Topo
pesquisar

Anorexia

Psicologia

Anorexia, disfunção alimentar, doença que atinge mulheres jovens, principais sintomas da anorexia, abrange aspectos psicológicos, fisiológicos e sociais, como é realizado o tratamento.

A anorexia é uma disfunção alimentar que se baseia na adoção de uma dieta severa e deficiente em nutrientes com o intuito de alcançar a magreza, exagerando também na atividade física, jejum, vômito, consumo de laxantes e diuréticos. Em sua essência, a anorexia fundamenta-se numa constante busca em manter o peso corporal abaixo do nível esperado para a estatura.

É uma doença que atinge mulheres de todas as idades, principalmente as jovens; deve ser levada a sério, pois alguns casos que exigem internação levam à morte por inanição.
Os principais sintomas da anorexia são perda de peso exagerada em curto espaço de tempo, rejeição em participar das refeições, preocupação exagerada com o valor calórico dos alimentos, ausência do ciclo menstrual (amenorréia), depressão, ansiedade, irritabilidade, exercícios físicos em excesso e isolamento.

A causa da anorexia é muito complexa e pode estar intimamente relacionada com a cultura ocidental que valoriza a magreza. Devido sua complexidade, a anorexia abrange aspectos psicológicos, fisiológicos e sociais, sendo assim o tratamento é realizado por uma equipe multiprofissional que se compõe de psiquiatra, psicólogo, clínico e nutricionista. Uma vez diagnosticada, o médico avalia se a pessoa está desnutrida, correndo risco de vida e exigindo a hospitalização.
A recuperação do peso corporal proporcionado através de uma reeducação alimentar é o objetivo essencial do tratamento.

A psicoterapia é indicada no tratamento, e as medicações somente em casos de sintomas depressivos depois da recuperação do peso.

Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

Psicologia - Brasil Escola
 


Publicado por: Patrícia Lopes

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola