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Como criar um ambiente favorável á aprendizagem?

Pedagogia

Clique e veja como criar um ambiente favorável à aprendizagem.

A ansiedade, bem como a angústia, impede a aprendizagem. Isso porque uma região do cérebro, responsável pelo processamento das emoções, denominada amígdala, responde às ameaças percebidas, bloqueando o fluxo de informações para os centros de aprendizagem do cérebro, embaralhando os circuitos neurais, impedindo assim a concentração.

O educador, como bom observador das características individuais de seus alunos, pode propiciar uma aprendizagem mais dinâmica e motivadora para a sua turma, através da criação de ambientes favoráveis de aprendizagem.  Atividades de liderança e engajamento comunitário, podem ser eficazes no controle das ansiedades, visto que estimula a concentração na tomada de decisões, o trabalho em equipe mediante ações conjuntas, e a comunicação através do contato com outras pessoas.

A inteligência se desenvolve á partir do momento que nós á estimulamos, que criamos condições para que nossos conhecimentos e habilidades possam ser aprimorados. Para isso, é papel do professor promover atividades desafiadoras, que estimule o aluno á enfrentar seus obstáculos, aprender com os erros e encarar um feedback como uma atitude construtiva e não derrotista ou pessoal.

Vale ressaltar que assim como as pessoas não são iguais, a forma que cada uma delas capta a informação e aprende também não é. Uma aprendizagem só pode ser considerada de fato efetiva, quando ela ganha sentido para o aprendiz, visto que todo o conhecimento passa por uma experiência ao longo da vida. Experiência esta que se modifica a cada nova aprendizagem.

Na sala de aula, o docente ao passar uma atividade que impulsione o aluno a aplicar o seu conhecimento, este sai do conceito da memória e ganha vida, passando a fazer parte da vivência (ou da experiência) deste aluno. É neste processo que se consolidam as aprendizagens. 

Para verificar o grau de  aprendizagem dos alunos, a avaliação é uma importante ferramenta para se obter um feedback. Entretanto, o primordial em um teste ou em uma prova, não está no número de erros e acertos deste aluno, mas na compreensão de onde e de como chegou a determinado resultado, isto o ajudará a ajustar o seu pensamento para que ele possa melhorar (isso significa que o aluno precisa saber mais do que se suas respostas estavam certas ou erradas).

A prática de exercícios físicos auxilia na capacidade de concentração, além de fortalecer a memória, visto que, o exercício aumenta o fluxo de sangue, rico em oxigênio para o cérebro, melhorando assim a capacidade dos alunos de se concentrar.

Uma criança, necessariamente não inicia seu processo de aprendizagens somente quando entra para o jardim de infância. É possível estimulá-la, logo nos primeiros meses de vida, com estímulos, cores, sensações e muito afeto.

Quando somos deparados com novos conhecimentos, o cérebro imediatamente detecta esta informação, verificando em nossa memória se a informação é nova ou se já faz parte do nosso repertório de aprendizagens. Caso seja nova, o cérebro irá desenvolvê-la mediante o fluxo de conexões que possuímos na área cerebral, contextualizando-as á nossas emoções, experiências e pensamentos. Na sala de aula, isso significa que a mudança de rotinas, pedindo aos alunos para considerar  semelhanças e diferenças, levando a turma á passeios, apresentando ao grupo novas brincadeiras e atividades, são exemplos de ações e estímulos para continuar aprendendo.

É importante salientar que todo momento é momento de aprender, e que o que fará de fato a diferença em uma aprendizagem, será a qualidade de situações ou tarefas apresentadas ao aluno, que devem ser desafiadoras e inovadoras, ao ponto de estimular na criança a curiosidade e a motivação para continuar aprendendo, sempre.


Publicado por: Daniela Silva dos Santos

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

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