Topo
pesquisar

A contribuição do software livre na inclusão digital.

Informática

Revolução tecnológica, novo paradigma, Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), inserção do cidadão.

A revolução tecnológica, vivenciada no contexto atual, vem mudando conceitos, relações e formas de agir e estar em sociedade. Um novo paradigma surge no horizonte da civilização moderna em decorrência do desenvolvimento e disseminação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Para incorporar as mudanças, surge a urgência de desenvolver programas capazes de promover a necessária inserção e participação ativa do cidadão nesse novo paradigma que, aos poucos, se descortina e traz possibilidade de múltiplas conexões.

A grande expansão dos recursos tecnológicos e sua crescente acessibilidade fizeram com que os computadores rapidamente chegassem a todos os setores da sociedade e notadamente às instituições públicas. A realidade brasileira, quanto ao acesso as TICs, apresenta grande necessidade de empreendimentos feitos tanto pelo setores governamentais, como pela sociedade em geral, a fim de caminhar na busca da eliminação ou redução da exclusão digital no país, visto que a exclusão digital segue um padrão de desenvolvimento dos Estados, ou seja, quanto mais pobres, maior a exclusão digital.

Nesse sentido, a utilização do software livre, torna-se um aspecto relevante para a inclusão digital. Para atender a esta questão, o governo federal, por meio do Portal Software Livre e da Sociedade da Informação, tem incentivado, de forma contundente, o uso do software livre nas instituições públicas, visto que ele, não só permite a viabilização e ampliação de políticas públicas, ao reduzir os custos de acesso à tecnologia; mas possibilitam aos organismos governamentais atenderem uma base maior de cidadãos excluídos digitalmente, como também o acesso amplo ao conhecimento tecnológico, produzido mundialmente.

A democratização da utilização da informática deve possibilitar que toda a população tenha acesso às novas tecnologias, utilizando-as em todo o seu potencial, incluindo aí o acesso à rede mundial. Este é um dos desafios da inclusão digital, inserir o indivíduo no mundo da tecnologia da informação e da comunicação. Portanto, a questão do software livre, deve ser explorada a fim de apresentar não somente a questão técnica, mas também a questão social, onde cada um aprende a contribuir para o coletivo, mediante suas descobertas, seu aprendizado, seus erros, seus acertos.


Publicado por: Keyth Martins

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola