Topo
pesquisar

Arte e construção do conhecimento: uma reflexão para a educação infantil

Educação

A arte como fator essencial na edução - ajudando a desenvolver aspectos físicos e afetivos.

Introdução: A Arte faz parte de nossa vida, cada um de nós taz em si diferenças únicas interligadas a elas o senso estético e artístico flui de maneira especial e significativa. O seu dessenvolvimento não ocorre de maneira uniforme, ele depende das vivências culturais a que são expostas a criança desde o seu nascimento. Pode-se dizer que Arte é a linguagem da vida e por meio dela nos compreendemos e transformamos o mundo em que vivemos. Na Educação Infantil as vivências artísticas são fundamentais para a construção de crianças felizes e com infinitas possibilidades de desenvolvimento de suas habilidades natas.

Objetivo: Este trabalho foi realizado a partir do Estágio Supervisionado, onde foram realizadas observações em turmas da Educação Infantil, na faixa etária de
2 a 4 anos, tendo como objetivo observar as experiências artísticas, suas realizações, materiais e seus suportes para a costrução de um relatório, indicando as situações artísticas vivenciadas na sala de aula, bem como a didática do professor para o conhecimento teórico-metodológico do tema.

Metodologia: Utilizou-se como suporte a pesquisa bibliográfica, trabalhos na sala de aula, num ambiente de socialização sobre o tema e observações diretas na sala de aula da Educação Infantil.

Resultados: Aprofundamento de informações específicas do tema, gerando conhecimentos científicos de que a Arte deve ser explorada com o propósito de envolver as crianças no fazer artístico colocando-as em contato com as obras e artistas, respeitando as suas livres manifestações e produções, tendo suportes, materiais e técnicas diversificadas para suas criações.

Conclusão: Ao realizar este trabalho engrandeço de significados a utilização da Arte e sua aplicação na escola, onde a sua realização deve inserir-se num contexto interdisciplinar para um aprimoramento da cultura e do desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo na formação das crianças. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil a integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, intuitivos assim como a promoção de integração e comunicação social, conferem caráter significativo às Artes Visuais. Utilizar a Arte na sala de aula nos remete a várias dimensões, como uma forma de socialização, nos faz sermos capazes de interagir e respeitar o pensamento do outro, descobrindo novas formas de comunicação entre eu e o mundo.


Publicado por: KARINE DE OLIVEIRA LUNARDI

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola