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CONTROLE E AVALIAÇÃO DE ESTOQUES

Análise sobre o controle e avaliação de estoques.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Como Identificar a Inflação de Demanda? Qual a Importância dos Vários Tipos de Controle e Avaliação de Estoques? Como Definir o Custo dos Produtos? Quais os Tipos de Inventários Existentes?

O descontrole entre a lei da oferta e a lei da procura ocasiona oscilações nos valores dos bens e serviços revendidos para o consumo dos clientes. No caso de a procura ser maior que a oferta de bens e serviços, os preços tendem a aumentar, e esse fenômeno é conhecido como inflação de demanda. Já no caso de a oferta ser maior que a demanda, os preços tendem a baixar, e esse fenômeno é chamado de deflação ([1]). Os vários tipos de controle e avaliação de estoques de mercadorias têm por objetivo demonstrar a variabilidade ocorrida nos preços. Entenda melhor a partir do exemplo a seguir:

  • Compra de um item do produto “Y” por R$ 10,00 no tempo “1”.
  • No tempo “2”, é feita outra compra, no valor de R$ 12,00 e, por isso, agora temos duas unidades do mesmo produto, sendo possível observar que o preço variou 20% da 1ª para a 2ª unidade. Dessa maneira, ocorreu inflação.

Segundo RIBEIRO (2013), o custo dos produtos é definido tendo como referência o valor de compra informado no documento fiscal de aquisição. Os valores de despesas como fretes, seguros e impostos, por exemplo, também constam da nota fiscal, porém não terão incidência sobre o preço de venda dos produtos. De igual maneira, também não compõem o custo de aquisição os descontos comerciais, os abatimentos, os juros de compra a parcelas etc.

  • Alterações no valor das compras e vendas: Nos casos em que o frete for pago pela empresa compradora, este deverá ser incluído no valor do estoque dos produtos adquiridos
  • Conceitos relacionados à compra e à venda de mercadorias: A venda de mercadorias corresponde à receita bruta de vendas. Por sua vez, o custo de mercadorias vendidas corresponde às despesas.

Sabe-se que uma empresa pode realizar aquisições em datas diferentes, sendo assim, o custo da mercadoria pode sofrer alterações. Em função disso, a organização precisa adotar um tipo de critério para avaliar seu estoque. Os tipos de critérios mais utilizados são Custo específico, Custo de reposição, PEPS, UEPS, Custo médio ponderado móvel.

Grau de Importância do Controle de Estoques

Segundo Crepaldi S. e Crepaldi G. (2018), os métodos de avaliação de estoques têm por objetivo básico realizar a separação do custo dos produtos entre o que já foi vendido e o que ainda não foi vendido. Essa prática configura uma etapa de fundamental relevância na árdua missão de controlar os custos nas empresas. Em última instância, controlar os estoques representa as ações pertinentes ao registro de toda a movimentação dos estoques. O emprego individual de métodos de avaliação de estoques já é amplamente adotado pelas organizações, porém o uso em conjunto configura não apenas melhorias, mas também uma prática de grande utilidade, tendo em vista que existem diversas estratégias a serem adotadas e questões a serem resolvidas no cotidiano empresarial.

A organização que opta pelo inventário periódico (veremos no tópico seguinte), explica Ribeiro (2013), acumula grande concentração de trabalho ao final do período, pois ainda será preciso seguir todas as etapas para a apuração do resultado. Tal empresa não realiza qualquer controle durante o ano, apenas ao final, havendo total descontrole de informações relevantes e, ao contrário da organização que controla seu estoque constantemente, no encerramento do ano, os procedimentos são reduzidos. É necessário apenas mensurar o resultado bruto, uma vez que os custos das mercadorias vendidas foram calculados, e seus respectivos registros contábeis feitos, no decorrer do ano.

  • A contabilização minimiza erros no resultado apurado: Se os procedimentos contábeis forem realizados corretamente, os riscos de existir informações equivocadas serão menores. Isso viabilizará tomadas de decisão com informações corretas para a apuração do resultado do exercício.
  • Atividades realizadas com mercadorias: As atividades básicas que ocorrem com as mercadorias são classificadas como compras e vendas.

Para as empresas é muito vantajoso para as empresas controlar seus estoques, uma vez que as informações se encontram disponíveis mediante os registros contábeis das entradas e saídas das mercadorias, visto que estes passam por apuração e contabilização todos os dias. Quando uma organização controla seus estoques, ela tem informações acessíveis para as tomadas de decisão concernentes à gestão de vendas, já que se encontram registradas contabilmente.

Tipos de Inventários

No livro de registro de inventários, devem ser listados: as mercadorias, os produtos manufaturados, os materiais diretos, os produtos acabados, os produtos em processo e os produtos em almoxarifado, todos com referências que contribuam para seu reconhecimento. Tudo que constar do estoque da empresa na data do balanço patrimonial deve ser registrado nesse livro. Além disso, é necessário também que a organização registre no livro os bens da empresa que estiverem fora de seu ambiente, isto é, em poder de terceiros, independentemente da finalidade (para venda ou manutenção). Os inventários podem ser periódicos ou permanentes.

O primeiro tipo é um método contábil simples, em que a contagem do estoque, ou seja, a apuração do resultado, é realizada apenas ao final do período. Em geral, o período de apuração do resultado dura 12 meses, semelhante ao ano civil, o qual é chamado de exercício social. Existem organizações que, por conveniência, para atender aos procedimentos da gestão, ou, ainda, para atender a fins legais, realizam a apuração de seus resultados em períodos menores, podendo ser mensal, trimestral ou semestral. Por sua vez, o inventário permanente é um método contábil em que os resultados podem ser apurados a todo momento. O termo “inventário permanente” revela a prática permanente de apuração de estoques, isso significa que os estoques sofrem atualização constantemente. O custo das mercadorias vendidas é obtido a todo momento e, quando uma empresa adota esse tipo de inventário, toda vez que uma compra ou venda é realizada, os saldos são atualizados no mesmo momento, diferentemente do que ocorre com o inventário periódico.

  • Controle de estoques feito por meio de ficha manual ou eletrônica: A utilização de fichas de controle de estoque, independentemente de serem manuais ou eletrônicas, favorece o controle do estoque, viabilizando também o acesso rápido a informações pertinentes ao estoque.
  • Mensuração dos estoques: Os estoques, obrigatoriamente, devem ser calculados pelo valor de custo, ou, ainda, pelo valor realizável líquido. Entre os dois valores, o menor valor deve ser escolhido.

CRITÉRIOS de AVALIAÇÃO de ESTOQUES

RIBEIRO (2013) explica que o critério do custo específico é o que destina a cada produto estocado um preço específico. É um tipo de critério a ser aplicado a bens de simples reconhecimento, como, por exemplo, imóveis a serem revendidos, veículos etc. O critério do custo específico também pode ser utilizado nos custos de materiais empregados diretamente na produção, desde que o material não passe pelo departamento de almoxarifado. O critério do custo de reposição é o que tomará como base para custo o preço de mercado, ou seja, o preço que custou os produtos de reposição. O termo “PEPS” quer dizer “primeiro que entra, primeiro que sai”. Também é chamado de “FIFO”, o que, em inglês, significa first to in, first to on.

No critério PEPS, os produtos adquiridos primeiro deverão sair do estoque primeiro. Dessa forma, serão atribuídos aos produtos em estoque os custos mais recentes, pois as mercadorias mais antigas já terão sido vendidas. Por seu turno, o termo “UEPS” quer dizer “último que entra, primeiro que sai”. É também chamado de “LIFO”, do inglês last to in, first to out. No critério

UEPS, os produtos adquiridos por último deverão sair do estoque primeiro.

Dessa forma, serão atribuídos aos produtos em estoque os custos mais antigos, pois as mercadorias mais recentes já terão sido vendidas.

O outro critério que precisamos conhecer é o custo médio ponderado móvel.

Nesse critério, os produtos são avaliados em função da média dos custos de aquisição. Sempre que ocorrer uma nova compra ou venda, o custo médio será alterado. Por esse motivo, é considerado móvel. Quando ocorrer deflação na economia, os resultados encontrados no PEPS e no UEPS, bem como o custo do produto e do estoque final, serão invertidos. No método conhecido como NIFO (do inglês: next to in, first to out), ou “preço de reposição”, a venda do material é avaliada considerando-se o preço de mercado. Em caso de inflação, o estoque final é o mais alto de todos. Já em caso de deflação, o menor de todos.

REFERÊNCIAS

CREPALDI, S. A.; CREPALDI, G. S. Contabilidade de custos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

MARTINS, E. Contabilidade de custos. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

RIBEIRO, O. M. Contabilidade de custos fácil. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

SANTOS, J. J. Manual de contabilidade e análise de custos. 7. ed. São Paulo:

Atlas, 2017.

VICECONTI, P.; NEVES, S. das. Contabilidade de custos: um enfoque direto e objetivo. 12. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.


([1]SANTOS, J. J. Manual de contabilidade e análise de custos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

JULIO CESAR S. SANTOS

Professor, Jornalista e Escritor. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial e especialista em Marketing Estratégico


Publicado por: JULIO CESAR DE SOUZA SANTOS

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