Topo
pesquisar

Brasil, pobre país rico

Sociologia

Clique e confira uma reflexão sobre os problemas sociais encontrados no Brasil!

Somos um país de dimensões continentais e necessidades universais, país rico e interminável, com seus limites territoriais que vão do Oiapoque ao Chuí, são 7274 km por estrada, é praticamente a distancia entre Brasil e Portugal, de ponta a ponta somos todos hermanos, e nossos vizinhos nos amam! Aqui não somos patriotas, ao menos que se trate da seleção brasileira de futebol, aí a coisa muda de figura e somos um só! Aqui Roberto Carlos e Pelé são considerados reis e Xuxa rainha, nosso herói é Ayrton Senna, nosso ídolo é Neymar e Ronaldinho é chamado de “fenômeno”. Aqui é o país do samba, café e carnaval, mas quase tudo acaba em pizza! Afinal, é Brasil!

Aqui é o pais onde a ordem e o progresso ainda não saíram da bandeira, temos índices de analfabetismo alarmantes em pleno século XXI. País onde crianças abandonadas nas ruas hoje serão os futuros bandidos de amanha, e todos sabem disso. Nosso sistema público de saúde é vergonhoso e fere a dignidade e os direitos dos cidadãos brasileiros, previstos na Constituição Federal, pessoas ainda morrem nas filas dos hospitais esperando por atendimento. Aqui, aposentados precisam provar que estão vivos para receberem o beneficio, alguns morrem e nunca o recebem. Aqui reclamamos dos alagamentos nos dias de chuva, mas jogamos lixo na rua. Aqui temos uma polícia repressora e despreparada, os brasileiros permitiram que a violência policial se institucionalizasse no país, de modo que não sabemos se ter medo da polícia ou dos próprios bandidos. Talvez aqui seja a única nação onde elegemos esportistas, bailarinos, apresentadores de TV, cantores, atores e ate mesmo um palhaço para ocuparem cargos políticos, e não importa se sabem ler e escrever, isso é apenas um detalhe, quem se importa? Afinal, é BRASIL!

No Brasil a mídia exerce forte influencia no cotidiano das pessoas, dita costumes, tendências, posturas... e interfere no cenário político nacional. Somos o país das filas intermináveis, dos congestionamentos desagradáveis, da burocracia desnecessária, das taxas colossais, das desigualdades sem igual. Nosso “jeitinho brasileiro” serve pra tudo, tudo mesmo! Aqui é o lugar onde a corrupção entre os políticos já faz parte do cenário atual, ainda assim reelegemos as mesmas pessoas. Se tratando de política aqui não existe esquerda ou direita, existe quem está no poder e quem não.Aqui é onde os ricos ficam cada vez mais ricos enquanto cerca de 12 milhões de pessoas ainda passam fome e sede, muitos morrem a espera de ajuda, em alguns vilarejos do Estado do Piauí, por exemplo, sertanejos comem ratos para sobreviver. Aqui é o país onde crianças trabalham como gente grande, nas ruas, lavouras e pedreiras. País onde alguns seres humanos vivem literalmente no lixo,e se alimentam dele. Onde índios ainda são perseguidos, onde negros são maioria e ainda assim, são discriminados, mas ninguém diz nada. Afinal, é BRASIL! 

Aqui , infelizmente, temos o hábito de super valorizar tudo que vem de fora e desvalorizar o que é nacional. Aqui o trabalho escravo ainda não foi extinto totalmente, apenas mudou de face e de nome, mas continua vivo, ainda que disfarçadamente. Aqui, serviços básicos como eletricidade, água e internet são caros e não funcionam bem, somos um país emergente com preços de primeiro mundo.Brasileiro é um povo de memoria curta, se esquece facilmente de tudo, sobretudo quando se trata de escândalos políticos. Afinal, é Brasil!

Por outro lado, somos também o país da solidariedade, da cordialidade, da musicalidade e, sobretudo da criatividade. Somos o povo mais miscigenado do mundo, aqui encontramos japoneses, italianos, alemães, portugueses...  todos vivem em harmonia! Somos a fina mistura da força do negro africano, da sabedoria do índio e da melancolia europeia, o que nos faz, sem dúvidas, um povo forte e único. Brasileiro é conhecido em todo o mundo como um povo alegre, festeiro, simpático e brincalhão. Somos respeitados onde quer que estejamos, pois mantemos ótimas relações diplomáticas com todos os países. Somos carinhosos e gentis uns com outros, mesmo sem nos conhecermos bem. Estamos sempre muito próximos, seja fisicamente que emocionalmente dos nossos amigos e familiares. Temos a estranha mania de falar " tocando". Somos o maior país católico do mundo e mesmo assim, respeitamos e acolhemos todas as religiões. O brasileiro tem o Don de fazer piada com sua própria desgraça. E isso não quer dizer contentar-se, mas sim, não se deixar abater e seguir em frente com sorriso no rosto.

Nossa história de luta e revoltas começaram durante a colonização europeia, com a resistência indígena e negra. Mais tarde, em meados do século XVIII, a inconfidência mineira, seguida da guerra de canudos, ditadura militar, diretas já e por fim os caras pintadas em 1992, só para citar algumas. Nossos verdadeiros heróis, embora não mais lembrados fora dos livros de história, nos deixaram um legado imenso, e ajudaram a constituir o que conhecemos hoje como Brasil. Foram eles; Zumbi dos Palmares, Tiradentes, Antonio conselheiro, entre outros guerreiros.

No que se refere a belezas naturais nosso gigante não deixa nada a desejar, temos a Amazônia, que compreende a maior biodiversidade em uma floresta tropical no mundo. O Brasil conta com aproximadamente 7.400 km de litoral, composto de praias, falésias, dunas,mangues, recifes, baias, restingas e outras formações menores. Montanhas,serras,chapadas e planaltos também fazem parte da nossa paisagem, o monte Roraima, por exemplo, é a chapada mais alta do mundo com seus impressionantes 2.810 metros de altura e 90 km de extensão, fica situado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Com aproximadamente 6.992 km de extensão o rio Amazonas é considerado o maior rio do mundo,e corta 3 países. Já o São Francisco, também conhecido como velho Chico, tem aproximadamente 2.830 km de extensão, sendo o maior rio totalmente brasileiro, corta 5 Estados.

Nossas manifestações culturais Brasil afora também são de dar inveja por sua diversidade e riqueza. Podemos citar no Norte o bumba meu boi. No Nordeste o carnaval e o maracatu, já no Centro Oeste temos o fogaréu e as cavalhadas.No Sudeste a festa do peão de boiadeiro e a folia de reis e por fim, no Sul do país vemos o oktoberfest e a festa de nossa senhora dos navegantes.Isso sem falar do nosso folclore, quem nunca ouviu falar no boitatá, curupira, lobisomem, mula sem cabeça e saci Pererê? Entre outros que nos dão orgulho por serem manifestações típicas brasileiras. Nossa gastronomia sofreu influencias indígenas, africanas e europeias, o que a tornou em uma das mais ricas e variadas do mundo, tendo como prato principal, a famosa feijoada.

Brasil de todas as cores e sabores, de todas as raças e credos, de todas as nações e canções, de todas as tribos e ritmos. Somos um país abençoado, aqui não temos furacões, tsunamis, terremotos e vulcões.Acredito que quando Deus se deu conta de todos os problemas sociais que teríamos que encarar, acabou nos livrando destes males. Afinal, Deus é brasileiro, não é?

Verdade seja dita, o Brasil é um país lindo e rico culturalmente, isso, ninguém pode negar! Todavia, ainda temos a estranha mania de maximizar os nossos problemas de modo que acabam ofuscando nossas virtudes e belezas, que, no entanto, deveriam ser consideradas e valorizadas. Sim, temos muitos problemas sociais que se arrastam há décadas, negar ou ignorar tais problemas não resolve a situação. Embora, levemos em consideração que toda nação, por mais desenvolvida que seja, tem seus problemas, ainda que em menor proporção. Portanto, tiremos proveito das nossas diferenças econômicas, sociais e culturais e façamos das dificuldades um estímulo ao desenvolvimento rumo á civilidade e igualdade.Pois, apesar das mazelas e das difíceis condições de vida que enfrentamos, superamos nossos desafios “sambando”.


Publicado por: Tiago Guimaraes

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola