Topo
pesquisar

Insegurança

Redação

Segurança é um fator raramente encontra no Brasil.

No Brasil, nação cujo índice do Gini (medida do grau de concentração de renda) está entre os 10 piores do mundo, segurança é um fator raramente encontrado. Assaltos, policiais corruptos e vandalismos já fazem parte do cotidiano da maior parte da população brasileira. Acredito que esses problemas com os quais nós convivemos são decorrentes dos péssimos salários dos servidores públicos ligados aos setores de proteção.

O envolvimento desses setores com a ilegalidade é preocupante. O comportamento desvirtuado de policiais era esperado, já que muitos deles residem em periferias devido ao mal pagamento. Atos criminosos como o suborno, assédio sexual, abuso de autoridade tendem a ser praticados por essas pessoas. Pode nascer então mais um grupo de usurpadores da sociedade, que deveria ter como compromisso a defesa do cidadão.

Portanto, a fiscalização das ações tomadas pelos integrantes da segurança pública é primordial. Deslizes cometidos pelos funcionários devem ser analisados e até compreendidos pela instituição, contudo, punidos de acordo com a sua gravidade. Desse modo, a moralização da polícia brasileira acabará ocorrendo.

Uma profissão arriscada e exigente como essa deveria ser valorizada e remunerada corretamente. Talvez assim, poderemos ter um retorno em dedicação e conseqüente contenção da violência. Quando o governo finalmente resolver adotar as medidas acima, é bem provável que consigamos reduzir, mesmo que gradativamente, a desigualdade da distribuição de renda representada pelo Gini.


Publicado por: Lucas Martins Faria

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola