Topo
pesquisar

Conhecendo o próprio Corpo

Saúde

Como identificar as partes que compõem o corpo humano, trabalhar a denominação correta de cada estrutura e de perceber,...

Os temas transversais propostos pelos PCNs em 1998 trouxeram para o processo educativo a chance de articular e contextualizar diversos saberes  nas diferentes áreas de conhecimento. Por exemplo, com a  temática  “Conhecendo o próprio corpo”, o professor poderá desenvolver sua aula explorando os temas saúde – orientação sexual – meio ambiente – ética,   sem comprometer a proposta curricular, pois o estudo do corpo humano, dos hábitos de higiene, da reprodução humana, da prevenção contra as DSTs e das atitudes e valores fazem parte da formação de crianças e jovens.

Tópicos a serem explorados dentro do tema:

  • Identificação do próprio corpo
  • Cuidados com o corpo: higiene corporal
  • Transformações do corpo e hábitos de higiene

Objetivo: identificar as partes que compõem o corpo humano, trabalhar a denominação correta de cada estrutura e se perceber como parte integrante desse primeiro ambiente, o corpo humano. Analisar as mudanças inerentes a cada fase do ciclo vital, relacionando-as com a necessidade dos cuidados com o corpo, através de hábitos de higiene.

Material: papel madeira, pincel colorido, revistas velhas, régua, fita gomada (aplicação da técnica do boneco).

Fundamentação teórica: Hábitos de higiene corporal e higiene íntima feminina e masculina.

Procedimento: após uma breve introdução sobre a importância do conhecimento, dos cuidados, do respeito pelo próprio corpo, da necessidade de identificação e de aceitação, dos casos de violência e de exploração sexual, explicitaremos sobre a relevância do conteúdo de ciências naturais, conhecendo o próprio corpo, como um tema comum aos temas transversais orientação sexual, saúde e meio ambiente. Apresentaremos a metodologia de trabalho com produção de um recurso metodológico através da técnica do boneco, onde cada equipe construirá e representará o boneco a partir do gênero e da faixa etária coerente com a realidade dos alunos do 2º ciclo (pré-adolescência).

Em seguida, solicita - se a formação das equipes com a distribuição de material para confeccionar o boneco, sempre de gênero distinto e enquanto uma parte da equipe desenha o boneco (menino e menina), citando nome e idade (entre 8 a 10 anos), a outra parte, escreverá três transformações anatômicas decorrentes desta fase. Logo após, cada equipe escreverá três dúvidas ou questionamentos que possua a respeito dessa fase e utilizaremos o mesmo recurso para partilhar informações acerca dos hábitos de higiene a serem desenvolvidos no 1º e no 2º ciclo, escrevendo no verso do cartaz, três hábitos de higiene que considera importante para a formação de seus alunos. Ao final, haverá socialização e apresentação de cada equipe.

Avaliação: participação e integração no processo de produção do recurso metodológico proposto, criatividade de cada equipe, relato das experiências vivenciadas e dos questionamentos pertinentes à temática.

Aplicação de questionário referente ao assunto.

Sugestões: Textos complementares sobre Hábitos de higiene corporal na puberdade e A importância de escovar os dentes e O corpo saudável, com ilustrações e sugestões de atividades.


Publicado por: Edvania Santos Correia

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola