Topo
pesquisar

Elementos da Narrativa

Redação

Que tal conhecer os elementos da Narrativa? Clique e confira suas características!

Uma narrativa deve ser bem analisada, tem de se entender os elementos que a compõem para que seja possível a compreensão da obra. Os elementos da narrativa são o enredo, os personagens, o espaço, o tempo e o principal o narrador. O enredo diz respeito a trama, o encadeamento dos fatos, é o esqueleto da narrativa, o desenrolar dos acontecimentos. Os personagens são os participantes da narração, são eles que vivem as ações, que executam, é sobre eles que recaem as ações.

Um bom exemplo de personagem é o Estevão, do conto “O Afogado Mais Bonito do Mundo”, de Gabriel Garcia Marques, ele é um afogado, um morto, ele mesmo não faz nada, porém todas as ações giram em torno dele, ele é o único no conto que tem um nome, todos os outros personagens são tratados no coletivo, os meninos, os homens, as mulheres, e por sua vez sua presença muda aquela comunidade que passa a ter uma nova perspectiva de vida.

O espaço é onde os fatos ocorrem, o lugar físico, podendo ser no quarto, na sala, no hospital, em lugares internos ou externos, fechados ou abertos como numa avenida, numa praia. O espaço pode ser social, onde circulam os personagens ou psicológico de acordo com o ambiente interior, os acontecimentos acontecem na mente do narrador, então o espaço considerado será o psicológico. Deve-se analisar também, as características sociais da época em que se desenvolvem os acontecimentos da história. O tempo é de suma importância na narrativa, ele pode ser cronológico onde os acontecimentos seguem uma ordem linear, uma sequência lógica do início ao fim, uma ordem cronológica. Enquanto que, no tempo psicológico, não existe uma estrutura, aqui o tempo é o interior, ele acontece na mente e por isso não tem uma ordem definida, podendo ter recortes, recordações, sonhos, imaginações, delírios, ele acontece de acordo com o estado de espírito do narrador, ele muda de uma pessoa para outra, de um ambiente para outro, de uma época para outra. Não tem um tempo fixo, definido, pode ser longo ou curto, ele se modifica de acordo com o estado do personagem. E por último temos o narrador, o foco da narrativa, ele é o intermediador entre o texto e o leitor, podemos encontrar três tipos de narrador: o personagem – é o que conta a história em primeira pessoa e participa como um personagem; O narrador observador – ele conta a história em terceira pessoa, ele não participa das ações, ele narra com neutralidade, não tem conhecimento íntimo das personagens. Enquanto que, – O narrador onisciente é capaz de revelar os pensamentos, os sentimentos, coisas secretas das personagens, ele narra em terceira pessoa e algumas vezes em primeira, ele sabe tudo sobre as personagens, sobre o enredo.

Podemos observar ainda que o narrador em primeira pessoa além de ser um narrador personagem pode ser o protagonista – o personagem principal, a testemunha.

Uma vez em que se tem tudo bem definido é possível chegar a compreensão do texto, tendo domínio e inteireza dos fatos, não deixando dúvidas quanto a mensagem real.


Publicado por: Vilma Cristina Barbosa de Souza Lopes

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola