Topo
pesquisar

O usuário e a utilização das nuvens

Informática

Você já conhece a tecnologia de nuvens? Clique e conheça!

A tecnologia das nuvens chegou para ficar, é fato comprovado de que essa tecnologia esta cada vez mais presente em nosso meio. Hoje em dia os grandes portais de internet já oferecem esse serviço gratuitamente para usuário que utilizam serviços como de e-mail, redes sociais e etc. Há também empresas que permitem acessos remotos a informações e programas através das nuvens para seus funcionários.

“O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.

O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem.2 O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.” ( Computação em nuvem - Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. )

Com o crescimento das nuvens fica apenas uma pergunta:  Como o usuário esta lidando com essa nova tecnologia? A resposta é simples: Eu pude observar algumas pessoas que não são especialistas em TI e pude verificar que a grande maioria apresenta um bloqueio em relação a utilizar as nuvens seja como HD externo, backup e etc.

As pessoas não confiam seus dados íntimos e pessoais há empresas que estarão tendo domínio sobre eles. Mesmo com sistema de login e senha muitas pessoas se sentem desconfortáveis de transferir dados pessoais para servidores em nuvem.

 Acredito que no momento seria necessário para as empresas que já utilizam dessa tecnologia expor mais as ideias respondendo possíveis duvidas da população e também mostrando a segurança e a praticidade que a nuvem traz para o dia a dia.

Estamos em um patamar tecnológico que nos mostra que em pouco tempo as maquinas não possuíram mais HD com tamanhos altíssimos e nem mesmo hardware de processamento tal como placa RAM, Processador e etc. Vivemos uma crescente tecnológica que em breve estará mudando o modo como utilizamos os computadores e dispositivos moveis.

É hora de inovar e experimentar a inovação, mas para isso o usuário deve sentir-se confortável em colocar suas informações pessoais nas mãos de empresas e para isso nada melhor do que conscientizar a população de que a nuvem chegou para ficar e que em breve será uma tendência.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICASComputação em nuvem - Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Publicado por: José Rodrigo Feltrin Salustiano

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola