Topo
pesquisar

O efeito da rede social em nosso cotidiano

Sociologia

Uma reflexão sobre como controlar o uso da rede social.

Resumo

O objetivo deste artigo é esclarecer de uma forma rápida e simples do que se trata a Rede e a sua comunicação. A Rede Social já faz parte do cotidiano, porém a preocupação atual é controlar o uso da mesma sem perdas e danos, pois a exposição é praticamente algo inevitável, o enfoque hoje é o comportamento e a forma de utilização da Internet.

INTRODUÇÃO

As mudanças que vem ocorrendo em nossos hábitos quanto à utilização da Internet estão levando a refletir sobre a influência no cotidiano. A inovação e o conhecimento tecnológico que surgiram a partir da década de 90 e estão avançando a cada dia, são importantes para alertarem a uma nova postura perante a este processo de comunicação, pois estamos cada vez mais dependentes das redes sociais.

 Esta comunicação tornou-se essencial para o nosso dia-a-dia, conduzindo a uma transformação social, tudo esta em ritmo acelerado. É fundamental gerir o conhecimento do indivíduo trazido pela globalização, pois estamos nos reestruturando através da comunicação online, que nos possibilita um contato com um maior número de pessoas, interesses, oportunidades, recursos no âmbito pessoal e profissional, além de compartilhar experiências sem grandes envolvimentos emocionais. A conversação mediada na rede pode ter o privilégio do anonimato, possui o distanciamento físico. (Reid, 1991).

INTERAGINDO NA REDE SOCIAL

A rede social permite relacionamentos horizontais, diminuindo hierarquias, preconceitos, dando assim ênfase a entrosamentos com pessoas de idênticos valores e objetivos em comuns.  A rede social nos permite compartilhar informações, as quais facilitam de forma significativa como conduziremos as nossas decisões e compromissos.

Os sites de Rede Sociais foram interpretados por Boyd & Ellison (2007), como sistemas que permitem a construção da imagem e exposição de um indivíduo através de um perfil ou página pessoal, permitindo a interação dos usuários.

É relevante diferenciar as redes e tipos de comunicação:

  1. Rede Comunitária: Reúnem interesses. Para promover melhorias ou mesmo reivindicar algo. Exemplo: comunidades, bairros, etc..

  2. Redes Profissionais: Fortalecem a rede de contato de um indivíduo, visando interesses pessoais e profissionais. Exemplo: LinKedIn.

  3. Redes Sociais: Focam as relações sociais entre pessoas. Exemplo: Facebook.

A conversa no computador pode ser Síncrona ou Assíncrona:

  1. Síncrona: São aquelas que permitem a resposta imediata, com salas de bate papos ou chat, Skype, Facebook etc..

  2. Assíncrona: Tem-se a expectativa na resposta, pois ela não é imediata, temos o e-mail como exemplo.

COMPORTAMENTO NA REDE SOCIAL

Um tema que se encontra em questão nos dias atuais, devido à facilidade de exposição pessoal, onde deverá reger o bom senso no comportamento independente da situação, pois as conseqüências poderão ser graves com incômodos desnecessários.

A conversão usual é a de texto sem ou com a abertura de vídeo, podendo dar espaço em alguns casos para uma má conduta. Mesmo em relações de confiança a rede é um espaço aberto também para pessoas de má fé, pois o diferencial é que tudo pode ser desfeito ou exposto com rapidez e facilidade.

Existe o dito popular: “Me diga com quem andas e te direi quem és!” Dizem que de forma semelhante este dito popular provém da bíblia. Podendo ser usado na comparação do Provérbio 13,20 “Quem anda com os sábios será sábio; mas o companheiro dos insensatos se tornará mau”. Pode-se utilizar esta menção como uma forma simples, rápida de uma reflexão quanto ao comportamento na Rede Social, ela deverá ser utilizada a nosso favor e não contra.

A troca de informação deve agregar valores sociais, razão da existência do termo Rede Social na Internet (Boyd & Ellison, 2007). É importante compreender o que se transmite para que se compreenda também como se transmite.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Se obtendo as informações básicas do que compreende a Rede e a sua forma de comunicação, se pode buscar o aperfeiçoamento quanto sua utilização. Com a globalização e modernidade na tecnologia, a internet já faz parte de nosso cotidiano e as Redes Sociais estão colaborando para uma melhor socialização, inclusive diminuindo distâncias e em tempo real se obtém as informações. Porém uma preocupação esta se tornando constante no que diz respeito ao comportamento na rede social, os abusos na exposição pessoal estão se tornando um agravante. Por isso a importância de compreender para que serve a Rede Social, no que ela facilita a nossa vida e aceitar que essa é uma forma de relacionar-se em todas as questões da vida, sejam pessoais ou profissionais, seria retrógado um indivíduo pensar que seu uso é apenas momentâneo, as redes já fazem parte  do nosso cotidiano, pois isto significa evolução e de certa forma busca o equilíbrio do ser humano.

REFERÊNCIAS

A Bíblia Sagrada/Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. 2ª.,Ed. São Paulo: Sociedade Biblíca do Brasil, 1993.

BOYD, D.M. & ELIISON, N.B. Social network sites: Definition, history, and scholarship. In: Journal of computer-mediated communication, Vol 13, no. 1, article 11 (2007). Disponível em: http://jcmc.indiana.edu/vol13/issuel1/boyd.ellison.html.  Acesso 07 nov 2014.

KERBRAT-ORECCHIONI,C. Análise da conversação. Princípios e métodos. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

REID, E. Electropolis: Communication and community on internet relay chat. In: Honours thesis. University of Melbourne (1991). Disponível em: http://cyber.eserver.org/reid.txt. Acesso 05 nov 2014.

Claudia Mehler Bot -   Licenciada em Ciências Socias - Universidade Castelo Branco


Publicado por: Claudia Mehler Bot

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola