Topo
pesquisar

Otimize seu relacionamento

Psicologia

Aprendendo a otimizar o seu relacionamento familiar, pessoal e profissional.

Você costuma se reunir em família? Quantas vezes ao mês você encontra os amigos para bater papo? Você acredita que a interação com os colegas de trabalho poderia ser melhor? Acha que pode otimizar o seu relacionamento familiar, pessoal e profissional? Então lhe convido a investir no desenvolvimento do seu potencial relacional canalizando as suas energias para melhorar o seu comportamento e tornar-se um ser humano ainda melhor.

Vivemos em um mundo quase que totalmente dominada pela tecnologia. Temos acesso a internet, telefones celulares, computadores, rádios transmissores, satélites, MP3, MP4, palms, televisão e uma enorme parafernália de equipamentos a nossa disposição. Mas, ainda assim, muitos de nós ainda não superamos os desafios de nos relacionarmos melhor. A minha experiência de mais de três décadas de atuação junto a empresas no Brasil e no exterior tem demonstrado que não importa muito a sua posição social, profissão ou mesmo a atividade da organização onde você trabalha, seja ela indústria, comércio ou prestadora de serviços, o desafio da interação pessoal será sempre enorme.

O fato é que nenhuma pessoa ou empresa poderá obter sucesso sem antes superar os desafios do bom relacionamento. Podemos acumular todo o conhecimento disponível no planeta, mas sem relacionamento de qualidade de nada adiantará. O grande obstáculo a ser superado para alcançar sucesso nele é a capacidade de controlar as nossas emoções. Normalmente, os sentimentos mais fortes do homem são a tristeza, a alegria e a raiva. Saber dominá-los é uma arte para poucos. Muitas feridas são criadas e duram por toda a vida pela incapacidade de algumas pessoas em controlar as suas emoções e, conseqüentemente, as palavras impensadas que saem pela boca como se torpedos mortais fossem.

Recentemente li uma história que revelava o desentendimento de dois irmãos. Eles eram vizinhos e para não se encontrarem resolveram derrubar a única ponte que ligava os dois lados das propriedades. Um belo dia apareceu, na casa do irmão mais velho, um carpinteiro pedindo serviços. Foi-lhe designado a tarefa de construir um enorme muro para separar ainda mais os dois imóveis e evitar que os irmãos se contatassem, ainda que visualmente. Dado a tarefa, o irmão mais velho foi até a cidade mais próxima e ao retornar percebeu que, ao invés do muro, o carpinteiro construiu uma nova ponte ligando as duas residências.

Enfurecido, aproximou-se dizendo poucas e boas ao carpinteiro, ordenando-lhe que derrubasse a ponte imediatamente, pois não foi para fazer aquilo que havia sido contratado, dizia ele aos berros. Porém, repentinamente percebeu a aproximação do seu irmão vindo de braços abertos em sua direção. Daí, ele caminhou rápido e ao se encontrarem, no meio da ponte, abraçaram-se calorosamente. Daí, vendo os dois irmãos emocionados o carpinteiro pegou a sua caixa de ferramentas e partiu. “Espere aí: fique conosco”, disseram os irmãos. O carpinteiro respondeu: “eu adoraria, mas tenho outras pontes a construir...

O psicólogo Daniel Goleman, PhD, com seu livro "Inteligência Emocional", por exemplo, traz o conceito da inteligência emocional como maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas. Para ele a maioria das situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas. Daí, aquele que for mais flexível, afável, compreensivo e gentil terá mais chances de triunfar social e profissionalmente.

Para ele o controle do temperamento, adaptabilidade, persistência, amizade, respeito, amabilidade e empatia, são fundamentais para o sucesso na vida. Neste contexto, segundo ele, para triunfar é necessário dominar os seguintes quesit,os:

  • Auto-conhecimento emocional: conhecer os seus próprios pontos fortes e fracos;
  • Controle emocional: capacidade de lidar com os sentimentos;
  • Auto-motivação: ser otimista e direcionar as emoções para metas e conquistas;
  • Empatia: capacidade de se colocar no lugar do outro;
  • Habilidade em relacionamentos interpessoais: sua capacidade de lidar com as emoções, até porque saber trabalhar em equipe é condição sine qua non nos dias atuais.

E quanto a você: tem construído pontes e derrubado muitos muros?

Pense nisso e ótima semana.

Evaldo Costa

Escritor, Consultor, Conferencista e Professor.

Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”

Site: www.evaldocosta.com.br

E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com.br


Publicado por: evaldocosta

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola