Avaliação de desempenho por competências
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Qual o Principal Objetivo de Uma Avaliação de Desempenho? Por Que a Avaliação de Desempenho Por Competências Propicia Bons Resultados? Como se Define as Competências Individuais? Como Mapear as Competências Requeridas?
O principal objetivo empresarial de uma Avaliação de Desempenho é entender os resultados que cada profissional pode propiciar a organização, comparando-os com as metas preestabelecidas. Através de uma avaliação de desempenho é possível identificar os aspectos em que cada colaborar precisa melhorar. Essa ferramenta auxilia o desenvolvimento dos colaboradores e da organização, quando atinge um melhor nível de eficiência operacional e pessoal.
Uma avaliação de desempenho permite identificar os colaboradores que estão em consonância com as necessidades da empresa, os que precisam ser desenvolvidos e os que devem ser desligados por não apresentarem os resultados esperados. Além disso, a avaliação de desempenho mapeia as expectativas dos colaboradores, mede o seu grau de satisfação e permite elaborar treinamento adequado para os que precisam se desenvolver.
A avaliação de desempenho deve fazer parte da visão estratégica da organização, pois ela evidencia os pontos fortes e os pontos de melhoria, tanto no que diz respeito a cada colaboradora quanto às equipes. Existem algumas técnicas tradicionais de Avaliação de Desempenho como as Escalas Gráficas; a Escolha Forçada; a Pesquisa de Campo; os Incidentes Críticos; a Lista de Verificação e a Avaliação Participativa. Mas, nesse texto, iremos focar na técnica de avaliar por competências requeridas.
Avaliação de Desempenho Por Competências
Trata-se de uma análise das aptidões de cada colaborador conforme sua função e/ou cargo. O principal objetivo é mensurar a contribuição de cada um dos colaboradores a partir do relacionamento entre o seu desempenho e as competências fundamentais para cumprir sua função. Especialistas em Recursos Humanos vêm afirmando que a Avaliação de Desempenho Por Competências propicia ótimos resultados, pois ela se apoia na famosa afirmativa de que "o que pode ser medido, pode ser melhorado." (Peter Drucker) ([1])
Esse tipo de avaliação pode ser aplicado para obter melhor entendimento das causas de desempenhos negativos, identificar como esse desempenho pode ser melhorado e promover a satisfação do colaborador. Após a aplicação de um treinamento, pode-se verificar se o funcionário atingiu o nível desejado e, além disso, a Avaliação de Desempenho Por Competências identifica novos talentos e promove resultados com maior qualidade.
Competências
Na prática, uma competência diz respeito à aptidão, à habilidade e à capacidade de um colaborador em resolver problemas. A competência pressupõe uma ação que agrega valor diante de novas situações e, a competência profissional, nos remete à ideia de capacidade; ou seja, à soma de conhecimentos e/ou habilidades. Sendo assim, as competências podem ser definidas como um conjunto de Conhecimentos (C), Habilidades (H) e Atitudes (A). ([2]). As Competências podem ser classificadas em:
Competências Técnicas
Normalmente são pré-requisitos para que um colaborador ocupe determinado cargo e envolvem uma formação acadêmica adequada à vaga, os cursos de especialização, os idiomas dominados pelo colaborador, as habilidades com programas de computadores e o grau de conhecimentos gerais do (a) candidato (a). Além de definir a competência técnica necessária, é fundamental definir também o nível de conhecimento requerido, que pode ser:
- Elementar
- Básico
- Fundamental
- Sólido
- Profundo
Diante disso, o gestor deve estar atento na aplicação dessa avaliação a fim de evitar distorções, ser imparcial e manter o sigilo sobre os resultados dessa avaliação. Mas, para aplicar a Avaliação de Desempenho Por Competências devemos seguir as seguintes etapas:
- Definir a metodologia
- Definir quais competências serão analisadas
- Definir a forma de aplicação
- Definir a frequência das avaliações
- Elaborar os questionários para a avaliação
- Executar a avaliação
- Identificar e mapear os próximos passos
- Avaliar o processo.
Mapeamento das Competências Requeridas
Trata-se da estruturação das habilidades organizacionais que a empresa buscará desenvolver em seus funcionários. Esse mapeamento tem como intuito desenvolver as competências individuais a ponto de melhorar a performance e os resultados de todo o time. Existem diversas formas de efetuar o levantamento das competências requeridas, tais como:
- Elaboração de uma lista com todas as competências desejadas
- Observação do trabalho dos colaboradores
- Questionários individuais (Pesquisa Qualitativa e Quantitativa)
- Consolidação dos resultados
Existem algumas formas de aplicar a avaliação de desempenho, tais como:
- Direta: Pode ser realizada com ou sem a presença do colaborador.
- Indireta: Pode ser realizada quando o questionário de avaliação de desempenho é disponibilizado para todos os envolvidos na avaliação, no ambiente de trabalho.
- Anônima: Quando o colaborador responde às questões sem precisar se identificar.
- Nomeada: Quando a empresa exige a identificação do colaborador.
Elaboração dos Questionários
Independentemente da metodologia que será utilizada ou da forma como será aplicada, a Avaliação de Desempenho Por Competências deverá apresentar um questionário como base de avaliação. Esse questionário deverá conter as questões sobre o desempenho e comportamento do funcionário. Todas as questões deverão ser relacionadas com as competências essenciais para o cargo e/ou função.
É importante lembrar que esse conteúdo deve definir os objetivos gerais e individuais. Além disso, deve-se estruturá-lo corretamente, estabelecendo escalas de avaliação. Uma das etapas fundamentais da avaliação é apurar os resultados e encaminhá-los aos avaliados. Essa apuração pode ser realizada sob a forma de relatório, através de gráficos ou do plano de desenvolvimento individual.
REFERÊNCIAS
BRANDÃO, Hugo P. “Mapeamento de Competências: Ferramentas, Exercícios e Aplicações em Gestão de Pessoas”. Ed. Atlas, São Paulo, 2017
LEME, Rogério. “Avaliação de Desempenho com Foco em Competência”. Ed. Qualitymark, Rio de Janeiro, 2019.
([1]) DRUCKER, Peter. “O Gestor Eficaz Ed. Actual, São Paulo, 1990
([2]) CHA é um acrônimo para Conhecimento, Habilidade e Atitudes. É considerado como o tripé das competências, sendo manifestado na forma de pensar, sentir e agir do indivíduo. Esse conceito foi proposto em 1996 por Scott B. Parry
JULIO CESAR S. SANTOS
Professor, Jornalista e Palestrante. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial e especialista em Marketing Estratégico
Publicado por: JULIO CESAR DE SOUZA SANTOS
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