Topo
pesquisar

Todo o poder emana do povo

Política

Análise sobre as eleições no Brasil.

 

Há três dias das eleições presidenciais no Brasil, o povo brasileiro pergunta para si o que a maioria dos políticos tentaram evitar. A dúvida em quem votar é o que mais intriga a questão nada democrática do mesmo no País. Vivemos em uma república onde a democracia é um princípio fundamental, estabelecida no artigo 1º da CF/88 e clara em seu parágrafo único: Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

Quando os noticiários relatam históricos de corrupção, lavagem de dinheiro, desvios de verbas e outras atrocidades que revoltam o cidadão, o exercício da democracia é enfraquecido pela desconfiança e pela apresentação política de alguns candidatos eleitos.

A sociedade deseja mostrar para a massa política-eleitoral sua maneira de pensar, de agir e de protestar. Com efeito, tudo torna-se um ciclo, onde a crítica ao adversário e o ataque às ideologias de oposição parecem definir voto e mesclar prestígio com opinião política.

Cabe, no regime de voto, avaliar a melhor opção coletiva, não individual - se está bom para mim, é o necessário, o importante. Não podemos decidir sozinho o futuro de mais de 191 milhões de indivíduos. Porém, colaborando e empregando o dever como direito, façamos do futuro um plano do presente.


Publicado por: Luís Felipe Uffermann Cristovon

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola