AS FERRAMENTAS DO MARKETING DIGITAL APLICADO NA EMPRESA DO E-COMERCE BRASILEIRO
As influências sobre o marketing digital são capazes de interferir profundamente nas organizações.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
RESUMO
As influências sobre o marketing digital são capazes de interferir profundamente nas organizações. Assim, o fator tecnológico impacta fortemente sobre os negócios, colocando para as empresas a necessidade de promoverem mudanças na forma de se relacionar com os seus consumidores, divulgar seus produtos e serviços, alterando até mesmo a forma de venda. Os avanços da informática levaram à produção de vários dispositivos de comunicação e informação e ao desenvolvimento da internet, rede de computadores, que se popularizou. A partir de então, as organizações tiveram a necessidade de incluir as plataformas e os dispositivos digitais no planejamento de marketing. A pesquisa mostra que as empresas vem realizando investimento de parte dos seus recursos para realização do marketing em meios tradicionais e nas plataformas e dispositivos digitais, sendo que obtém retorno em suas estratégias, pois alcança o engajamento e a participação do consumidor, nas ações desenvolvidas na internet, as quais certamente se refletem nos resultados financeiros da empresa.
Palavras-chave: Ferramenta de Marketing. Marketing Digital. E-commerce no Brasil.
ABSTRACT
Influences on digital marketing are able to interfere deeply in organizations. Thus, the technological factor has a strong impact on business, placing on companies the need to promote changes in how they relate to their consumers, to publicize their products and services, and even change the way they are sold. Advances in computing led to the production of various communication and information devices and to the development of the internet, a computer network, which became popular. Since then, organizations have had to include digital platforms and devices in marketing planning. The research shows that companies have been investing part of their resources to carry out marketing in traditional media and in digital platforms and devices, obtaining a return on their strategies, as it reaches the engagement and the participation of the consumer, in the actions developed in the which are certainly reflected in the company's financial results.
Keywords: THE DIGITAL MARKETING TOOLS APPLIED TO THE BRAZILIAN E-COMMERCE COMPANY
SOUZA, Francimar Santos. Graduado em Administração de Empresa, Mestre em Internacional Business, Especialista Em Gestão de Marketing, Docência do ensino Superior, Consultor de Gestão de Negócio, professor do ensino superior na área de Marketing e Empreendedorismo. francimar.souza01@etec.sp.gov.b
INTRODUÇÃO
Para o bom rendimento das organizações, é fundamental atentar para as estratégias de marketing. Nesse sentido, entre as várias questões que precisam ser consideradas para a realização do planejamento de marketing, destaca-se o ambiente, o qual inclui as perspectivas micro e macro, de modo que as organizações devem considerar as influências do micro e do macroambiente. Relativo ao macro, a área de marketing deve estar atenta às forças que a afetam, entre as quais se inclui o fator tecnológico. Sendo assim, é importante para o marketing acompanhar o desenvolvimento de novas tecnologias que surgem em diversos campos, como a área da informação e da comunicação, por exemplo, a fim de estar a par das inovações que possam afetar os negócios.
A eletrônica e a informática promoveram profundas transformações na sociedade, mudanças que também possibilitaram ao marketing a implementação de novas ferramentas e técnicas, em seus estudos, pesquisas e formas de trabalhar o relacionamento com o consumidor.
Assim, o estudo das estratégias de marketing em plataformas e tecnologias digitais, como sites, blogs, sites de busca, sites de relacionamento social, aplicativos e dispositivos é relevante, pois isso impactou e transformou a sociedade, o mercado e os consumidores. Para se relacionar com seu público-alvo, o marketing necessita entender e utilizar plataformas e tecnologias digitais. Este artigo tem, pois, como objetivo refletir sobre essa realidade, de modo que aborda, primeiramente, a definição de marketing, seu planejamento e a formulação de estratégias. Em seguida, centra-se no que vem a ser a internet e seus usos, as diferentes plataformas e os dispositivos desenvolvidos para a utilização da rede, com o intuito de compreender sua relação com o marketing. Por fim, busca entender como são formuladas estratégias de marketing para plataformas digitais, ao estudar o caso das Lojas Renner, empresa que utiliza esses recursos digitais no marketing da organização, para construir seu relacionamento com seu público-alvo.
Definição de Marketing
Segundo Philip Kotler e Kevin Lane Keller (2006), o mercado já foi definido como o local físico partilhado por compradores e vendedores, para negociar produtos. Em sua etimologia, observa Siqueira (2005), o mercado seria um centro de comércio ou mesmo uma povoação em que existe uma movimentação comercial de porte.
Kotler (2006) afirma que, comumente, a área de marketing utiliza o termo mercado para definir determinados grupos de clientes. Nesse sentido, os vendedores são compreendidos como um setor e os consumidores, como mercado. Atualmente, segundo Kotler (2006), a definição de mercado também abarca questões relativas ao local e à disposição espacial. O local de mercado ou marketplace é relativo ao espaço físico, como, por exemplo, um shopping, enquanto o marketplace ou mercado digital é o lugar digital, que pode ser um site de uma loja na internet.
Atender aos desejos e às necessidades do mercado, definido para um produto ou serviço, é função do marketing. Cobra (2009) observa que os profissionais da área tomam decisões considerando os desejos e as necessidades dos consumidores. Conforme Kotler e Keller (2006), marketing é a técnica que tem por objetivo a organização é necessário estudar o mercado e ter um parâmetro de todas as inovações executadas na concorrência e assim construir um plano de ação para ganhar da concorrência.
Kotler (2006) argumenta que o objetivo do marketing seria conhecer e entender o cliente tão profundamente, que o produto ou serviço adequado autopromova a sua venda. Cobra (2009) argumenta que o plano de marketing tem como ponto de partida o plano corporativo. O planejamento é a fase inicial da administração dos esforços de marketing e abarca várias atividades, observa Madruga (2011), como a análise de oportunidades, a seleção de mercados-alvo, a definição de estratégias e o controle da sua execução.
A partir da década de 70, várias tecnologias foram criando o cenário digital que temos atualmente. Entre elas, destacam-se o fax, o PC, computador pessoal, as impressoras, a internet, o telefone celular, o GPS. Quanto à questão do acesso à internet, a banda larga promoveu importante mudança (Gabriel, 2010), pois possibilitou uma grande transformação na condição do usuário da rede que até então se caracterizava por “estar conectado” e que passou a “ser conectado”. O “estar conectado”, explica a autora, é relativo ao fato de que as pessoas casualmente estão conectadas à internet, o que comumente ocorria no acesso à rede por conexão discada durante os anos 1990. Já o “ser conectado” é relativo à outra condição, pois isso quer dizer que parte da pessoa está na rede, vivendo em simbiose com ela. Com menor custo, a banda larga de internet impulsionou a participação das pessoas na rede. Essa participação é que fomenta o crescente poder no cenário contemporâneo de marketing, tornando possível que o consumidor atue, escolha, opine, crie, influencie e consuma conforme desejar.
Marketing digital
Segundo John Naughton, a internet teve origem em 1966 com o desenvolvimento dos protocolos que viriam a servir de base ao que é atualmente. A sua utilização foi inicialmente exclusivamente para fins militares e posteriormente académicos. Durante o ano de 1988, a sua utilização comercial foi legislada pelo Congresso dos Estados Unidos da América. As aplicações comerciais iniciais estavam maioritariamente relacionadas com serviços de e-mail.
Em E-commerce, Catalani et al. (2006) observam que, entre as novas tecnologias, podemos destacar a Internet, a qual segue transformando o modo como as pessoas trabalham, constroem relacionamentos e negociam. E o mais relevante aqui é que está mudando a maneira como as pessoas mantêm relacionamentos com as empresas e o próprio convívio entre empresas; e essas transformações atingem o governo também, que passa a se relacionar com a sociedade de modo diferente. Sendo assim, para organizar o uso da internet como ferramenta de marketing, as empresas necessitam conhecer a rede em profundidade, de modo a atingir bons resultados com seu uso. Gabriel (2010) argumenta que, na atualidade, o acesso à informação pode estar na tela de dispositivos móveis, os quais possibilitam interação de qualquer lugar e em qualquer tempo de modo que o consumidor assume lugar no centro das ações - processo de presença ativa em meio às marcas.
Nesse sentido, a marca torna-se responsável pela experiência receptiva que o consumidor terá, o que faz com que o planejamento do contato com o consumidor seja fruto de uma reflexão sobre a forma de utilização da mídia comumente praticada. Tradicionalmente, a propaganda, por exemplo, só ocorria quando havia propagação. Para que se propague nos dias atuais, um conteúdo necessita estar acessível ao consumidor, quando ele quiser acessar, processo que, conforme a autora, é denominado inversão do vetor de marketing. A autora destaca que o marketing de busca, o marketing em redes sociais e o marketing móbile assumem posição de destaque em qualquer estratégia de marketing, até mesmo nas estratégias de marketing de relacionamento e de marketing de experiência. O foco do marketing é a experiência do consumidor, sendo que a tecnologia que está possibilitando isso é a internet, e sua plataforma são as mídias sociais.
O marketing digital constrói o envolvimento com o usuário, atraindo-o para a participação em seu conteúdo ou mídia em ações como a realização de uploads de vídeos ou fotos, a postagem de comentários, vindo a ser fã da página da marca em sites de relacionamento. A cocriação acontece em situações em que os usuários auxiliam o pessoal do marketing no desenvolvimento de produtos e da publicidade. Por exemplo, isso pode ocorrer por meio de concursos que possibilitam ao consumidor criar a propaganda para a empresa.
As mudanças pelas quais a web passou foram definidas em três fases: a web 1.0, a web 2.0 e a web 3.0, dizem respeito muito mais a transformações no comportamento do usuário do que às tecnologias que possibilitaram tal transformação. A web 1.0 constitui a internet estática, em que os usuários navegam e fazem o consumo de informações. Já a web 2.0 é o meio da participação, em que os internautas fazem uso da web como plataforma para diversas formas de interação, por meio de blogs, vídeos, imagens e redes sociais. A web 3.0 é definida como a web semântica, em que, além da própria informação, o contexto e as ligações relacionadas a essa informação possibilitarão encontrar um significado que auxilie o uso da internet.
As estratégias de marketing são concebidas a partir dos 4 ps - produto, praça, preço e promoção – e até poucos anos atrás, o composto de marketing era utilizado somente com tecnologias tradicionais (Gabriel, 2010). Atualmente, os 4 ps podem ser suportados por tecnologia tradicional ou digital. Um software, como um antivírus, por exemplo, é um produto digital; o e-commerce e as redes sociais exemplificam a praça, que no caso é digital; os links patrocinados são definidos como promoção digital, pois se originam de ações de comunicação digital.
As Ferramentas do Marketing Digital
O mesmo acontece com o celular e outras tecnologias móveis, os quais são plataformas e não devem ser confundidas com estratégias. A forma como são utilizadas essas tecnologias define a estratégia móvel. Gabriel (2010) apresenta algumas plataformas/tecnologias digitais: páginas digitais: sites, minissites, hotsites, portais, blogs e perfis; e-mail: texto/vídeo-in-email; realidades mistas: realidade aumentada, virtualidade aumentada, realidade virtual: Seconde Life; tecnologias móbile: RFID, Mobile Tagging, SMS/MMS, Bluetooth, aplicativos, Mobile TV; plataformas digitais de redes sociais; plataformas digitais de busca: Google, Yahoo, Bing e outras; games e entretenimento digital; tecnologia inteligente de voz; vídeo/TV digital/vídeo imerso. A combinação dessas plataformas-tecnologias é a base para a conceção de estratégias digitais de marketing como: presença digital; e-mail marketing; mobile marketing; SMM (Social Media Marketing) e SMO (Social Media Optimization); SEM (Search Engine Marketing) e SEO (Search Engine Optimization).
As estratégias digitais podem relacionar vários tipos de tecnologia. Assim, uma estratégia de presença digital pode ser a combinação de site, blog e Facebook. Por sua vez, uma estratégia de mobile marketing pode ser realizada com tecnologia de realidade aumentada. Outro tipo de estratégia, a de marketing de busca, comumente utiliza uma combinação com estratégias SMM (Social Media Marketing) e Mobile Marketing (Busca Mobile). De modo a alcançar o objetivo de marketing proposto, as estratégias de marketing é que definem as ações que serão relacionadas. Pode ocorrer a utilização de tecnologias e plataformas digitais aliadas a tecnologias e plataformas tradicionais. A presença digital deve seguir a perspectiva do posicionamento de marca estabelecido pela organização. Inicialmente, para construir estratégias de marketing em redes sociais – SMM, como Facebook, Youtube e outras, é fundamental a elaboração de um plano de marketing e, após selecionar as mídias capazes de satisfazer os objetivos de marketing traçados. Sendo assim, as estratégias em redes sociais iniciam pelo desenvolvimento do plano de marketing com a definição dos objetivos, do público-alvo, da análise de ambientes, dos produtos e outros. Para as estratégias em rede social, deve-se conhecer bem a plataforma da rede, seu público e seus atributos. Os ambientes de redes sociais podem ser classificados basicamente a partir de duas perspectivas principais que norteiam as estratégias de marketing, que são a viralização e o poder analítico. A viralização diz respeito à capacidade do ambiente de alcançar e impactar um grande número de pessoas. Já o poder analítico está relacionado à capacidade deste em proporcionar relevância e credibilidade, que só são possíveis em ambientes que favoreçam ricas discussões e análises. Nesse sentido, um plano de marketing pode exigir um ambiente mais viral ou analítico, para alcançar um resultado positivo em suas estratégias.
(5 ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL).
- Search Engine Optimization: (SEO) O Search Engine Optmization, mais conhecido como SEO, é o conjunto de boas práticas que aplicadas em um site podem ajudá-lo a conquistar melhores posições no Google e em outras ferramentas de busca. Entre as melhores práticas de SEO podemos destacar o uso das palavras-chave certas em todo o conteúdo do site, o uso correto das tags HTML no código-fonte do site e a busca de links de outras páginas na internet direcionando para seu site O SEO é uma ótima ferramenta para gerar tráfego para um site no médio e longo prazo, gerando novas oportunidades de negócio para qualquer empresa.
- Links patrocinados: Assim como em uma estratégia de SEO, os links patrocinados têm o objetivo de garantir que sua empresa apareça nos resultados de busca do Google. Mas ao contrário do SEO, investindo em links patrocinados sua empresa aparecerá nos resultados de busca imediatamente após a criação de seu anúncio. Isso faz com que os links patrocinados sejam uma das melhores estratégias de marketing digital para as empresas que precisam gerar resultados mais rápidos.
- Marketing de Conteúdo: O marketing de conteúdo é uma das estratégias de marketing que mais tem se destacado nos últimos anos. Ele se baseia na oferta de conteúdos atraentes e de qualidade para gerar visitas no site de sua empresa, transformando estas visitas em oportunidades de negócio. Ajudando os clientes com suas dúvidas e problemas do dia a dia sua empresa irá se posicionar como uma autoridade em seu ramo de atuação.
- E-mail Marketing: O e-mail marketing foi uma das primeiras estratégias de marketing digital a ganhar destaque no mercado, e ainda hoje é uma ótima ferramenta para gerar negócios para sua empresa. Esse recurso ajuda a gerar tráfego no seu site e promover os produtos de sua empresa. Além disso, ele é indispensável para uma estratégia de nutrição de leads, gerando mais oportunidades de negócio para sua organização.
- Promoção nas mídias sociais: As redes sociais já fazem parte do dia a dia das pessoas e podem ser exploradas nas estratégias de marketing das empresas
O surgimento de novas tecnologias e a popularidade da internet banda larga mudaram a forma com que as empresas se relacionam com seus consumidores. Se antes os anúncios em rádio e televisão eram suficientes para garantir o sucesso de uma empresa, hoje é preciso fazer mais do que isso para conquistar novos clientes e garantir suas vendas. Por isso o marketing digital tem ganhado uma posição de destaque, tornando-se essencial para garantir o sucesso de qualquer estratégia de promoção
Um exemplo de uma empresa de sucesso com as ferramentas de marketing digital na modalidade E-comerce.
A Netshoes começou no varejo em 2000, com dois sócios, dois vendedores e apenas uma pequena loja física que vendia sapatos femininos e tênis. O sucesso inicial permitiu que a lojinha crescesse e as vendas fossem expandidas para academias e lojas em Shopping Centers. Apesar de estar indo bem, os sócios resolveram investir no e-commerce e viram as vendas na Internet se tornarem 70% do faturamento da empresa. O próximo passo foi fechar as lojas físicas e focar no e-commerce, decisão que os tornou uma grande varejista digital e atraiu investidores para o negócio.
A Netshoes alcançou o sucesso sendo um grande exemplo de empresa com foco no atendimento. A satisfação dos clientes é uma obsessão dessa gigante dos artigos esportivos na Internet. Alguns dos principais pontos que merecem ser comentados são:
➢ Atendimento rápido e eficiente
A Netshoes tem um dos melhores atendimentos ao cliente, com 100% das reclamações feitas no site Reclame Aqui atendidas, com
96% de soluções dadas e 74% dos clientes que reclamaram dispostos a voltar a comprar na loja virtual. Além disso, ela responde às reclamações em menos de 24 horas, enquanto outras grandes lojas virtuais demoram entre 5 e 7 dias. A operação de e-commerce da Netshoes realmente se preocupa com a confiança do cliente e você também deve fazer o mesmo.
➢ Boa logística:
As entregas da Netshoes são realmente rápidas, não decepcionando o cliente nesse ponto. Todos os prazos são cumpridos e a empresa sempre investe em estreitar os laços com parceiros de logística, como os Correios.
➢ Conhecer o cliente:
A Netshoes investe constantemente em conhecer melhor o cliente. Ela foi uma das primeiras operações de e-commerce a adotar sistemas de personalização de dados com o objetivo de recomendar produtos aos seus clientes. Além de aumentar as vendas, essa ação ainda estreita o relacionamento com o consumidor, que terá mais vontade de voltar à sua loja.
Com o aporte financeiro do fundo de investimento americano Tiger recebido em 2009, a Netshoes se focou em melhorar a sua operação, começando pela TI, passando por mudanças organizacionais na diretoria e terminando com investimentos maiores em comunicação e publicidade. Assim, se tornou uma gigante do e-commerce e chegou a um faturamento próximo a 1 bilhão de reais por ano. Apesar do número expressivo em seu faturamento, atualmente a netshoes vem passando por problema financeiro, pois a crise brasileira atingiu diretamente as vendas da empresa.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O marketing digital vem a ser a oportunidade que muitos esperam para apostar no novo, para inovar no mercado tradicional, onde tudo era feito com prazo, com muito acordo; neste novo âmbito têm-se em vista a agilidade, a comodidade e a facilidade do relacionamento entre quem compra e quem vende, sendo assim os serviços on- line conquistam cada vez mais espaço, fazendo com que marcas sejam lembradas, fidelizando clientes satisfeitos com os serviços oferecidos. Tornou-se uma opção com o custo menor e inovador, onde as empresas podem oferecer de modo fácil e rápido seu produto, agradando a todos os tipos de clientes e fixando sua marca no mercado.
A Mídia Digital é uma das formas que mais vêm crescendo atualmente; nesta nova modalidade de comunicação surgem rapidamente novas alternativas aos outdoors que poluíam as grandes cidades. Esta tecnologia está sendo utilizada para atingir os consumidores quando estes estão fora de seus domicílios. Ela também pode ser chamada de Mídia Digital, Mídia OOH (Out Of Home), Sinalização Digital, Merchandising Eletrônico, Mídia Eletrônica, Digital Signage.
Os consumidores já conseguem perceber as aplicações de Mídia Digital em inúmeros locais como, por exemplo, academias de ginástica, padarias, farmácias, consultórios, lojas de conveniência, lojas de materiais de construção, cafeterias, lanchonetes, restaurantes, consultórios, pet shops, shopping centers, ônibus, táxis, elevadores e TVs corporativas; e, assim as empresas estão ficando conhecidas de forma espontânea, de um modo que não saem mais do pensamento dos usuários. Nesta nova era de comunicação digital, além da rapidez de substituição das mensagens, economiza-se tempo e dinheiro, pois tudo é feito de forma virtual, com direito a movimento das imagens, efeitos digitais e som, quando necessário.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CATALANI, Luciane et al. E-commerce. Rio de Janeiro: editora FGV, 2006.
COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier: Campus, 2009.
GABRIEL, M. Marketing na era digital. Conceitos, plataformas e estratégias. SãoPaulo: Novatex, 2010.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São
Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
MADRUGA, Roberto Pessoa et al. Administração de marketing no mundo contemporâneo. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.
SIQUEIRA, Antonio Carlos Barroso de. Marketing empresarial, industrial e de serviços. Ed. rev., atual. e reform. São Paulo: Saraiva, 2005.
https://onlinesites.com.br/blog/marketing-
Publicado por: FRANCIMAR DOS SANTOS SOUZA
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.