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A Gestão do conhecimento e a gestão da informação: um modelo de gestão nas empresas

Confira uma reflexão sobre o modelo de gestão nas empresas!

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Diante do contexto em que estão inseridas as organizações, o conhecimento é um fator imprescindível para o sucesso organizacional. Mas isso não se aplica somente a empresas privadas ou com fins lucrativos, é aplicado aos mais diversos setores.

A Gestão do Conhecimento e da informação tem a capacidade de trazer diferencial competitivo quando utilizada de maneira integrada com os outros componentes de uma organização. Mostrando que o conhecimento adquirido pelo capital intelectual, a tecnologia utilizada e a inovação são os fatores que agregam valor tanto às indústrias, empresas privadas ou prestadoras de serviços.

A sociedade baseada no conhecimento e informação é motivada pelos fatores informação, conhecimento e valores intangíveis. A informação por meio digital deu início a troca de informações e a geração de novos conhecimentos nas organizações. O conhecimento possui quatro características segundo Rodriguez (2007): o conhecimento é tácito, é orientado para ação, é sustentado por regras e está em constante mutação. E o último fator são os valores intangíveis que podem ser as marcas, imagem, capital intelectual, que estes não eram percebidos na Sociedade Industrial.

A geração do conhecimento, como o seu compartilhamento, armazenamento e utilização vem sendo recentemente difundido e aplicado nas organizações. Os tipos de conhecimento que são partilhados são: o conhecimento tácito e o conhecimento explícito.  

O conhecimento tácito é o conhecimento que se constrói a partir da própria pessoa, ou seja, formado como algo pessoal, sendo baseado em modelos mentais, técnicos e habilidosos. Esse tipo é de difícil transmissão e comunicação, é como percebemos o mundo ao nosso redor, uma visão da realidade.

Já o conhecimento explícito segundo Takeuchi e Nonaka (2008), se expressa por meio de sons, números ou palavras e são distribuídos por dados, recursos visuais, manuais entre outros meios e pode ser transmitido aos indivíduos com velocidade, formal e sistematicamente.

A gestão do conhecimento ajuda no desenvolvimento do compartilhamento, integração, criatividade, trabalho em equipe, fazendo com que as empresas obtenham ganhos no mercado competitivo. É um conjunto de atividades que tem como principais funções a criação, o armazenamento e o uso do conhecimento dentro das organizações. “Gestão do Conhecimento é um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional”.  (OLIVER, 2010, p. 140).

Uma das principais funções da gestão do conhecimento é harmonizar os recursos da tecnologia com o conhecimento das pessoas, proporcionando a melhoria do desenvolvimento das organizações. Neste contexto de gestão do conhecimento, a inovação e a tecnologia como já citados são fatores essenciais, pois, adotam métodos e técnicas que ajudam na disseminação do conhecimento, além de garantir respostas rápidas. Um exemplo é a internet que agiliza os processos das organizações, fazendo o armazenamento e difusão do conhecimento. a Tecnologia de Informação tem papel fundamental na gestão do conhecimento, como iniciadora de processos que tem a visão de criar, armazenar, disseminar e aplicar conhecimento. 

REFERÊNCIAS

RODRIGUEZ, Martius Vicente. Gestão empresarial em organizações aprendizes. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007.

TAKEUCHI, Hirotaka; NONAKA, Ikujiro. Gestão do conhecimento. Tradução Ana Thorell. Porto Alegre: Bookman, 2008.

OLIVER, Paulo Roberto Costa. Projetos de ECM/BPM: os segredos da construção. São Paulo: Biblioteca 24 horas, 2010.


Publicado por: ANA PAULA DOS SANTOS TAVARES

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.