Topo
pesquisar

Saiba o que é osteoporose

Saúde

Osteoporose é a perda progressiva de densidade óssea, que sobrevém com o envelhecimento.

Osteoporose é a perda progressiva de densidade óssea, que sobrevém com o envelhecimento.

Ela atinge homens e mulheres. É mais comum em mulheres, brancas e asiáticas, com mais de 50 anos e vida sedentária.

A doença também atinge pessoas de baixa estatura e baixo peso. Os ossos tornam-se menos resistentes e sofrem fraturas em consequência de traumas que, normalmente, não produziriam lesões graves. Vale lembrar que, ao longo do tempo, micro fraturas, nas vértebras, levam a uma deformação da coluna, visto que resulta em postura encurvada e na diminuição da estatura observada, comumente, em pessoas afetadas pela doença. Os ossos, da bacia e do antebraço, ficam vulneráveis a fraturas.

Acredita-se que, no mundo, existem 200 milhões de pessoas com osteoporose. No Brasil, o número chega a 10 milhões.

Sintomas

Principais sintomas da doença:  diminuição de altura, corcova de viúva, presença de dores constantes na coluna e dores agudas por fratura.

Tratamento

Para prevenir a doença, controla-se a perda óssea com ingestão adequada de cálcio ou mesmo a suplementação do mineral. Exercício físico moderado é recomendado e é fundamental.

Nas mulheres maduras, a terapia de reposição de estrogênio pode reduzir o ritmo da perda óssea.

Por outro lado, pessoas idosas podem diminuir a velocidade da perda de massa óssea praticando exercícios físicos, como hidroginástica, hidroterapia e dança.

Segundo especialistas, após a menopausa, uma em cada três mulheres, podem desenvolver a doença. Os homens, também, podem tê-la. O mais importante, em caso de dúvida, é procurar um médico especializado.

(Ricardo Santos é jornalista)


Publicado por: RICARDO SANTOS

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola