Topo
pesquisar

Recessão Econômica Americana

Economia e Finanças

Recessão Econômica Americana, Processo Inflacionário, Processo Deflacionário, a redução dos níveis de preços e valorização da moeda nacional.

Recessão Econômica Americana


Por Marcelo Davi Santos

davisantos100@gmail.com

07 de Fevereiro de 2008


Os países assistem assustados e tenebrosos os capítulos da novela "Recessão Econômica Americana". Assustados ,pois se máquina do trem não funcionar ,é óbvio que os vagões não funcionará também. Com isso pára tudo!!!

Vamos analisar dois problemas que afetam muitas economias mundiais:


Processo Inflacionário


Se a inflação é o aumento dos níveis dos preços e a depreciação do valor da moeda nacional. Todos esses problemas ocasionam efeitos na economia de um país. Um deles afeta o um item do Balanço de Pagamentos ,ou seja, a Balança Comercial (BC=Exportações - Importações). Afetando principalmente as exportação (devido o produto nacional ficarem mais caros em relação aos produtos externos ). Um processo Inflacionário com altas taxas desestimulas as exportações e estimulas as importações . Conseqüentemente causando um déficit neste balanço. Muitos países para reduzir este déficit precisa lançar mão da desvalorização cambial da sua própria moeda. Através disso estimula as exportações e desestimulas as importações.


Processo Deflacionário ( Recessão Econômica )


É a redução dos níveis de preços e valorização da moeda nacional (No caso, o DÓLAR).Um das principais causa desse problema é redução do desejo de consumir das famílias, pois fazem especulações cada vez mais, a cada redução dos preços (depreciação dos produtos) , esperando mais e mais os preços abaixarem.

Com isso as Empresas terão grandes prejuízos, pois estarão produzindo produtos para serem consumidos pelas famílias, mas infelizmente este consumo não estará sendo alcançado.

Através disso ao invés de ganharem Receitas positivas, ganharam custo altíssimos cada vez maiores,ocasionando desemprego e desvalorização da ações de muitas Empresas.

Muitos investidores ao vêem a grande valorização do DÓLAR deixarão de investir na compra de ações e preferirão vendê-las e comprar DÓLAR (Especulação) causando quedas profundas nas principais bolsa de valores de todo mundo e nas ações mais valorizada do mercado.

Precisamos abrir nossos olhos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Publicado por: Marcelo Davi

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola