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CICLO DE VIDA DO PRODUTO - CVP

Administração

O Ciclo de Vida do Produto (CVP) é um modelo de como as vendas de um produto se comportam com o passar do tempo.

RESUMO

Esse trabalho tem como objetivo apresentar de forma detalhada a importância do estudo sobre o ciclo de vida do produto, estamos tão acostumados a ver o constante “entra e sai” de produtos de todos os tipos no mercado que nem paramos para pensar no processo que determina tudo isso. Afinal, será que é à toa que as empresas decidem baixar o preço de uma mercadoria ou tirá-la de vez do mercado? Como saber a hora certa de começar a trabalhar em novas soluções para oferecer ao público? Tudo isso é definido pelo ciclo de vida do produto, que deve ser observado de perto por quem deseja se manter relevante na disputa pelos clientes.

Palavras-chave: Produto, Mercado, Empresas.

ABSTRACT

This paper aims to present in detail the importance of the study on the product life cycle, we are so accustomed to see the constant "in and out" of products of all kinds in the market that we do not even stop to think about the process that determines all this. After all, is it for any reason that companies decide to lower the price of a good or take it out of the market? How to know the right time to start working on new solutions to offer to the public? All of this is defined by the product life cycle, which must be closely observed by those who wish to remain relevant in the dispute for customers.

Keywords: product, market, companies.

1 INTRODUÇÃO

O Ciclo de Vida do Produto (CVP) é um modelo de como as vendas de um produto se comportam com o passar do tempo. Ele é utilizado como base para se tomar decisões em relação a um produto, por exemplo: devo investir em propaganda? Devo diminuir o preço? Devo sair deste mercado?

O Ciclo de Vida do Produto assume que todo produto passará por etapas definidas de seu lançamento até sua descontinuação. Essas etapas são inspiradas no ciclo de vida biológico e levam os nomes: Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio. A etapa do modelo não tem duração determinada, variando de acordo com o produto.

Conhecendo cada etapa do Ciclo de Vida do Produto, você consegue entender a fase que seu produto vive e, então, definir qual a melhor estratégia a se seguir.

2 INTRODUÇÃO CICLO DE VIDA DO PRODUTO

A Introdução acontece desde o lançamento do produto até o momento em que as vendas começam a aumentar de maneira consistente. Durante esse período, a produção é pequena e as vendas são limitadas a pequenos grupos de pessoas. Nesta etapa há pouca ou nenhuma concorrência.

Se caracteriza por um lento crescimento das vendas, poucas empresas em competição, geralmente com elevado risco e baixo retorno financeiro. A aposta estratégica é a colocação da ênfase na inovação e na qualidade.

Em um mercado em introdução, você deve investir nas validações de mercado: qual a melhor maneira de produzir? Qual a melhor maneira de atrair clientes? Qual a melhor estratégia para escalar as vendas?

- As vendas são limitadas
- O lucro é mínimo
- Quase não há concorrência

3 CRESCIMENTO CICLO DE VIDA DO PRODUTO

O Crescimento é a etapa onde o produto ganha uma forma comercial sólida para a produção em escala. O produto já demonstrou seu valor e que possui demanda. Durante essa fase, muitos competidores começam a aparecer e as vendas começam a aumentar.

Se caracteriza pelo crescimento exponencial da procura, acompanhada de uma tendência de massificação, com uma melhoria substancial da rentabilidade. É um período com muitas empresas entrando e saindo do mercado. A aposta estratégica é a colocação da ênfase na qualidade, na redução de custos, nos canais de distribuição e no lançamento de novas versões do produto.

Em um mercado em crescimento, você deve investir para se tornar o líder e escalar as vendas mais rápido do que os concorrentes, porque isto será decisivo na próxima etapa.

Com isso, aumenta também a concorrência, que passa a fazer ofertas similares em preço e características, o que força ainda mais a criação de uma estratégia sólida de marketing.

- As vendas começam a aumentar rapidamente
- O lucro é alto
- Muitos concorrentes entram no mercado

4 MATURIDADE CICLO DE VIDA DO PRODUTO

A Maturidade é a etapa onde o mercado alcança seu tamanho máximo, isto é, o produto, as vendas e a quantidade de concorrentes se estabiliza. Em geral, a maturidade é a maior fase em tempo.

O ritmo de crescimento das vendas dá sinais de abrandamento e intensificam-se fortemente os níveis concorrenciais entre as empresas, visíveis nas frequentes guerras de preço e publicidade. As principais apostas estratégicas são o lançamento de novos produtos e serviços complementares com o objetivo de conseguir diferenciar a oferta e conquistar o domínio em determinados segmentos de mercado. Continua a aposta na colocação da ênfase nos baixos custos e agora também na comunicação.

Começa uma verdadeira guerra pela preferência do consumidor, que vai desde os abaixar preços até fazer esforços de marketing e branding.

Em um mercado em maturidade, você deve investir para se diferenciar e conseguir manter o lucro alto, porque os concorrentes começarão uma guerra de preços.

- As vendas se estabilizam
- O lucro começa a diminuir gradativamente
- O mercado satura de concorrentes

5 DECLINIO CICLO DE VIDA DO PRODUTO

O declínio é a etapa em que as vendas começam a cair. Normalmente essa fase é marcada por uma mudança no mercado ou na sociedade. Pode ser que um produto melhor tenha sido lançado, pode ser que o produto não tenha mais utilidade, pode ser que a moda tenha mudado, etc.

Essas mudanças incluem o lançamento de novas soluções, a evolução do gosto dos clientes e as mudanças tecnológicas que tornam o produto atual ultrapassado.

Nesse estágio, com as margens de lucro ficando cada vez menores, é natural que as empresas comecem a investir em novas soluções.

Em um mercado em declínio, você deve garantir que todo o estoque seja vendido, sem perdas e com o máximo de lucro possível.

- As vendas começam a despencar
- O lucro diminui
- Os concorrentes começam a sair do mercado e lançam novos produtos

6 CONCLUSÃO

Entender e observar o ciclo de vida do produto é fundamental para quem deseja se manter competitivo no mercado e atender a demanda do público. Pôde-se sugerir um esboço de diretrizes de estratégias de mercado focado na primeira fase do ciclo de vida do produto: o de desenvolvimento ou lançamento. Este modelo simples pode ser aplicado na orientação do estabelecimento de estratégias voltadas para o mercado, de forma cíclica e baseia-se em três questionamentos chave, nesta mesma ordem: quem, qual e como. O estudo do ciclo de vida do produto e suas inúmeras estratégias utilizadas no decorrer de cada fase são importantes, já que o objetivo principal das empresas é permanecer no mercado como melhor posicionamento possível. A aplicação da correta estratégia pode traduzir em retardamento da fase de declínio do produto, o que, intuitivamente, traz maior vantagem para a empresa.

7 REFERÊNCIAS

CHEHEBE, JOSE RIBAMAR. Analise do Ciclo de vida do Produto. São Paulo: Saraiva, 5ª Ed., 2005.

BAXTER M, Projeto do Produto –guia prático para o desenvolvimento de novos produtos–1 edição, Inglaterra: Edgard Blucher ltda, 1998.

TAVARES, M. C.; Gestão Estratégica, 1ª ed, São Paulo, Ed Atlas S.A., 2000.

IRIGARAY H.A., VIANNA A., NASSER J.E., et al., Gestão de desenvolvimento de produtos e marcas. 2ª ed, Rio de Janeiro, Ed FGV, 2006.

O CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO – CVP. Disponível em:www.infoescola.com/administracao_/ciclo-de-vida-de-um-produto/


Por Bianca Aparecida Jonko Crestani;
Evandro do Prado
;
José Aldair Gonçalves de Oliveira
;
Sidney José da Costa
;
Eduardo Augusto Dreweck Mota
 – Planejamento Estratégico.


Publicado por: Evandro do Prado

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
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