Topo
pesquisar

Guiando o futuro

Psicologia

Cuidados para ter um futuro melhor.

Você sabe para onde vai? Sabe como pretende chegar lá? Costuma pensar no seu futuro de forma orquestrada? Eu diria que tão importante quanto saber para aonde ir é saber como chegar.

Imagine uma pessoa que nasceu no Rio de Janeiro e passou os seus últimos dias de vida em São Paulo. Podemos tentar associar a sua jornada a uma viagem de automóvel entre as duas cidades. Certamente, alguns cuidados ela tomou antes de iniciar a sua trajetória. Escolheu o melhor caminho (o mais rápido, o mais curto, mais seguro, mais bonito etc), revisou a mecânica do carro, abasteceu o veículo, calibrou os pneus, planejou o horário de saída, descansou antes de pegar a direção e por aí vai.

Se não agiu assim, as possibilidades dela encontrar obstáculos que comprometam ou inviabilizem a sua jornada serão enormes. Muitos que não tomam os cuidados necessários na partida acabam tendo a viagem interrompida por graves acidentes podendo nunca chegar aonde desejam. Tudo é importante, porém conhecer muito bem o veículo que o transportará é fundamental para uma jornada feliz.

No carro da vida, a roda dianteira esquerda será a área física. Você terá que traçar planos para que os cuidados físicos garantam boa saúde durante a viagem. Se você não agir assim, poderá adoecer e ter a jornada interrompida prematuramente.

Na dianteira direita você terá o pneu intelectual. Você terá que cuidar bem dele como cuida de sua higiene pessoal, pois se não fizer isso com eficácia não irá conseguir decifrar as placas sinalizadoras que encontrará pela frente, como por exemplo, as de direção, velocidade e curvas perigosas. Daí, poderá dirigir muito rápido e ganhar algumas multas, pegar a direção errada e atrasar a sua viagem ou mesmo, entrar acelerado demais nas curvas e acabar capotando.

Na traseira esquerda estará à roda do social. Você vai precisar estar atento a ela, pois se tiver uma postura amigável encontrará muitos companheiros para alertá-lo dos perigos existentes pela frente, o que lhe poupará tempo e esforços preciosos. Se for uma pessoa agradável e de fácil relacionamento encontrará sempre alguém mais experiente nas paradas, pronto a lhe dar boas dicas de viagem.

Já na traseira direita você terá o pneu espiritual. Por mais que você confie na máquina terá que pedir proteção divina para que a sua jornada seja tranqüila. Ter fé e esperança na mente fará grande diferença para uma trajetória segura e otimizada.

O intelecto bem desenvolvido deve ter-lhe ensinado que os freios em forma de x dão mais equilíbrio ao carro nas frenagens bruscas. Daí, a importância de você colocar as rodas em posições estratégicas, algo do tipo:

Muitos outros componentes são igualmente importantes para evitar contratempos na viagem. Colocar, por exemplo, o estepe bem calibrado, da motivação poderá evitar que você fique na estrada caso um dos pneus fure. Lembre-se que o sobressalente deve estar em ótimas condições para lhe conduzir com segurança até o borracheiro mais próximo.

Os freios da ética, por exemplo, pode evitar que você atropele alguém na estrada e acabe tendo problemas indesejáveis. A prudência como volante será indispensável para que você não distraia e ultrapasse os limites durante o percurso. Selecione faróis e lanternas da humildade, pois assim estará bem sinalizado para não ser abalroado pela traseira e ter luz suficiente para clarear o caminho ao anoitecer. Lembre-se ainda que você não precisa iluminar a estrada inteira para fazer uma viagem segura, uns trinta metros serão mais que suficientes para que de trecho em trecho você chegue aonde desejar.

O motor do entusiasmo (melhor se for do tipo flex que funcione com mais de um combustível) será fundamental para economizar recursos financeiros e energia durante o percurso. Lembre-se ainda, de ter pára-choques de amor e compaixão, pois são eles que irão lhe proteger de pequenos incidentes. Além disso, os veículos costumam ter muitos vidros que funcionam como espelho ao refletir a sua imagem para quem vem de outras direções. Daí, é sempre melhor que eles o veja como você é realmente.

O câmbio da persistência terá que estar sempre bem cuidado, pois haverá várias trocas de marchas e muitos desgastes durante a viagem e ele, também, terá que resistir a trancos e solavancos. Finalmente, saiba escolher muito bem quem vai ao seu lado, pois a viagem terá momentos alternados. No início tudo será festa, mas durante a viagem você vai precisar de companhia que te alerte dos perigos, que o mantenha atento na direção e que dê alegrias para aliviar a tensão e o cansaço da estrada. Além disso, quando você estiver próximo ao destino final, provavelmente, estará bem cansado e vai precisar de alguém que converse com desenvoltura e que dê provas de carinho e amizade.

E quanto a você: tem tomado todos os cuidados necessários para uma viagem tranqüila?

Pense nisso é ótima semana,

Evaldo Costa

Escritor, Consultor, Conferencista e Professor.

Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”

Site: www.evaldocosta.com.br

E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com.br


Publicado por: evaldocosta

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola