Topo
pesquisar

Aprenda a se valorizar para alcançar o topo

Psicologia

O caminho a seguir para se tornar uma pessoa melhor, ter uma vida mais interessante, sentir-se bem e realizar sonhos.

“Se você quer transformar o mundo, experimente, primeiro, promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu interior”.
Estas atitudes se refletirão em mudanças positivas no seu ambiente familiar. Deste ponto em diante, as mudanças expandirão em proporções cada vez maiores.
“Tudo o que fazemos produz efeito, causa algum impacto”.

Dalai Lama

O quanto importante você se considera para a sua cara metade, filhos, pai, mãe e para si próprio? Tenha certeza que você é muito importante. Você é um exemplar único num planeta de aproximadamente 10 bilhões de pessoas. Não existe nem existirá outro igual, somente você. A você é entregue a vida e a faculdade de guiá-la a seu bel prazer, ou seja, você é dono do seu destino.

Portanto, eu lhe pergunto: você acha que pode se tornar uma pessoa melhor? Busca uma vida mais interessante? Deseja sentir-se bem? Tem sonhos e almeja realizá-los?

Se você respondeu afirmativamente a uma ou mais questões, o caminho é investir em você para manter-se:

Adote atitudes de vencedor durante todos os dias de sua vida;

Tenha em mente que só você é dono de seu destino, portanto controle-o antes que alguém o faça;

Uma certeza: o universo conspira a favor dos que tem fé & esperança na mente e amor no coração;

Atenção para os detalhes: só assim você poderá ver as coisas como elas realmente são;

Lembre-se: bondade, trabalho, honestidade, saúde, família e amigos são seus maiores tesouros. Encontre-os, conserve-os e desfrute dessas riquezas maravilhosas;

Ilumine a sua mente e permita-se aprender os alunos importantes da vida;

Zele pela sua auto-estima, sorria sempre e seja generoso. Logo, perceberá que maravilhas ocorrerão em sua vida;

Ame o próximo e persiga seus sonhos com a certeza de que você é uma criação única de Deus, nada nem ninguém poderá substituí-lo.

Dê espaço para que o ser maravilhoso que existe em você se desenvolva. Leia, estude, viaje e divirta-se, sabendo que no mundo do homem a lei é uma só: todas as situações são passageiras;

Orgulhe-se das suas conquistas. Lembre-se que o dinheiro será, quase sempre, muito importante. Ele poderá facilitar muito, mas só lhe será útil até a quantia que você for capaz de usá-lo, o excedente só lhe trará problemas. Portanto, busque também, e acima de todas as coisas, desenvolver os sentimentos de paz e harmonia, evitando as situações e pessoas negativas.

 “O maior bem que podemos fazer pelas pessoas não é compartilhar nossas riquezas com elas, mas mostrar-lhes suas próprias riquezas”.

Zig Ziglar

As pequenas ações intrínsecas em nós são as que farão grandes diferenças em nossas vidas. Mas, para isso você vai precisar de uma boa dose de disciplina. Você quer ter um filho financeiramente resolvido no futuro? Deseja ter saúde na velhice? Quer ter casa de praia, automóvel e muito mais? Saiba que poderá fazer isso só com um pouco de planejamento e disciplina.

 “O sucesso é resultado de pequenas ações de longo prazo e não grandes ações de curto prazo”.

Vamos à questão do futuro do seu filho. Qual a idade dele? Vamos imaginar que ele tenha entre um a dez anos, não importa muito. Você já está depositando dinheiro no plano de aposentadoria privada dele? Pois bem, saiba que se você começar a planejar o futuro do seu filho nos primeiros anos de vida dele, o desembolso de meio salário mínimo mensal será suficiente para engendrar uma pequena fortuna quando ele atingir a terceira idade.

 E a sua saúde? Você deseja que ela esteja em ordem na terceira idade? Saiba então que cuidar de sua saúde será tão imprescindível quanto você se dedicar a higiene pessoal diariamente. Cuidado para não se distrair com o ritmo frenético da vida e esquecer-se das coisas importantes. O mesmo raciocínio você deve adotar ao adquirir tudo o que mais deseja. Lembre-se: o sucesso é resultado de pequenas ações a longo prazo e não, grandes ações a curto prazo.

 

"A ciência poderá ter achado a cura para a maioria dos males, mas ainda não encontrou remédio para o pior de todos: a apatia dos seres humanos".

Helen Keller

Mas a vida não se resume a isso. Estamos no mundo de muitos paradoxos, onde temos que zelar e lograr pelo nosso admirável patrimônio: a nossa mente. O que você tem feito por ela é o suficiente para mantê-la produtiva para sempre? Se você tem alguma dúvida, vou tentar ajudá-lo: Quantas vezes durante a semana você sai com os amigos para tomar uns drinks, colocar a conversa em dia ou divertir-se? Quanto tempo você fica, diariamente, diante da televisão? Quantas horas você estuda por dia? Quantos livros você lê por ano?

 Pesquisas recentes evidenciam que o brasileiro assiste muito mais televisão (média de 1000 horas por ano) do que lêem livros (média de um anualmente). Saiba que se você for capaz de dedicar apenas 15 minutos de leitura diária, será suficiente para você ler, pelo menos, 10 livros (de 100 páginas) por ano.

 Diante destes fatos, eu lhe convido a fazer um exame de consciência para verificar qual foi à última vez que você retirou de seu orçamento, ou dos momentos livres, dinheiro e tempo e os investiu na sua formação, aperfeiçoamento e desenvolvimento pessoal. Pergunte-se então: estou acomodado? O que eu tenho investido em mim tem sido suficiente para garantir a minha competitividade futura? O que eu estou fazendo hoje está me levando para mais próximo ou mais longe dos meus sonhos?

 Reflita com a certeza de que o momento de agir é agora e o local é aqui.

 Evaldo Costa

Escritor, Professor, Consultor e Conferencista.


Publicado por: evaldocosta

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola