Publicidade

Acesso Restrito

A importância da Literatura Brasileira

Por: Welinton Junior Dias

No Brasil a leitura não é algo muito comum, justamente porque os brasileiros não possuem este hábito.

A maioria dos professores e educadores tentam incentivar os alunos a ler, pois a maioria dos jovens, principalmente, não gostam de ler, e hoje a leitura é essencial, através dela, adquirimos conhecimento e informações de tudo.

Quando se fala em literatura é pior ainda, pois as obras literárias de fato não são fáceis de entender, devido ao fato da época em que se foi produzida.

A literatura, nos mostra como era antes, isto é, os problemas que se passavam na sociedade na época em que foi escrito, ou seja, os autores escreviam isso para que a sociedade pudesse refletir e mudar a situação. Por este motivo, a literatura tem sido mais um componente presente em provas de vestibulares, pois além de trazer conhecimento da época em que a mesma foi escrita, faz a gente refletir nos dias de hoje também.

Estas obras literárias explicam o que aprendemos nas aulas de História, um grande exemplo é a escravidão, que aprendemos tanto na disciplina de História quanto em geografia, e as obras literárias provam isso, alguns autores escreviam sobre a escravidão.

Nos vestibulares, as obras literárias mais comuns são:

O cortiço, Aluísio de Azevedo;

Vidas secas, Graciliano Ramos;

Noite na taverna, Álvares de Azevedo;

Senhora, José de Alencar

dentre outras.

Por Welinton Junior Dias

Compartilhe ou guarde este conteúdo

Mais Matérias de Literatura

Resolução mínima de 800x600. Copyright © 2017 Rede Omnia - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).