Topo
pesquisar

Em todo tempo, é tempo de se lembrar do Senhor

Religião

Ensinamentos de Salomão sobre buscar o Senhor.

Texto Básico: Eclesiastes 11.9-12.1

Introdução

Sabemos que eclesiastes vem do grego, e significa “O pregador” o seu autor é Salomão filho de Davi (1. v1). Segundo alguns estudiosos dizem que Eclesiastes foi escrito durante a última parte do seu reinado, (1. v1) quando o pecado o separara do seu Criador (I Reis 11.1-8).

Depois do seu afastamento da presença Deus, Salomão já na sua velhice, mas ainda com sabedoria, começou a sua busca a respeito da verdade e da felicidade. O resultado dessa busca tem a expressão na sentença sempre citada “tudo é vaidade” (“vaidade” ARC) outra tradução diz: “Tudo é ilusão” (“ilusão” ARA).

Na sua busca aprendeu a seguinte verdade: Sem a presença de Deus e a benção dele, sabedoria, posição e riquezas não satisfazem pelo contrario, trazem cansaço e decepção. Numa primeira leitura a impressão que se tem do livro é que seu autor devia estar muito mal, com a vida, talvez em angustia; mas não é porque Salomão estivesse de mal com a vida que escrevera Eclesiastes, mas porque ele experimentara de tudo, já que fora muito rico.

Na sua conclusão diz: “... Teme a Deus e obedece aos seus mandamentos; porque este é o propósito do homem,“... Porque Deus levará a juízo tudo o que foi feito e até tudo o que está oculto, quer seja bom quer seja mau. (12.13.14).

Então iremos ver uns dos seus ensinamentos da parte de Deus para nossa vida, uma mensagem de reflexão.

Mensagem?

No capítulo 11.9 observemos alguns pedidos aos jovens: a) Que o jovem na sua juventude se alegre; (v.9) b) Que anime ou alegre o seu coração nos dias da sua juventude; (v.9)

• Mostra-nos seu livre arbítrio:

a) Que o Jovem siga pelos caminhos do seu coração; (v.9)

b) E, pelo desejo dos seus olhos. ( v.9)

• Salomão nos trás advertência no mesmo versículo que diz: “... Porém, sabe que Deus te trará a juízo por todas essas coisas. Deus deu ao homem, ou melhor, dizendo ao ser humano o poder de escolha, que chamamos de livre-arbítrio, você escolhe o caminho que quer seguir. Mas só existem dois o caminho para a Vida Eterna ou o caminho da Perdição que conduz o homem a perde da salvação ou a vida eterna, (Mateus 7.13.14).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Salomão nos dar a entender que Deus conhece todos os passos dos jovens, e os desejos dos seus olhos, não só dos jovens, mas de todo o homem.

Que coisas são essas?

a) Uns são seus caminhos que segui pela vontade do seu coração, sem consultar a Deus.

b) E o outro é: Segui os desejos dos seus olhos a onde ver coisas que não agrada aos olhos de Deus.

Perguntamos-nos:

a) Por que muitos jovens estão desinamados?

b) Por que os semblantes dos seus olhos não demonstram alegria, virtude, e não há expressão de prazer pela vida que Deus lhes deu? A resposta é: Seus caminhos conforme a vontade de seu coração.

Disse o salmista: Salmos 119. v9: Como o jovem guardará puro o seu caminho? Vivendo de acordo com a tua palavra. Outra resposta é: Os desejos dos seus olhos. Isto tem deixado muitos jovens com angústia no coração, e muitos tem sofrido, pelas suas escolhas sem consultar a Deus, seguindo as coisas que tem visto e desejado, sem meramente pedir alguma orientação do Senhor.

Mas diz a palavra do Senhor para os jovens: “Afasta a angustia do teu coração e remove o sofrimento do corpo...” (ARA), outra tradução diz: “Afasta, pois, a ira do teu coração e remove da tua carne o mal...”. v10

O Dever de todos os jovens: Ec 12.1: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade...” Esta é a vontade do Senhor que o Jovem, lembre-se dEle em todos os dia da sua juventude, em todos os momentos, em todo o tempo, em qualquer momento da sua vida lembre-se do Senhor,...antes que venham os dia difíceis e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles (v.1c).

Conclusão: Se vinher a angústia lembre-se do Senhor, se no caminho houver circunstancias, lembre-se do Senhor, e quando chegar à velhice e suas fraquezas (Ec12.2-7 ), recorde-se do seu Criador.

Pb.Magnon Ferreira 18/06/2011

Deus é Fiel


Publicado por: Magnon Ferreira

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola