Topo
pesquisar

Coaching Escolar: como incorporar esta modalidade de treinamento no desenvolvimento dos alunos?

Pedagogia

Conheça sobre o Coaching Escolar, uma modalidade de treinamento, incorporada à realidade escolar.

Coaching escolar é uma modalidade de treinamento, incorporada à realidade escolar, e ás necessidades individuais de professores, alunos, gestores e equipe administrativo-pedagógica.

No desenvolvimento dos alunos, o coaching vem agregar na aquisição de competências acadêmicas, e no aprimoramento de habilidades e atitudes pertinentes ao estilo de aprendizagem de cada estudante, os auxiliando na motivação, no autoconhecimento e na tomada de decisão.

Para jovens em ingresso ao vestibular, o coaching promove a habilidade de se autoconhecer e de definir linhas de interesse na escolha do curso de graduação, de maneira a minimizar eventuais desistências no decorrer do processo. Já para os estudantes já inseridos na faculdade, o coaching colabora para o aperfeiçoamento das capacidades adquiridas, bem como no foco dos estudos, mesmo em meio à alguma dificuldade de aprendizado.

Na prática, o coaching para o público estudantil estimula o jovem a identificar suas metas (para o alcance dos objetivos); as possíveis dificuldades ou obstáculos que podem atrapalhar no atingimento dessas metas; a aquisição de atitudes e comportamentos que levarão o aluno a alcançar o objetivo traçado, e avaliações periódicas para verificar as metas já realizadas.

O coaching também pode ser trabalhado com o público infantil. Para isso, se faz necessário que o treinador possua formação pedagógica para trabalhar com essa faixa etária, auxiliando a criança a descobrir suas habilidades; desenvolver competências sociais, cognitivas, motoras e afetivas, em um ambiente lúdico e interativo, na companhia de outras crianças. Durante o treinamento, a criança será estimulada a ampliar o seu conhecimento de mundo; aprender a trabalhar em equipe; se comunicar, socializando seus pensamentos com o grupo; aprimorar conhecimentos em uma segunda língua, e aprender a ser mais criativo, crítico e participativo.

No curso superior, as ferramentas de coaching possibilitam que o aluno aprenda a desenvolver um plano de carreira, com base no curso de graduação escolhido; desenvolva as competências necessárias para o ingresso no mercado de trabalho; reflita acerca de suas forças e fraquezas, identificando assim pontos fortes em seu desempenho e atitudes, e pontos a melhorar em sua vida acadêmica, pessoal e profissional.

O coaching escolar voltado para o desenvolvimento dos alunos, apresenta um novo jeito de ver a vida acadêmica: cheia de possibilidades de crescimento e conhecimento, visando auxiliar o discente no alcance de seus objetivos, na elaboração do seu projeto de vida e carreira, e no aprimoramento das competências essenciais para o mundo acadêmico e para o mundo do trabalho.


Publicado por: Daniela Silva dos Santos

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola