Topo
pesquisar

KGB

Geografia

KGB, O que é a KGB, Onde surgiu o KGB, Em que ano foi criada a KGB, Qual é o objetivo da KGB, Qual o país que criou a KGB.

A KGB, também conhecida como Comitê de Segurança do Estado, foi a polícia secreta da União Soviética (URSS). Foi criada em 1954, após a Segunda Guerra Mundial e seu objetivo era cuidar da segurança nacional, através da investigação de crimes internos cometidos contra o Estado.

Na verdade a KGB teve muitas antecessoras, antes de se consolidar com esse nome. Em 1917 era conhecida como Tcheka e existia para combater as ações contra-revolucionárias. Depois foi substituída pela Administração Política do Estado (GPU) e de 1922 em diante tornou-se GPU Unificada. Em 1934 foi unificada com o Comissariado do Povo para Assuntos Internos (NKVD). A NKVD separou-se e reuniu-se diversas vezes sob siglas diferentes.

Finalmente em 1954 todos os corpos de segurança do Estado passaram a ser subordinados ao KGB (Comitê de Segurança do Estado). Em 1991 a URSS se desintegrou e, com ela a KGB.

Geografia - Meu Artigo


Publicado por: Keilla Renata Costa

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola