Topo
pesquisar

Julio Cortazar

Literatura

Julio Cortazar, o nascimento de Julio Cortazar, pais de Julio Cortazar, vida de Julio Cortazar, formação de Julio Cortazar, primeiro livro publicado de Julio Cortazar, envolvimento de Julio Cortazar com a política.

Julio Cortázar nasceu em 26 de agosto de 1914 na cidade de Bruxelas na Bélgica onde seus pais residiram. Julio Cortázar era filho de Florencio Cortázar e María Herminia Descotte, ambos argentinos.

No ano de 1916 sua família se mudou para Suíça onde se refugiaram durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1918, dois anos depois, Julio e sua família voltaram para Argentina país natal de seus pais.

Logo depois que sua família se mudou para Buenos Aires seu pai se separa de sua mãe, desde então Julio Cortázar não teve mais nenhuma ligação forte com se pai.

Aos 9 anos de idade, em 1923, escreveu seu primeiro livro, um grande passo para o menino que já escrevia poemas. Mas um fato marcante durante alguns anos de sua vida, era a dúvida da autoria de seus textos quando criança pela precocidade do seu talento literário.

No ano de 1932, aos 18 anos, Julio Cortazar recebe o diploma da escola normalista que lhe confere o direito de lecionar. Neste mesmo ano Cortázar se aventura em um navio cargueiro com intuito de ir para a Europa com alguns amigos. Mas a expedição não deu certo, porém lhe rendeu uma obra “Um Lugar Chamada Kindberg”.

Em 1938 Cortázar publicou seu primeiro livro que foi intitulado “Presencia” com o pseudônimo de Julio Denis. O livro se tratava de uma coletânea de poemas. Em 1944, Julio se mudou para Cuyo, Mendoza, onde se formou professor de literatura francesa na universidade local. Seu conto “Bruxa” foi publicado no Correo literário. Nesse período muito importante Julio Cortázar engaja-se nos movimentos políticos contra o general Perón.

Por não concordar com a ditadura vigente na Argentina renunciou ao cargo quando Perón assumiu a presidência, e mudou-se para Paris, em 1951, onde trabalhou como tradutor da Unesco e viveu até a sua morte causada pela leucemia em 1984.

Em 1953 casou se com Aurora Bernárdez, também tradutora. Julio se casou pela segunda vez com Ugné Karvelis.

Durante sua vida realizou varias viagens pelo mundo para lançar suas obras. Viajou para os Estados Unidos, para lançar sua novela “Los Premios” em 1960, no ano seguinte viajou para cuba no ano seguinte para divulgar Los Prêmios.

Julio Cortázar foi sepultado em 12 de fevereiro de 1984, mas sua obra continuou com exemplo da renovação da narrativa e de belos poemas que abrangem sua obra.


Publicado por: Felipe

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola