro! Foi uma grande sacada! Deixa comigo que vai dar tudo certo”. Adivinhe o que quase sempre acontecia?

Se pensou nada, acertou na mosca. A cena já era aguardada: com a pauta em mãos, antes de dar início ao encontro, o chefe repassava os assuntos pendentes da última reunião. E ai, é claro, Fernando tinha sempre uma boa desculpa para justificar a não realização de sua parte. Justificava, na maioria das ocasiões, dizendo que dependia do feedback de outra pessoa para fazer a coisa andar. Daí o motivo de sua tarefa continuar pendente. Mas, ele era engraçado e todos se divertiam muito quando chegava a sua vez de prestar contas. Como ele era jeitoso e agradava sempre, tinha crédito com o chefe.

Mas, pense bem e descobrirá que deve conhecer alguém com essas mesmas características, não é mesmo? Gente que concorda com quase tudo que o chefe diz, mas não faz quase nada do que concordou. Há outros que quase sempre não concordam com o chefe, mas acaba fazendo quase tudo que discordou. Mas, qual dos dois você escolheria para a sua empresa? Muita gente pensa que é melhor ter alguém que não concorda, mas faz, do que o contrário, não é mesmo? Ou você prefere o que concorda com tudo, mas nada faz?

Pois fique sabendo que os dois tipos não são bons modelos para a gestão de vendas dos dias atuais. Não devemos esquecer que o bom consultor de vendas é aquele que expressa seu ponto de vista de forma sincera e a defende evidenciando de forma cristalina a sua razão. Porém, quando esgotado o assunto, assume posição firme fazendo o que disse que faria. Gente assim você confia, pois saberá sempre o que dela esperar, não é fato? Para profissional desse quilate não falta emprego, pois há sempre clientes dispostos a ajudá-lo a vender mais. É aquele tipo que está dormindo e o cliente no restaurante dizendo para o colega: ”procura o meu amigo fulano de tal que ele vai fazer o melhor negócio para você”.

E quanto a você: faz sempre o que diz?

Pense nisso e ótima semana.

Evaldo Costa
Escritor, consultor, conferencista e professor.
Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”
Site: www.evaldocosta.com.br
E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com.br


Publicado por: evaldocosta

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