Topo
pesquisar

“O seu computador pode estar em risco, seu conhecimento está desatualizado.”

Informática

Apresentação das palavras mais comuns, esquisitas e complicadas que fazem parte de nosso dia a dia.

Quem nunca foi surpreendido com as algumas frases como, “page not found”, “não foi possível encontrar o plug-in” ou “seu computador pode estar em risco, seu firewall está desatualizado” e fez aquela cara de quem entendeu tudo ou preferiu fechar a janela e seguir em frente.

Bem, o objetivo deste artigo, na verdade é apresentar as palavras mais comuns, esquisitas e complicadas que fazem parte de nosso dia a dia, quando estamos na frente de nosso computador.

A maioria dos termos que encontramos na em nosso computador e também na internet, apesar de parecer termos totalmente complicados, possuem muitas vezes significados muito simples para quem tem um conhecimento até mesmo razoável na língua inglesa, isto porque o idioma utilizado na área de informática é o inglês e dele surgem palavras que variam desde animais, como é o caso do SQUID (lula ou polvo) e MOUSE (rato), até significados abstratos como FIREWALL que traduzindo significa parede de fogo.

Sendo assim vamos as nossas palavras tão comuns:

HOME PAGE

Se alguém lhe perguntar o que é uma home page, você sem medo de errar diria que uma home page é um site da internet, primeiro engano, na verdade toda home page é uma página central que a partir dela, todas as outras áreas do site são acessadas, digamos que a home page é a sala de casa onde você é recepcionado e a partir daí é encaminhado as outras partes da casa.

BROWSER

“Acesse o seu browser e digite o seguinte endereço”. Essa é mais uma palavra que que uma vez ou outra escutamos em programas de televisão ou lemos em algum artigo em um livro ou internet e na verdade ela representa o seu navegador de internet, ou seja, o aplicativo que permite que você se conecte a internet, que podem ser o firefox, internet explorer, entre outros.

PLUG-IN

Um plug-in é um programa de computador que serve como uma extensão de um aplicativo (programa), fazendo com que este obtenha funcionalidades que não conhecia antes, ou seja, na hora que você instala um plug-in de vídeo, por exemplo, você está atualizando o aplicativo que irá reproduzir o vídeo desejado, fazendo com que este entenda como fará para reproduzir aquela mídia.

FIREWALL

A sua tradução é motivadora “parede de fogo”, mais na verdade o firewall é um dos anjos da guarda de nosso computador, ele procura bloquear acessos nocivos ao nosso PC seja de arquivos ou de pessoas mal intencionadas.

IP

O Internet Protocol (IP) ou protocolo da internet é o endereço de sua máquina na intranet ou na internet, digamos que é o CEP de seu computador, sendo assim, quando seu PC é procurado na rede este é encontrado pelo por meio de seu IP.

HARDWARE E SOFTWARE

Não confunda essas duas palavras, muito menos se assuste quando um técnico lhe disser que você teve um problema em seu software, quer dizer, na maioria dos casos o pior é ter um problema de software do que de hardware, justamente porque um hardware são todas as partes físicas de seu computador que geralmente são ligadas por barramentos (dispositivos, placas, cd-rom), já os softwares são os programas que utilizamos (office, media player, firefox).

DRIVERS

Traduzindo quer dizer “motoristas”, esse nome foi utilizado poruq e em um computador os drivers executam funções de conduzir um software em suas interações com o dispositivo que ele vai atuar. Vulgarmente falando um driver é o intérprete na conversa entre em software e um dispositivo.

DESKTOP

Essa palavra tem dois sentidos, na primeira ela compreende os computadores de mesa, aqueles em que todos seus componentes são divididos (monitor, gabinete, teclado, mouse) e na mais curiosa significa “tampo de mesa”, em uma analogia com uma mesa onde fica todos os objetos de trabalho de uma pessoa, o que na verdade se assemelha com a tela inicial de nosso computador onde todas as nossas ferramentas de trabalho estão ali dispostas.

SERVIDOR

Como o próprio nome já diz, servidor é um sistema dentro de uma ou várias máquinas que dentro de uma rede de computadores, servem seus clientes com os mais variados tipos de serviço, que é o caso dos servidores de e-mail, de arquivos, proxy, entre outros. Um caso bem comum é quando você acessa uma página e aparece a mensagem “page not found”, isso quer dizer que quando seu computador tenta acessar um servidor de páginas de internet, ele não consegue encontrar a mesma, que pode ter sido removida daquele servidor.

BACKUP

Se trata de uma cópia de segurança de seus dados. É sempre aconselhável que estas sejam feitas em mais de um local, se utilizando de cd's, dvd's, pendriver's e armazenadas em locais seguros.

HOST

Na tradução host quer dizer hospedeiro, anfitrião ou dono da casa, mas simplificando host é a sua máquina ou outra qualquer.

Finalizando, a atualização dos meios e recursos de informática possui uma atualização constante e muito rápida gerando muitas novas palavras que precisam ser de conhecimento de todos nós, principalmente as mais básicas como as que vimos aqui neste artigo. Aconselho que quando vocês tiverem problemas em saber do que se trata alguma dessas palavras façam consultas a internet, para que vocês possam estar constantemente entendidos do assunto, pois a cada dia cresce a nossa dependência do meio virtual e consequentemente a insegurança daqueles que ainda são inocentes na rede aumenta demasiadamente, imagine se não houver conhecimento.

REFERÊNCIAS

http://pt.wikipedia.org/


Publicado por: Ramon Fernandes Silva Bezerra

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola