Topo
pesquisar

O que é Yoga?

Saúde

Conheça a verdade sobre a Yoga.

Há algum tempo essa ciência, prática ou estilo de vida está presente em território brasileiro, mas, nunca antes com tamanha proporção, o Yoga antes considerado como uma ciência oriental, uma prática budista ou um estilo saudável de vida ganhou força nos diversos consultórios de psicologia e de naturologia. Porém, o ‘empurrão médico’ é que de fato popularizou a busca pelo Yoga.

Em revistarias e bancas de jornal é possível encontrar uma variedade de publicações e de vídeos-aulas sobre as diversas abordagens existentes: Prana-Yoga, Ratha-Yoga, Bhakti-Yoga, Nada-Yoga e tantas outras, cada uma com um objetivo específico e forma também particular de encontrar o equilibro entre o corpo e a mente. Mas, independentemente do estilo praticado, o Yoga se tornou um aliado poderoso à saúde mental, pois, por meio de sua prática leva o praticante a buscar o seu equilíbrio mental ao conduzir à prática meditativa.

Erroneamente, diversas pessoas chegam até as grandes academias ou espaços de conceituados buscando emagrecer, ganhar músculos, força ou procurando buscar alívio para a tensão pré-menstrual, dor no nervo ciático, ansiedade e depressão.

Uma aula ou prática de yoga (como é comumente dito) não é uma pílula ou medicamento que se utiliza por certo tempo e depois do uso revela uma ‘cura’ ao praticante. Ela é similar às sessões de psicoterapia, pois, a prática de yoga ocorre de forma processual e à medida que vai se praticando (como uma caminhada no parque, hábito alimentar mais saudável), aprendendo as diversas posturas que o corpo é capaz de fazer (compreendendo as diversas formas possíveis de pensar sobre uma situação, na terapia), e formas de respirar (adquirindo novos comportamentos e posturas de acordo com a especificidade cognitiva) o praticante adquire uma nova forma de pensar e focar, adquirindo a capacidade de meditar não só na academia ou nos espaços (processo de alta da terapia, em que o terapeuta trabalhou com o paciente dele ser o seu próprio terapeuta), mas em qualquer lugar que queira meditar.

Porém, para, isso é necessário a compreensão que o Yoga não é nenhum comprimido nem uma aula de aero ‘alguma coisa’ para emagrecer é uma prática ligada a uma filosofia de vida oriental que se propõe a ensinar um modo de viver mais equilibrado e harmônico entre corpo-mente.

É interessante e primordial que todo aluno/praticante/curioso estude e leia com seus professores/mestres, inicialmente livros sobre os ‘Yogas-sutras de Patanjali” que reúne ensinamentos sobre o que seria o Yoga, para quem ele estaria destinado e para quê praticá-lo/segui-lo.

Tem-se que o Yoga é um processo de identificação com as modificações da consciência/mente, possibilitando um controle maior dos pensamentos, destinado às pessoas que querem evitar as kleshas a fim de ter boa qualidade de vida mental e que por meio das práticas técnicas do Yoga podem se preparar e se habilitar de forma física, mental, emocional e moralmente para ter uma prática denominada de Yoga superior (samadhi).

Mas afinal, o que são essas kleshas? São elementos que causam dor e sofrimento para os indivíduos e considera-se a existência de cinco kleshas, sendo estes a Ignorância (Avidya), Egoísmo (Asmita), Apego (Raga), Aversão (Dvesa) e Medo da Morte (Abhnivesa).

Por meio, por exemplo, das disciplinas sociais (Yamas) o Yoga apregoa a necessidade da Verdade (Satya), da Não-Cobiça (Asteya), Abstenção (Bramacharya), Não-Apropriação (Apharigraha) e Não-Violência (Ahinsa). Além das outras disciplinas, nomeadas como Disciplinas Individuais (Niyamas), Disciplinas Físicas (Ásanas), Disciplinas Respiratórias (Pranayama), Disciplina dos Sentidos (Pratyahara), Atenção (Dharana), Meditação (Dhyana) e Harmonia Plena (Samadhi). De todas, as mais conhecidas e difundidas são os Ásanas e os Pranayamas.

Portanto, da próxima vez que começar a fazer Yoga não desista, as primeiras aulas são realmente difíceis, mas, não são místicas, pelo contrário, são somente a ponta de um iceberg de uma filosofia de vida que têm muito a acrescentar.

Compreender que a Religião ensina o quê o homem deve ser, que a Filosofia faz o homem compreender o por quê de ser e de que a Psicoterapia ensina como ser, proporcionará uma excelente qualidade de vida física, mental e espiritual.


Publicado por: Cíntia Gemmo Vilani

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola