Topo
pesquisar

Silogismo como técnica de argumentação

Redação

Conhecer o silogismo e saber usá-lo é muito importante para quem está estudando redação.

Na dissertação argumentativa, um dos grandes desafios do candidato é apresentar ideias fortes para comprovar seu ponto de vista. Conhecer o silogismo e saber usá-lo é muito importante para quem está estudando redação. No que consiste o silogismo? Trata-se da apresentação de duas premissas para se chegar um aparente verdade. Vamos à prática.

Tema: “A importância da leitura como estímulo à participação social”.

Ponto de vista a ser defendido: O indivíduo que tem o hábito de ler possui maior propensão a ser ativo socialmente.

Atenção: o ponto de vista constitui apenas uma opinião. Agora será necessário comprová-la com uma argumentação consistente.

Silogismo Premissa maior: o hábito de ler desenvolve o senso crítico.

Premissa menor: pessoas críticas tendem a se incomodar com as mazelas sociais.

Conclusão: O indivíduo que lê acaba se tornando mais crítico, o que o impede de ficar alheio às questões de sua comunidade.

Sendo assim, podemos construir o seguinte parágrafo: “O indivíduo que lê tende a ser mais ativo socialmente. Isso porque o hábito da leitura, conforme já foi comprovado, estimula o desenvolvimento cognitivo e o senso crítico. Uma pessoa que analisa as questões de sua comunidade de forma crítica dificilmente ficará passiva diante das mazelas sociais.”

Ainda que haja possibilidade de contra-argumentação em relação ao que foi apresentado, as ideias foram encadeadas de maneira lógica. A opinião acerca do tema foi comprovada.

Lygia Maria Professora de redação

Autora do blog paraescreverbem.blogspot.com


Publicado por: Lygia Maria

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola