Whatsapp

O trabalhismo e a democracia

Clique e confira uma reflexão acerca da democracia do Brasil.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Gosto muito de tentar buscar elementos para o debate sobre o papel que a esquerda deve desempenhar na conjuntura política do Brasil de hoje. Vivemos um período de grandes incertezas, onde elementos de análise que pareciam sólidos realmente se desmancharam no ar. A questão principal é que nestes momentos de incerteza diversas possibilidades se apresentam como alternativas para se superar estes tempos nebulosos. Todavia é necessário que tenhamos em mente que certas soluções podem nos iludir de forma com que iludam a maioria da população. Particularmente me preocupo o uso do discurso de combate à corrupção para se justificar medidas de enfraquecimento da democracia e fortalecimento de projetos de cunho ditatorial. Se analisarmos a História do Brasil perceberemos que foi o uso deste discurso que garantiu as bases para a implantação da Ditadura Civil-Militar no nosso país, período tão obscuro que ainda estamos buscando esclarecimentos sobre o que aconteceu principalmente nos seus"porões".

Tendo isto em vista acredito que ainda não vivemos um período de grandes ameaças para a democracia, todavia é necessário que os defensores da democracia não "durmam no ponto" e não menosprezem a atuação dos defensores da ditadura e do fascismo, mesmo que estes assumam diferentes formas em seu discurso. Por isso acredito que a esquerda brasileira deva se basear nas suas próprias experiências anteriores para que se construa uma atuação condizente com os tempos em que vivemos. Para tal nada mais apropriado que o estudo sobre a ideologia do trabalhismo brasileiro que se constituiu, desde os tempos de Getúlio Vargas, como baluarte da defesa da soberania e dos interesses nacionais lutando contra aqueles que ainda tentam entregar o Brasil para os interesses estrangeiros.

Além de Getúlio Vargas, podemos citar alguns dos expoentes do trabalhismo brasileiro como Alberto Pasqualini, João Goulart, Darcy Ribeiro e, principalmente, Leonel Brizola. Brizola que foi o maior expoente da luta contra a implantação da Ditadura e que lutou ao longo de sua vida para que o Brasil não fosse uma nação subserviente aos interesses das grandes potências internacionais. Acredito que a defesa da democracia passa obrigatoriamente pela questão da defesa da independência nacional e também pela defesa dos ideais de respeito "à coisa pública", principais elementos do trabalhismo. Então teremos mais elementos para defender e aprofundar a própria democracia, tornando-a cada vez mais próxima de todos os cidadãos, melhorando a nossa própria sociedade.

Getúlio Vargas, o maior expoente do trabalhismo.


Publicado por: Marcelo Noriega Pires

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.