Topo
pesquisar

Empreendedorismo e o Espírito Empreendedor

Economia e Finanças

Empreendedorismo, o Espírito Empreendedor, empreendedor, economia, finanças, administração.
Empreendedorismo e o Espírito Empreendedor: Uma Análise da Evolução dos Estudos na Produção Acadêmica Brasileira
 
Resumo: Este artigo aborda o construto “empreendedorismo” e o processo empreendedor. Descreve a trajetória histórica e as dimensões conceituais do empreendedorismo. As dificuldades de se estabelecer uma construção teórica universal sobre o tema e uma análise sobre a evolução dos estudos de empreendedorismo nos fóruns brasileiros de administração são refletidas nos trabalhos publicados nos Encontros da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração (ANPAD) do período de 1998 a 2001. As experiências de empreendedorismo estudadas nesses artigos demonstram uma tônica prevalente de comportamento estratégico das empresas e dos indivíduos. Desta forma, foram vislumbradas nas discussões relativas a outros temas como liderança e mudança organizacional reflexões pautadas por esferas da prática empreendedora. Assim, seria providencial o desenvolvimento de iniciativas acadêmicas e institucionais que buscassem uma compreensão do tema do empreendedorismo e do espírito empreendedor com uma face cultural mais brasileira.

Paiva Jr, F. G. & Cordeiro, A. T. Empreendedorismo e o Espírito Empreendedor: Uma Análise da Evolução dos Estudos na Produção Acadêmica Brasileira. In Anais do XXVI Encontro Nacional da Associação dos Cursos de Pós-graduação em Administração

Publicado por: Ismael Borges Carvalho

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola