Topo
pesquisar

Capitalismo Consciente

Sociologia

Esclarecimentos sobre o programa chamado Crédito do Carbono.

No Canadá foi criado um programa chamado "Crédito do Carbono".

Este crédito funciona da seguinte forma: quando uma empresa está produzindo excesso de carbono, (um gás tóxico, que destrói a camada de ozônio), a empresa recebe o "crédito carbono", que é um desconto nos impostos pagos ao governo.

Por exemplo:  um kilo de carbono de excesso,  a empresa recebe 10% de desconto no imposto que a empresa paga mensalmente ao governo. Existem pessoas treinadas em localizar empresas que produzem excesso de carbono, são os caçadores de carbono que trabalham para o governo americano. O nível de carbono expelido que a empresa , ou fazendeiros ou instituições seja esta qual for, está produzindo é medido e taxado o valor em peso e dinheiro, ex: um kilo de carbono , corresponde a aproximadamente um desconto no imposto de R$ 600,00 dólares. Os empresários e fazendeiros,  utilizam o dinheiro do desconto para comprar equipamentos tecnológicos de ponta,  usados  para diminuir o excesso de carbono depositado na atmosfera e reduzir o efeito estufa.

Este é um processo financeiro – ecológico  à longo prazo que pode render aproximadamente 15 bilhões de dólares ao ano, no mercado financeiro mundial.

O preço do carbono é R$ 25, 000,00 mil dólares a tonelada, é a cotação hoje na bolsa de valores americana, com tendência ao aumento deste valor.

Muitos ficarão ricos com este negócio, claro, mas não é uma riqueza ilícita, mas sim,

"Capitalismo Consciente".

O planeta  sobrevive sem dinheiro, mas não sobrevive sem o ar que respiramos, este fato gera uma competitividade grande neste novo negócio. O governo compra o carbono, o ar é preservado e o mercado de comodidies movimenta bilhões. Este é um projeto  que trará o resultado a longo prazo.

O gás metano, também é nocivo a camada de ozônio do planeta.

Na Ìndia, existem muitos criadores de gado, cuja as fezes produzem toneladas de metano por mês. Portanto foi criado o "vale carbono –metano".É o mesmo sistema do carbono, o governo concede descontos para que haja menos produção de "carbono – metano".

Com a economia feita pelos criadores de gado, em uma comunidade pobre no interior do sul da índia, foi implantado um sistema de máquinas que transformam as fezes do gado em gás metano para uso doméstico. As mulheres da região estão felizes porque agora cozinham com em fogão à gás metano, produzido por pessoas da própria região, que receberam também treinamento para trabalharem neste no processo de transformação de metano biológico em metano doméstico. O governo enviou químicos, e técnicos para treinar os homens da região, agora também os homens estão felizes por terem um novo modo de ganhar dinheiro, trabalhando por conta.Por causa deste projeto  de compra de gases nocivos,  muitas pessoas estão plantando muitas arvores em suas casas e propriedades para obter descontos nos impostos.Agora  as pessoas ainda estão sendo movidas pela ganância, porém acreditam os defensores do projeto que com o tempo, as pessoas farão deste processo de venda um hábito e desenvolveram  a cultura da preservação do ambiente para as futuras gerações.A ganância pode não ser o melhor caminho para este processo, porque gera desequilíbrio social financeiro . Quem tem bastante , acaba acumulando mais dinheiro. Porém , é preciso entender que algo já está sendo feito pela conservação do nosso oxigênio, da nossa atmosfera; é o primeiro dos muitos passos a serem dados em favor das gerações futuras, e isto deve ser considerado uma evolução  humana.

O "Capitalismo Consciente" traz benefícios incontáveis para as gerações vindouras.


Publicado por: Maria Helena Santos

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola