Topo
pesquisar

Olimpíadas 2016

Redação

Em 2016, o Brasil será o primeiro país sul-americano a receber os Jogos Olímpicos.

E lá se vai mais uma Olimpíada. Realizada oficialmente a quase um século, a edição desse ano aconteceu em Londres, Inglaterra. Em 2016, o Brasil será o primeiro país sul-americano a receber os Jogos Olímpicos. 

Nosso país competiu pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Antuérpia, em 1920. Desde então, o Brasil participou de cada edição, com exceção dos Jogos de 1928.

E o resultado dessas participações, em números, revela-se em 20 medalhas de ouro, 25 de prata e 46 de bronze. Na edição de Londres, somos o vigésimo segundo lugar no quadro geral de medalhas.

Livre de comparações, somente nesta edicão de 2012, os EUA (maior potência esportiva do mundo) trouxe para casa 104 medalhas até o momento, número maior que o de toda a história olímpica brasileira.

Um dos segredos dos EUA para vencer no quadro de medalhas é o maciço investimento no esporte. O país possue, por exemplo, centros com tecnologia de última geração e, quando as equipes vão embora do local, eles tornam-se um importante legado para a população da cidade.

Para os brasileiros que disputaram provas em Londres, ganhar ou não uma medalha é circunstancial. Não devemos desonrá-los por uma derrota e sim parabenizá-los pela lição de cidadania que trouxeram na bagagem. Mas em 2016, como país sede, qual será nossa reação se terminarmos as Olimpíadas em vigésimo segundo lugar? O que poderá ser feito para incentivar e universalizar o acesso aos esportes olímpicos no país?

"Seremos quem (ou quantos) em 2016?"

Creio que a cobrança nos atletas brasileiros na próxima edição das Olimpíadas será muito maior, e empenho e garra não serão suficientes. Teremos também que conquistar muitas medalhas, e acima de tudo investir intensamente no esporte. Na próxima edição, muda-se o ditado, e o importante não será apenas participar.


Publicado por: Matheus Soares

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola