Topo
pesquisar

A Violência e a Criminalidade

Atualidades

Atitudes violentas são originarias das mais diversas situações, que podem ser reflexo de situações vivenciadas no momento

A violência atitude praticada pelos animais irracionais, em determinadas situações chega a ser previsível e naturalmente aceitável, mas quando estamos tratando de seres humanos aos quais DEUS na sua divina graça e bondade, permitiu o poder da racionalidade, da consciência e do poder de modificar todo o ambiente ao seu redor, e chega a praticar essa atitude de forma irracional levando ao seu próximo, enormes prejuízos sentimentais, ou causando até mesmo a morte do seu semelhante, torna-se realmente inaceitável por parte de toda a sociedade.

Essas atitudes violentas são originarias das mais diversas situações, que podem ser reflexo de situações vivenciadas no momento, em que essa atitude torna-se evidente, ou até mesmo por pura maldade humana, além de outras possíveis origens do subconsciente humano. O pior de tudo isso é que, quando alguém esta acometido desse tipo de atitude, torna-se necessário que outras pessoas próximas a ela procure de forma consciente, orienta-la de forma positiva para que a mesma não cometa algo que possa prejudica-la ou ao seu próximo, esse tipo de atitude de uma pessoa sã de sua consciência, no sentido de orientar o outro para livrar-se desse sentimento, é uma atitude nobre e louvável, mas infelizmente na nossa realidade humana de hoje, as atitudes tomadas pelas pessoas chegam a ser estranhamente diferentes, ou seja, o incentivo a violência, parece ser a atitude mais praticada por algumas pessoas nos dias atuais.

As nossas autoridades, têm o dever de procurar meios e formas, para educar prevenir e punir todo e qualquer tipo de violência dentro de nossa sociedade, mas infelizmente devido a vários tipos de falhas, tanto nas nossas leis quanto na ação efetiva por parte de nossas autoridades, a nossa sociedade continua a perecer, perante os diversos tipos de atitudes violentas por parte de menores infratores, e de marginais que continuam a praticar assaltos; sequestros e assassinatos. A falta de atitude de nossas autoridades parlamentares, que possuem o aval da população, representado pelos votos que tiveram nas eleições para modificar de forma real, as nossas leis, infelizmente não as cumpre. Leis que protejam o cidadão de bem praticamente não existem, ao contrário que leis atualmente existentes para proteger e praticamente incentivarem o crime, devido às falhas existentes são com certeza mais frequentes.

Benefícios como indulto de natal para presidiários, deveriam ser revistos. Como todos sabemos todo final de ano vários presidiários são contemplados com esse tipo de benefício, já que dentro do sistema penitenciário comprovaram um bom comportamento, garantindo assim a sua soltura, para passar as festividades de final de ano com seus parentes, até ai tudo bem, o problema é que grande parte deles, não voltam para terminar de cumprir as suas penas, e é sabido também que exatamente nesse período por coincidência ou não, em todo Brasil o índice de criminalidade aumenta assustadoramente.

Outro ponto importante ainda relacionado com a violência na criminalidade, diz respeito à questão dos direitos atribuídos aos menores. O fato de existirem leis que protejam os menores tudo bem, mas que protejam os menores infratores da mesma forma chega a ser ridícula. As leis que tratam da proteção aos menores já deveriam ter sido revistas, ao menos uma forma de separar o tratamento dispensado aqueles menores que sofrem abusos e maltrato, daqueles que praticam os mais variados tipos de crime, e enfrentam inclusive as autoridades e a sociedade em geral, por saberem que as leis os protegem, e que nada nem ninguém poderá tomar qualquer que seja a atitude de punição enérgica. Chega a ser repugnante, um menor infrator praticar assalto e até mesmo praticar o homicídio, e o que muito pode acontecer pra ele se for pego, é passar alguns messes apreendido, em uma dessas casas de recuperação apenas se preparando para a vida no crime. Vários casos como esses são vivenciados por todo nosso País, e que ao invés de se recuperarem, eles são devolvidos a sociedade  revoltosos e expert na prática de crimes, já que pra eles a nossa sociedade nada de bom tem a oferecer.

A sociedade deve começar a tomar alguma atitude, no tocante a exigir de forma mais enérgica de seus candidatos parlamentares uma ação concreta, referente a esses problemas de violência, caso não tenhamos resposta por parte desses parlamentares, devemos mudar as nossas preferencias eleitorais, no sentido de procurar pessoas realmente capacitadas para fazer as modificações que devem ser feitas, nas leis para que possamos no futuro ter um País melhor. Isso é possível, pois vemos vários exemplos que deram certo em outros Países e com certeza vai dar certo no nosso Brasil, o que falta realmente é mais vontade política e menos corrupção.


Publicado por: JORGE LUCENA

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola