Topo
pesquisar

Ética Fundamental

Filosofia

A estudo e o significado da palavra Ética.

INTRODUÇÃO

A palavra Ética vem do grego ethos e significa "modo de ser" ou "caráter". A Ética filosófica que é esta em questão estuda o comportamento dos indivíduos frente aos apelos morais da sociedade em que este vive. Não é fácil delimitar o campo de atuação da Ética, bem porque ela se manifesta de diferentes maneiras conforme a cultura, os costumes e os hábitos de determinadas populações ou públicos.

É interessante notar que enquanto a moral parte de fora para dentro do universo do indivíduo, a Ética pelo contrário parte de dentro para fora do mesmo. Isso significa que para iniciarmos um estudo aprofundado no assunto se faz mister conhecer a História da Filosofia, sem desprezar a Ética nas Religiões. EXEMPLOS A Ética é um estudo extremamente teórico, no entanto precisamos situar este estudo no tempo e no espaço. Existe tempo? Existe a noção de espaço? Certamente parece que sim, levando em consideração que seguimos um calendário e que habitamos um determinado espaço geográfico.

Existe o problema da verdade. Existe verdade? Certamente parece que sim, mas esta está maculada por diferentes correntes que defendem o uso de uma pesquisa que não leva em conta o ser humano como pessoa e como sujeito ético. O que é a mentira? É ter consciencia do engano e acreditar nele ou pregá-lo em prejuizo de outrem. É preciso beneficiarmos a nós mesmos temos necessidades, sonhos, projetos, vontades, mas isso à medida que beneficio ao mesmo tempo os outros que estão em relação comigo. Daí se sugere que Ética é uma questão de escolha. Escolher um meio justo onde possamos trabalhar e estudar e viver de tal forma que nossos principios não firam a liberdade alheia. ESCOLAS ÉTICAS Há uma diversidade de conceituações a respeito das escolas éticas, uns autores dividem em tres: Principialista, Deontoligica e Utilitarista, já outros enunciam inúmeras outras escolas nascidas ou da reflexão filosófica ou das religiões.

Aqui eu vou fazer a minha divisão com base em todas as escolas estudadas. Podemos dividir o estudo da Ética nestas escolas: Na Filosofia Grega: naturalismo e antropocentrismo Na Filosofia Medieval: cristianismo Na Filosofia Moderna: racionalismo e empirismo E na Filosofia Contemporânea: o dever e o sentir.

Conclusão

Para formar sujeitos éticos se faz necessário permear todas as disciplinas com os assuntos pertinentes a este tema. A “Ética a Nicomaco” de Aristóteles não coube neste estudo, mas é um importante texto de apoio aos educadores para terem uma idéia do que sería buscar o justo meio para os conflitos. Ética também implica conflitos entre o que eu penso e o que o outro pensa resolvidos pela moral esses conflitos desembocam no que chamamos de tolerância religiosa ou politica. Espero com este estudo estar colaborando para uma sociedade mais justa, sóbria de seus deveres para com os cidadãos, deveres estes que servem de base a toda à sociedade.

BIBLIOGRAFIA 

KORTE, AUGUSTO, Iniciação à Ética. - Apostilas do site Formaçãoweb. Andre Aparecido Perroni Maio de 2010


Publicado por: Andre Aparecido Perroni

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola