Topo
pesquisar

Políticas públicas e violência urbana

Política

Em linhas gerais, a violência urbana é fruto de uma série de fatores.

Em linhas gerais, a violência urbana é fruto de uma série de fatores. Entre eles: exclusão social, falta de perspectiva de vida, desestruturação familiar, ausência de justiça social e as drogas lícitas ou não.

Na verdade, a violência não deve ser combatida apenas com o aparato repressor. Existem outras formas inteligentes. Quais? Políticas públicas, que contemplem os seguimentos mais pobres da sociedade. Isso pode ser feito por meio de ações efetivas, do poder público, no combate à miserabilidade nas áreas periféricas, onde, aliás, há maior concentração de pobreza.

Ou seja, violência tem solução. Uma medida eficaz é o policiamento comunitário e preventivo nas comunidades. De outro lado, é preciso valorizar a polícia. Necessita ser bem remunerada e treinada. Além disso, sua formação deve ser humanística. Cidadã.

Responder às demandas

Portanto, políticas públicas inclusivas são ações que colaboram para a redução da violência, principalmente, nos grandes centros urbanos. Aliás, é obrigação do poder público - polícia e demais órgãos - respeitar os direitos do cidadão e dar respostas satisfatórias às suas demandas. Por isso, é preciso dialogar com a sociedade civil e garantir-lhe o direito de opinar.

É o caso, por exemplo, de se apurar e punir os responsáveis pela chacina de oito torcedores, que festejavam o título do Palmeiras, em bares de Osasco, na madrugada de quinta-feira (12/7). A imprensa fez a sua parte ao denunciar a tragédia. Quanto à polícia, a sociedade espera que cumpra com a sua função. Afinal, a polícia existe para garantir a segurança do cidadão. (Ricardo Santos é jornalista)


Publicado por: RICARDO SANTOS

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola