A Gestão do conhecimento e a gestão da informação: um modelo de gestão nas empresas
Confira uma reflexão sobre o modelo de gestão nas empresas!O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Diante do contexto em que estão inseridas as organizações, o conhecimento é um fator imprescindível para o sucesso organizacional. Mas isso não se aplica somente a empresas privadas ou com fins lucrativos, é aplicado aos mais diversos setores.
A Gestão do Conhecimento e da informação tem a capacidade de trazer diferencial competitivo quando utilizada de maneira integrada com os outros componentes de uma organização. Mostrando que o conhecimento adquirido pelo capital intelectual, a tecnologia utilizada e a inovação são os fatores que agregam valor tanto às indústrias, empresas privadas ou prestadoras de serviços.
A sociedade baseada no conhecimento e informação é motivada pelos fatores informação, conhecimento e valores intangíveis. A informação por meio digital deu início a troca de informações e a geração de novos conhecimentos nas organizações. O conhecimento possui quatro características segundo Rodriguez (2007): o conhecimento é tácito, é orientado para ação, é sustentado por regras e está em constante mutação. E o último fator são os valores intangíveis que podem ser as marcas, imagem, capital intelectual, que estes não eram percebidos na Sociedade Industrial.
A geração do conhecimento, como o seu compartilhamento, armazenamento e utilização vem sendo recentemente difundido e aplicado nas organizações. Os tipos de conhecimento que são partilhados são: o conhecimento tácito e o conhecimento explícito.
O conhecimento tácito é o conhecimento que se constrói a partir da própria pessoa, ou seja, formado como algo pessoal, sendo baseado em modelos mentais, técnicos e habilidosos. Esse tipo é de difícil transmissão e comunicação, é como percebemos o mundo ao nosso redor, uma visão da realidade.
Já o conhecimento explícito segundo Takeuchi e Nonaka (2008), se expressa por meio de sons, números ou palavras e são distribuídos por dados, recursos visuais, manuais entre outros meios e pode ser transmitido aos indivíduos com velocidade, formal e sistematicamente.
A gestão do conhecimento ajuda no desenvolvimento do compartilhamento, integração, criatividade, trabalho em equipe, fazendo com que as empresas obtenham ganhos no mercado competitivo. É um conjunto de atividades que tem como principais funções a criação, o armazenamento e o uso do conhecimento dentro das organizações. “Gestão do Conhecimento é um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional”. (OLIVER, 2010, p. 140).
Uma das principais funções da gestão do conhecimento é harmonizar os recursos da tecnologia com o conhecimento das pessoas, proporcionando a melhoria do desenvolvimento das organizações. Neste contexto de gestão do conhecimento, a inovação e a tecnologia como já citados são fatores essenciais, pois, adotam métodos e técnicas que ajudam na disseminação do conhecimento, além de garantir respostas rápidas. Um exemplo é a internet que agiliza os processos das organizações, fazendo o armazenamento e difusão do conhecimento. a Tecnologia de Informação tem papel fundamental na gestão do conhecimento, como iniciadora de processos que tem a visão de criar, armazenar, disseminar e aplicar conhecimento.
REFERÊNCIAS
RODRIGUEZ, Martius Vicente. Gestão empresarial em organizações aprendizes. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007.
TAKEUCHI, Hirotaka; NONAKA, Ikujiro. Gestão do conhecimento. Tradução Ana Thorell. Porto Alegre: Bookman, 2008.
OLIVER, Paulo Roberto Costa. Projetos de ECM/BPM: os segredos da construção. São Paulo: Biblioteca 24 horas, 2010.
Publicado por: ANA PAULA DOS SANTOS TAVARES
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.