Topo
pesquisar

Você Sabia? 140 caracteres aproximam escolas e pais.

Curiosidades

Como o envio de SMS pode aproximar as escolas e os pais?

Já pensou no SMS como uma alternativa móvel capaz de aproximar os pais das instituições de ensino, economizar tempo de professores e ainda reduzir custo de instituições, que passam constantemente por restrições orçamentais?  Tudo isso e ainda acabar com a perda de tempo dos alunos, que vasculham papéis perdidos no fundo de mochilas, em busca do mais recente bilhete da escola ou para confirmar quando ocorrerá a reunião de pais e mestres que foi agendada? Pois, sim, tudo isso é possível.

Inusitados são os usos do SMS e seus benefícios encontrados ao redor do mundo. Você sabia, por exemplo, que nos Estados Unidos os pais recebem um SMS de alerta quando o sinal de emergência na escola de seus filhos é acionado? Isso só ocorreu depois de as escolas verificarem, em uma pesquisa, que muitos pais ? de alunos do jardim de infância à universidade ? gostariam de saber o que está acontecendo no período que seus filhos ficam na escola.

Em outra escola dos Estados Unidos Estados, o SMS é utilizado para que a instituição envie as notas dos alunos diretamente aos pais. Estudos apontam que essa tentativa de deixar os pais cientes do desempenho escolar faz com que o nível de esforço dos alunos nas atividades aumente. Na Irlanda, o SMS ajuda os diretores e professores das escolas a notificar alguns eventos que não foram previstos, como fechamentos de escolas e cancelamentos de aulas devido ao mau tempo.

O SMS também pode ser utilizado para informar os pais quando um aluno não comparece à aula, como uma forma de combater o absenteísmo, o que acontece no Reino Unido. Já em uma escola da Austrália, o SMS permite que os professores notifiquem os pais sobre a lição de casa, passeios e eventos esportivos. Mas você deve estar se perguntando: e no Brasil?

Por aqui, algumas escolas também já fazem uso do SMS. Um exemplo é uma escola do Espírito Santo que, no intuito de ampliar a participação da família na educação, envia SMS para avisar os pais das atividades escolares, das notas, além das faltas. Já em Vitória da Conquista, os pais podem ficar tranquilos quando seus filhos forem para a escola, pois no uniforme dos alunos de uma escola da cidade há uma etiqueta com rádio frequência de identificação, uma espécie de código de barras “inteligente” que emite sinais de rádio, proporcionando a identificação automática de quem passa pelo portão, avisando por SMS os pais quando o estudante entra e sai da escola.

Esses exemplos, percebidos por muitos como inusitados, só confirmam que o SMS é uma tecnologia flexível, utilizada em todo o mundo para os mais diversos fins.  Muitas vezes, esses exemplos podem ser uma ótima alternativa para escolas que trabalham ações que visam estreitar o relacionamento entre a instituição de educação e os responsáveis pelos estudantes. Alternativa fácil, rápida e eficaz, que proporciona o que às vezes pode parecer tão difícil ? deixar as escolas mais próximas dos pais.

Cintia Anton - Human Mobile - empresa fornecedora de soluções corporativas de  envio de SMS.


Publicado por: Cintia Luiza Anton

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola