Topo
pesquisar

ONG’s – O Relevante Apoio Social no Cenário Mundial Contemporâneo

ONG

As ONG’s possuem merecida importância no cenário social mundial.

As ONG’s possuem merecida importância no cenário social mundial, uma vez que apóiam e exercem  significativas funções em diversas áreas sociais. A complementação do trabalho dos Estados.

As Organizações não governamentais - ONG’s, correspondem a grupos sociais organizados, sem fins lucrativos, constituídos formal e autônomamente, caracterizadas por ações de solidariedade e que atuam no terceiro setor da sociedade civil . Fundamentalmente exercem importante papel de forma não lucrativa, em diversas áreas, tais como: meio ambiente, saúde, educação, combate à pobreza, assistência social, reciclagem , desenvolvimento sustentável, entre outras. Homens e mulheres reúnem-se, tomam a iniciativa e trabalham com a finalidade de promover objetivos comuns à sociedade e/ou causas de grupos sociais que procuram se afirmar diante de uma sociedade repleta de instabilidades, contradições e preconceitos.

As ONG’s possuem  funções sociais de destaque, ocupando-se hoje de uma infinidade de temas, em diversas partes do mundo e assumindo missões de grande valor, que caberiam aos poderes públicos, na maioria das vezes, omissos ou indiferentes. Para manterem-se, estas organizações, obtêm recursos através de financiamentos dos governos, empresas privadas, venda de produtos e de doações da população em geral. Grande parte.da mão-de-obra empregada nas ONG’s é formada por voluntários.

O papel das ONG”s tem se diversificado e multiplicado a cada dia, solidificando-se no contexto social das comunidades, pois exercem atividades, inclusive de cunho educativo, esclarecendo a população sobre temas de suma relevância, sempre negligenciados pela sociedade dominante ou pouco discutidos e alicerçados pelos órgãos governamentais.

Porém, diante da contemporaneidade, onde vivemos uma sociedade assumidamente visual, muitas ONG’s possuem poder de ação limitado e encontram-se com sua sobrevivência ameaçada, devido a falhas de comunicação externa e interna e devido a falta de cuidados com sua imagem. Em contrapartida, outras já despertaram-se para tal e beneficiam-se dessas ferramentas, para se tornar cada vez mais sólidas e atuantes.

Por todos esses aspectos, é preciso constatar que o surgimento e sobrevivência dessas organizações, só se deve ao fato da deficiência estatal em atender as necessidades da sociedade, ressaltando que as mesmas constituem importantes alternativas para suprir os descasos e falhas dos governos e solidificar a sociedade como um todo, promovendo ações de cunho social, cultural e assistencial, entre outros.


Publicado por: Wellington Barcelos

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola